Autores

Santos, E.R. (IFRJ) ; da Silva, S.R.B. (IFRJ) ; Oliveira, T.S. (IFRJ) ; Messeder, J.C. (IFRJ)

Resumo

O assunto da pesquisa foi escolhido como exemplo de investigação, sendo resultado da avaliação final da disciplina Pesquisa em Ensino de Química, do curso de Licenciatura em Química do IFRJ, no 1º semestre de 2014. O objetivo se alicerçou na proposta de se utilizar vídeos como recursos didáticos, com base nas técnicas preconizadas na literatura. A importância do uso deste recurso se dá pela premissa de que a tecnologia está cada vez mais presente na vida do aluno, assim, o uso de vídeos em sala de aula é uma maneira de acompanhar o avanço da tecnologia, chamando assim a atenção dos alunos. Escolhemos abordar a Água como tema gerador, permitindo assim, contextualização do tema com o cotidiano do aluno, tendo como finalidade principal, reflexões acerca do Ambiente e o Ensino de Química.

Palavras chaves

Temas Geradores; Vídeos Educativos; Água

Introdução

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), contextualizar o conteúdo nas aulas com os alunos significa primeiramente assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto. Nesses documentos, a contextualização é apresentada como recurso por meio do qual se busca dar um novo significado ao conhecimento escolar, possibilitando ao aluno uma aprendizagem mais significativa (BRASIL, 2000). A tudo isso se soma, o avanço tecnológico e a facilidade do acesso a conteúdos informativos, proporcionado pela globalização. O que torna importantíssimo para o progresso educacional é que os professores saibam manejar, de forma produtiva, as mídias e tecnologias que estejam ao seu alcance. Neste viés a contextualização no ensino de química pode ocorrer tranquilamente com o uso de vídeos. Já que “A relação com a mídia eletrônica é prazerosa; ninguém obriga que ela ocorra; é uma relação feita através da sedução, da emoção, da exploração sensorial, da narrativa; aprendemos vendo as histórias dos outros e as histórias que os outros nos contam” (MORAN, 2000, p. 33). Este trabalho é pautado em um tema gerador de ensino que tem por sua característica a dialética do conhecimento. A escolha de um tema que condiga com a realidade do aluno abre caminho para debate critico dos tópicos abordados a partir das propostas sugeridas. Portanto, utilizar Água como tema gerador, aliado a meios audiovisuais, pode se tornar uma boa ferramenta para o Ensino de Química e outras áreas da Ciência. O objetivo principal da pesquisa foi expor a confecção de um vídeo didático-pedagógico, com o intuito de que seja usado em sala de aula, e daí, suscitar debates a respeito dos problemas relacionados à escassez da água e conseqüências para a sociedade para o ambiente.

Material e métodos

Esse trabalho é uma proposta didática de experimentação para o Ensino de Química e/ou Ciências através do uso de vídeos. É o resultado das discussões realizadas nas aulas da disciplina Pesquisa no Ensino de Química (PEQ) do curso de Licenciatura em Química do IFRJ, campus Nilópolis, no 1º semestre de 2014. O vídeo é um instrumento poderoso nas mãos do professor, logo precisa saber manusear para usufruir de seus benefícios didáticos. Uma maneira bastante útil são os vídeos disponibilizados no YouTube® (CAETANO E FALKEMBACH, 2007). O recurso de mídia criado tem duração de 36 minutos aproximados e separado em cinco partes, aqui chamadas de cenas (Quadro 1). O roteiro foi elaborado pensando na Água como tema gerador, com algumas filmagens realizadas pelos presentes autores, além da utilização do site de vídeos YouTube®. Todo material coletado foi organizado e editado de modo que atendesse a sequência de assuntos sobre o tema escolhido. Foram utilizadas também, algumas animações em Stop Motion, uma técnica de animação onde fotos de cenas estáticas são colocadas em sequência numa certa velocidade, mostrando assim movimento. Na edição foi utilizado o software ADOBE PREMIERE PRO® e MOVIE MAKER®. Cada cena foi elaborada para ser independente, podendo ser visualizada individualmente das outras. Os questionamentos são feitos através de textos escritos e falados pelo professor personagem (criado especialmente para os vídeos). Os vídeos apresentam abordagem de temática atual e transversal. Os conteúdos foram previamente selecionados para fazer com que o aluno tenha dimensão da quantidade de água em nosso planeta, e depois, para que ele esteja apto a reconhecer a real proporção de água potável e os problemas que envolvem a má utilização desse recurso natural.

Resultado e discussão

Foi criado um personagem, professor de química, para ajudar na explanação dos assuntos e para levantar questionamentos, além de explicar pedagogicamente alguns conceitos necessários para a melhor compreensão das cenas (Figura 1a). A primeira abordagem é denominada “Planeta Água” (disponível em: https://www.youtube.com/watch? v=fbluZ76eXnQ). O objetivo principal é mostrar o quanto nosso planeta tem abundancia de água, e como, sem perceber, a utilizamos para quase todas as práticas de nosso dia-a-dia. Escolhemos envolver o aluno com o tema proposto através de músicas sobre Água e imagens de sua beleza natural. A letra da música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, traz alguns aspectos interessantes da água, como o seu caminho até desaguar num ribeirão ou no mar, itens que podem ser abordados pelo olhar da ciência. Existe a proposta que o professor disponibilize a letra da música para os alunos e discuta esses pontos e os que mais acharem relevantes. A terceira cena trata das águas poluídas (https://www.youtube.com/watch?v=MWFc3xWYpyw). É possível abordar a eutrofização das águas. Foi usada a técnica Stop Motion com a finalidade de ilustrar a poluição de um rio (Figura 1b). Esse recurso foi interessante na formação dos licenciandos que puderam recorrer às abordagens não usuais em cursos de licenciatura em química. Os programas de manipulação e criação de imagem podem ser utilizados em diversas possibilidades na sala de aula, assim como corrobora Alvarenga (2014). Em determinados momentos, de todas as cenas, surgem questionamentos diferentes para os alunos responderem. Dessa forma, propomos ao professor algumas sugestões de atividades e reflexões que podem ser trazidas através do uso de cada cena.

Quadro 1

Links das cenas elaboradas com vídeos do Youtube.

Figuras 1a e 1b

Personagem criado e imagens em Stop Motion.

Conclusões

A mistura das linguagens usadas nessa pesquisa nos trouxe a possibilidade de produzir materiais midiáticos que envolvam os estudantes no objeto de estudo. Ao fundir textos, vídeos, imagens e sons, abre-se a possibilidade de criar novas experiências sensoriais, permitindo simulações na práxis do professor de química. Os resultados serviram para dar subsídios para que licenciandos possam refletir sobre os conteúdos com os quais trabalham, tentando reconhecer a importância dos conhecimentos prévios no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no uso de novas tecnologias em salas de aula.

Agradecimentos

Referências

ALVARENGA, V. M. Artes visuais e novas tecnologias na educação básica: atividades possíveis. Revista Educação, Artes e Inclusão. v. 10, n.2, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.
CAETANO, S. V. N. FALKEMBACH, G. A. M. YOU TUBE: uma opção para uso do vídeo na EAD. Renote, v. 5, n. 1, 2007.
MORAN, J. M., et. al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.