Autores

Mury, D.F.T. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA/CAMPUS CODÓ)

Resumo

A Educação Ambiental é uma prática educativa que informa e sensibiliza a sociedade quanto a conhecer e amenizar os problemas ambientais. É de responsabilidade da escola, a abordagem de temáticas ambientais em aulas de Química do Ensino Médio de forma que, a partir do conhecimento dos processos químicos do cotidiano, os alunos desenvolvam hábitos a favor da sustentabilidade. Este trabalho propõe a inclusão das temáticas 'Lixo e Reciclagem' nas aulas de Química da 3ª série do Ensino Médio, a partir do conteúdo 'Polímeros sintéticos', enfatizando os resíduos plásticos encontrados no lixo. Foram elaborados plano e roteiro de aula para o professor, além de questionários que visam obter informações acerca do modo e frequência de como as questões ambientais são tratada em sala de aula.

Palavras chaves

Ensino de Química; Educação Ambiental; Lixo e Reciclagem

Introdução

Alguns dos problemas ambientais ocasionados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos e orgânicos são oriundos da produção de uma grande quantidade de lixo (MUCELIN; BELLINI, 2008). Portanto, a Educação Ambiental pode ser considerada como uma possibilidade de minimizar esses problemas, pois, privilegia uma abordagem pedagógica voltada para a conscientização ambiental (MASSENA; MARINHO, 2011). A partir do ensino de Química, diferentes abordagens ambientais podem ser discutidas em sala de aula, tais como: poluição ambiental, lixo, impacto ambiental e social, reciclagem, qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e saúde. Sob o ponto de vista pedagógico, o ensino de conceitos químicos de forma contextualizada, pode possibilitar aos alunos, o desenvolvimento de ideia crítica a respeito de problemas sócio-ambientais (SANTOS; SCHNETZLER, 2003). A reciclagem, por exemplo, surge como uma alternativa viável que pode ameniza a crescente poluição, pois a partir desta atividade, torna-se possível separar e transformar os resíduos sólidos que são descartados, dando-lhes uma nova utilidade, evitando assim, o aumento da poluição (SANTOS et al, 2011). Neste contexto, este trabalho justifica-se pela proposta de inclusão da temática 'Lixo e Reciclagem' nas aulas de Química do Ensino Médio, a partir do conteúdo ‘Polímeros Sintéticos’. Como hipótese inicial, pretende-se que os estudantes consigam, a partir desta estratégia didática, assumir um comportamento ativo e crítico ao se discutir os problemas ambientais causados pela grande quantidade de lixo no meio ambiente, buscando soluções para diminuir o descarte indiscriminado, além de favorecer uma melhor compreensão do conteúdo químico relacionado à temática ‘lixo e reciclagem’.

Material e métodos

O levantamento bibliográfico de artigos sobre o tema Educação Ambiental, ‘Lixo e Reciclagem’, foi realizado a partir da busca em arquivos de periódicos dos portais Scielo e CAPES, assim como, em artigos publicados nos últimos cinco anos (2009 a 2013), em revistas online como: Química Nova na Escola e Revista Brasileira de Pesquisa e Educação em Ciências. O planejamento da proposta de aula que inclui a abordagem da temática ‘Lixo e Reciclagem’ no conteúdo ‘Polímeros sintéticos’ para a 3ª série do Ensino Médio, foi realizado a partir de pesquisa acerca das relações existentes entre o conteúdo químico e a temática ambiental a ser abordada e discutida nas aulas. A fundamentação teórica foi obtida em livros didáticos de Química utilizados no Ensino Médio, e em portais de periódicos. A abordagem dessa temática deverá ser realizada logo após a explanação dos conceitos fundamentais do assunto proposto para a aula. Para organizar a condução da aula, foram elaborados um plano e um roteiro de trabalho. No plano de aula estão descritos os objetivos que se deseja alcançar, os conteúdos que serão trabalhados, a metodologia para o desenvolvimento do tema, assim como os recursos didáticos que serão utilizados e a forma de avaliação a ser realizada pelo professor. O roteiro de aula foi proposto para que o professor possa desenvolver o seu trabalho da forma mais eficiente possível, em termos de tempo, procurando utilizar as ferramentas didáticas propostas para a execução da aula.

Resultado e discussão

No levantamento bibliográfico, foram encontrados 23 artigos que abordam o tema Educação Ambiental, ‘Lixo e Reciclagem’, destacando a sua importância, pois tratam de aspectos relacionados aos impactos negativos ocasionados pela poluição do lixo. Alguns trabalhos incluíram às questões ambientais a Educação, abordando esta temática em aulas de Ciências e de Química. A maioria dos trabalhos descritos na literatura envolvem alunos e professores de escolas do Ensino Fundamental e Médio e, em menor proporção tratam, de resultados de pesquisas em cursos de graduação e empresas. O levantamento bibliográfico serviu de embasamento científico para a compreensão dos conceitos, atividades e procedimentos metodológicos já existentes acerca de como algumas problemáticas ambientais são tratadas em instituições de educação de nível médio e superior. Para a proposta de aula, inicialmente foi elaborado um organograma que caracteriza a sequência de conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. A Figura 1 apresenta o organograma de conteúdos da aula ‘Polímeros Sintéticos’. Para representar de forma simplificada a organização da aula e, permitir que o docente inclua a abordagem de problemas ambientais causados pela quantidade de plásticos no lixo, ressaltando a reciclagem como alternativa sustentável e econômica, foi esquematizado um roteiro de aula em quatro etapas. Esta ferramenta de organização permite ao professor administrar adequadamente o tempo previsto para a aula, em conformidade com o plano de aula. A Figura 2 apresenta o roteiro proposto para a aula ‘Polímeros Sintéticos’. Além do uso do livro didático foi escolhido o texto ‘Biodegradação: Uma alternativa para minimizar os impactos decorrentes dos resíduos plásticos’ (CANGEMI, 2005), como recurso de apoio ao trabalho do professor.

Figura 1

Organograma da aula “Polímeros sintéticos” com a inclusão da temática lixo e reciclagem.

Figura 2

Roteiro elaborado para a aula 'Polímeros Sintéticos'.

Conclusões

Minimizar os problemas relacionados ao excesso de lixo no meio ambiente foi o motivo pelo qual buscou-se estruturar a proposta de inclusão da temática ‘Lixo e Reciclagem’ para ser abordada em aulas de Química do Ensino Médio. Pois, ao trabalhar esta proposta, a aprendizagem pode se tornar mais significativa para os alunos, visto que os problemas ambientais presentes no cotidiano possibilitam que os conteúdos químicos sejam contextualizados, contribuindo para que o aluno possa manifestar seu posicionamento crítico e uma mudança de postura com relação à problemática ambiental.

Agradecimentos

Ao IFMA/Campus Codó, à UFMA/Campus Codó e ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA.

Referências

MUCELIN, Carlos Alberto; BELLINI, Marta. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade e Natureza. V. 20. Nº 1. pp. 111-124, Jun, 2008.
MASSENA, Fábio dos Santos; MARINHO, Eliane Costa Pinto. Educação Ambiental: considerações a partir da Teoria das Necessidades. Juris. V. 16. pp. 167-178, 2011.
SANTOS, Wildson Luiz P. dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.
SANTOS, P T A; DIAS, J; LIMA, Verônica Evangelista de; OLIVEIRA, Maria Janaína de; NETO, L J A; CELESTINO, V Q. Lixo e reciclagem como tema motivador no ensino de química. Eclética Química. V. 36. Nº 1. pp. 78-92, 2011.
CANGEMI, José Marcelo; MARLI, Antonia; NETO, Salvador Claro. Biodegradação: Uma alternativa para minimizar os impactos decorrentes dos resíduos plásticos. Química Nova na Escola. V. 22. p. 17-21, Nov 2005.