Autores

Carlos dos Santos Silva, V. (UFRB IC) ; Menezes Silva Santos, E. (UFRB IC) ; Barreto Oliveira, M. (UFRB IC) ; Ferreira Andrade, T. (UFRB IC) ; Nascimento Watanabe, Y. (UFRB PQ)

Resumo

Este trabalho discuti a importância dos quadrinhos HQs na formação inicial de discentes do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). Esta pesquisa se baseia em dados obtidos através de um questionário objetivo aplicado numa oficina de histórias em quadrinhos ministrada no PIBID. As informações pertinentes são descritas no decorrer do trabalho, concluindo assim relatando a significância de se ter diversos elementos que contribuem na formação dos futuros docentes, e um desses elementos são as HQs.

Palavras chaves

Histórias em quadrinhos; PIBID; Oficina

Introdução

O programa Institucional de Bolsa de Iniciação é docência (PIBID) é um programa reconhecido pelo MEC, que tem como objetivo diversas competências, e umas dessas atribuições é elevar a qualidade dos futuros profissionais da educação. Nessa perspectiva foi ministrada uma oficina na universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Centro de Formação de Professores (CFP) Amargosa, no curso de Licenciatura em Química com o seguinte tema: O uso de Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências. As histórias em quadrinhos (HQs) constituem um meio de comunicação em massa que é bastante divulgado no mundo inteiro. É valido notar que mesmo não sendo o objetivo inicial, as HQs podem ser constituídas uma ferramenta didática eficiente, pois usa diversos elementos cognitivos importantes, como por exemplo: linguagem acessível e simples, enriquecimento do vocabulário, desenvolve a capacidade de análise, interpretação e reflexão do leitor, além do caráter globalizador, possibilitando a integração de diferentes áreas do conhecimento (BORGES, 2001; VERGUEIRO, 2009). No final da oficina ministrada, foi pedido para os participantes responderem um questionário com 12 perguntas objetivas, na qual se dá a discussão deste trabalho, reforçando assim a importância das HQs na formação inicial dos bolsistas de iniciação a docência.

Material e métodos

As competências dos programas no ensino superior instruem os discentes de diversas maneiras para que os mesmos tenham atribuições diferenciadas no mercado de trabalho. Sou bolsista da Pro Reitoria de Extensão PROEXT, e faço parte do Centro de Educação Científica e Tecnológica de Amargosa (CECTA) em que se tem diversas linhas de pesquisa na área de educação, como RPG (Role Play Game), desenvolvimento de histórias em quadrinhos para o ensino de química e física entre outros, no qual a maioria dos bolsistas atuam nas vertentes do projeto. A pedido da docente de um dos subprojetos do PIBID de química, fui convidado para ministrar uma oficina sobre O uso de histórias em quadrinhos no ensino de ciências que é a minha linha de pesquisa no projeto. Na mesma participaram 12 pessoas e um coordenador de área. Ao final da oficina ministrada, foi pedido para os participantes responderem um questionário com 12 perguntas objetivas, na qual se dá a discussão deste trabalho, reforçando assim a importância de HQs na formação inicial dos futuros professores. Na oficina foi abordada a arte sequencial dos HQs, dos primeiros registros históricos até o uso das mesmas na educação. Falou-se também de algumas técnicas para a confecção de quadrinhos e destacou-se a importância de se ter uma alfabetização voltada para essa área, pois os docentes precisam conhecer as ferramentas que irão usar para poder explorá-las de uma forma eficiente e tirar proveito do que se é apresentado; como os textos, as ilustrações, metáforas visuais, as onomatopeias, enfim, os elementos intrínsecos que caracterizam as HQs.

Resultado e discussão

Quando perguntado se eles já tinham lido algum tipo arte sequencial antes do ingresso na UFRB, 82% disse que sim. Isso deixa claro que a maioria já teve contato com quadrinhos, isso é importante e ressalta a significância dos HQs em torno do desenvolvimento dessa pesquisa. Quando perguntado se essa linguagem já foi usada nas aulas quando estudaram na educação básica: 45% responderam que sim; e se usada, em que fase do ensino foi usada: 14% no fundamental I, 57% no fundamental II e 29% no ensino médio. Logo percebe-se que o contato inicial é uma forma de introduzir novos elementos lúdicos e frisar os aspectos sociais para as crianças, mas poucos tiveram contato com HQs no fundamental I. Mais da metade tiveram o contato no fundamental II, e isso é um ponto positivo, pois certamente insere novas formas de entender, aprender, e aplicar o que lhe foi ensinado. Já no ensino médio, se pode explorar diversos princípios na construção, mas desde o ensino básico ao médio, podem ser abordados diversos temas como drogas, saúde, sexualidade entre outros. Quando perguntado a forma que eles usariam, 56 % escolheu complemento didático, 11% avaliação, 28% introdução de conteúdos e 5% produção pelos alunos. Nota-se que para esses futuros formandos, a atividade que eles mais usariam seria a de complemento didático, certamente porque os quadrinhos são complemento para ministrar conteúdos que tem conceitos difíceis de serem explicados. Poucos usariam como avaliação e produção pelos alunos. Quando feitas perguntas sobre o uso de HQs no ensino, sobre a oficina e da experiência na mesma, todos afirmaram que é sim viável o uso de HQs no ensino, que a oficina mudou o ponto de vista deles e que essa experiência irá influenciar no comportamento deles como profissionais da educação. (gráficos 1 e 2)

Gráfico 1

Gráfico referente as perguntas: Se a linguagem já foi usada na educação básica e se usada, em que fase do ensino.

Gráfico 2

Gráfico referente aos participantes que tiveram algum contato com as HQs antes do ingresso no curso superior e se eles usariam HQs no ensino.

Conclusões

Pode-se concluir essa pesquisa mencionando a importância da alfabetização de futuros bolsistas de iniciação a docência a respeito das HQs, pois diversas informações são tiradas com essa ferramenta didática. Vários autores mostram que as HQs despertam interesse dos alunos com sua característica de livro ilustrado que é uma forma de estimulo a leitura além do apelo visual (SOARES, 2004). Enfim, os quadrinhos são muito relevantes na formação do cidadão (BARRI 2008). Isso se deve certamente aos aspectos das HQs, que reforça mais ainda a importância dos quadrinhos na formação dos futuros docentes.

Agradecimentos

Referências

BARI, Valéria Aparecida. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. 2008. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

BORGES, L. R. Quadrinhos: literatura gráfico-visual. In: Revista Agaquê, vol. 3, n. 2, Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA - USP, ago/2001.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAS DE NÍVEL SUPERIOR, PIBID. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid >. Acesso em: 26 de Mai. de 2015.

RAMOS, P.; VERGUEIRO, W. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed., 3ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2009.

SOARES, M. H. F. B.; O Lúdico em Química: Jogos e atividades aplicados ao ensino de química. Universidade Federal de São Carlos, Tese de Doutorado, 2004.