Autores

Ferreira, M.L. (UFCG) ; Alves, W.P. (UFCG) ; Silva, E.K.S. (UFCG) ; Sales, L.L.M. (UFCG) ; Pereira, F.S.F. (UFCG)

Resumo

Preocupando-se com a abordagem do conteúdo de Ligações Químicas no ensino médio, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica para análise de três livros didáticos propostos do PNDL-2012: Química na Abordagem do Cotidiano; Química - Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia e Química Cidadã, baseada em critérios estipulados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, com o objetivo caracterizar alguns obstáculos enfrentados pelos alunos da educação básica na absorção deste tema. Os resultados da pesquisa apontam que os livros não contemplam todos os critérios apontados na análise, entretanto, Química na Abordagem do Cotidiano se sobressaiu, pois relaciona melhor a química com o cotidiano, evidenciando a necessidade da contextualização ao unir teoria e prática, para uma aprendizagem significativa.

Palavras chaves

Ligações Químicas; Livro Didático; Contextualização

Introdução

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), os objetivos do Ensino médio em cada área do conhecimento devem envolver o desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados, que respondam às necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo. O estudo da disciplina Química tende a envolver o aluno mesclando o saber que trás consigo, com o conhecimento científico aplicado em sala de aula. Dessa forma desenvolve-se atitude científica no aluno, mostrando-lhe como pode resolver um problema real da sua vida, buscando os conhecimentos necessários para isso. (MEGID NETO E FRACALANZA, 2003). Para Wartha e Faljoni-Alário (2005), há dificuldade em saber o quanto um livro ensina e o quanto livros diferentes divergem na sua capacidade de ensinar, mas é possível chegar a um acordo a respeito dos objetivos do ensino, da metodologia empregada e se segue ou não determinada teoria da aprendizagem. O estudo das Ligações Químicas é importante para o entendimento dos assuntos posteriores como: geometria molecular, reações químicas, estequiometria das reações químicas e etc. Chamamos de Ligações Químicas as forças que mantêm os átomos unidos que são fundamentalmente de natureza elétrica. Segundo Hurst (2002) e Gagliardi e Giordan (2002), a compreensão do comportamento das moléculas passa pelo entendimento da ligação química. O presente trabalho através da análise de livros didáticos propostos no PNLD 2102 verificou alguns critérios que caracterizam obstáculos enfrentados por alunos da educação básica na aprendizagem do tema supracitado.

Material e métodos

O procedimento teve início com uma pesquisa bibliográfica na área de Química sobre o conteúdo de Ligações Químicas. Posteriormente e já embasados no contexto, escolheu-se três livros didáticos proposto no PNDL 2012, por serem os mais utilizados nas escolas públicas do município de Cajazeiras-PB, e são: Química na Abordagem do Cotidiano de Francisco Miragaia de Peruzzo e Eduardo Leite de Canto; Química - Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia de Martha Reis e Química Cidadã de Wildson Santos e Gerson Mol, para serem avaliados frente à temática em questão. Para análise dos livros didáticos escolhidos, com o objetivo de investigar se realmente esses livros seguem os critérios exigidos e qual a importância que os mesmos possuem como agente facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizaram-se quatro critérios: 1º- Linguagem e rigor científico - Refere-se à forma de linguagem abordada para explicação teórica. Se o autor emprega uma linguagem puramente técnica/científica sem clareza, e se além de científica a linguagem é clara e objetiva. 2º- Contextualização do conteúdo - Ver a associação do conteúdo teórico aplicado ao cotidiano do aluno quanto à aplicabilidade. 3º- Atividades Experimentais - Analisa se os livros didáticos contêm experimentos e a possibilidade da aplicabilidade desses em sala de aula e se requerem materiais de baixo custo ou necessitam de um laboratório de Química equipado com vidrarias. 4º- Lista de Exercícios - Verifica se os exercícios apresentados apontam questões de forma contextualizadas, ilustradas, e questões como propostas para vestibulares.

Resultado e discussão

Os resultados da análise foram confrontados e dispostos na Tabela 2 conforme os critérios estabelecidos e expostos na Tabela 1. Analisando sucintamente cada item, quanto a Clareza da Linguagem Adotada os livros apresentaram uma boa linguagem, expondo o conteúdo de forma apropriada e de fácil assimilação, exceto o livro Química Cidadã que não dispõe de linguagem muito clara. Na Associação com o Cotidiano os resultados não foram satisfatórios. O único livro que busca associar o ensino de química com as situações do dia-a-dia é o Química na Abordagem do Cotidiano, pois consegue trabalhar a química contextualizando o assunto referido. No item Atividades Experimentais, apenas o livro Química - Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia não dispõe de atividades experimentais, ficando em defasagem, visto que atividades experimentais aguçam a curiosidade dos alunos e funcionam como facilitadoras da aprendizagem. Considerando a Lista de Exercícios, todos os livros disponibilizam ao longo do conteúdo, lista de exercícios com questões de bom nível, favorecendo a assimilação do conteúdo exposto. Os livros ainda apresentam questões aplicadas em vestibulares anteriores e também baseadas no processo seletivo ENEM.

Tabela 1.

Descrição dos critérios utilizados para análise dos livros didáticos.

Tabela 2.

Análise dos livros didáticos.

Conclusões

A partir desta análise foi possível observar que os três livros escolhidos no PNLD-2012, possuem exercícios disponíveis para que o discente efetive o aprender, além disso, foi verificada a existência de um dos livros sem contextualização adequada e sem comtemplar atividades experimentais. Sendo assim, verifica-se que existem bibliografias preparadas para auxiliar o discente no aprendizado de Ligações Químicas, entretanto, uma delas não contextualiza e não oferece atividades experimentais como facilitador na aprendizagem.

Agradecimentos

Ao nosso orientador Luciano Leal de Morais Sales por toda sua dedicação.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretária de Educação e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio, Brasília, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf> Acesso em 05 Mai. 2015.

GAGLIARDI, P.J. e GIORDAN, A. La Historia de las Ciencias: Una herramienta para la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, v. 4, p. 253-258, 1986.

HURST, M.O. How we teach molecular structure to freshmen. Journal of Chemical Education, v. 79, p. 763-764, 2002

NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência e Educação. V.9, n.2, p.147-157, 2003.

WARTHA, E. J.; FALJONI-ALÁRIO, A. Contextualização do ensino de Química através do livro didático. São Paulo: QNEsc, nº 22 p. 42-47 Nov 2005.