Autores

Rocha Ferreira, I. (UFC) ; Pinheiro da Silva, M.S. (IFCE)

Resumo

O estágio supervisionado é de grande importância para a formação do professor. Neste trabalho analisaram-se as contribuições do estágio para a prática docente de estudantes do curso semipresencial de Lic. em Química da UAB/UFC. Aplicou-se um questionário com perguntas relacionadas às dificuldades encontradas durante o estágio supervisionado e a reflexão que os mesmos tinham em relação à importância da disciplina de Prática de Ensino para a formação do futuro professor. Verificou-se que o estágio contribui para que os futuros professores tenham a noção sobre a profissão docente, que as dificuldades enfrentadas poderiam ser reduzidas com aplicação de práticas como componentes curriculares durante todo o curso, aumento de carga horária e adequação dos conteúdos adquiridos no ensino médio.

Palavras chaves

Estágio Supervisionado; Prática Docente; Química

Introdução

O estágio supervisionado é um momento de formação que permite ao aluno/estagiário o desenvolvimento de habilidades necessárias prática docente e à construção de saberes. É um momento de aprendizado em que existe a relação pedagógica, entre um professor experiente e um estagiário, na qual o mesmo é acompanhado por um professor acadêmico para orientá-lo em sua prática de estágio. Existem termos de cooperação entre a instituição formadora e a instituição onde será realizado o estágio, sendo necessário a integração da escola com o aluno/estagiário, uma vez que a práxis docente acontece no dia a dia, seja na sala de aula, na escola, durante os momentos de socialização bem como na sua vivencia em sociedade (PIMENTA,2009). O estágio supervisionado está estruturado na Universidade Federal do Ceará (UFC) conforme estabelecido pela resolução nº 32/CEPE - Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (2009), com carga horária de 400 horas para os cursos regulares da UFC, dentre eles os cursos semipresenciais de licenciatura. Este trabalho versa sobre a visão dos alunos/estagiários do curso Semipresencial de Licenciatura em Química da UAB/UFC, como forma de identificar os aspectos mais relevantes necessários ao desenvolvimento da práxis docente destes alunos.

Material e métodos

Esta pesquisa foi desenvolvida com sete alunos do curso semipresencial de Licenciatura em Química da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na cidade de Camocim-Ceará. Estes alunos estavam regularmente matriculados no semestre de 2015.1 na disciplina de Prática de Ensino II e estavam realizando o estágio supervisionado em turmas de ensino médio. Foi aplicado um questionário com perguntas relacionadas às dificuldades que estes alunos encontravam durante a regência do estágio supervisionado e a reflexão que os mesmos tinham em relação a importância da disciplina de Prática de Ensino para a formação destes futuros professores.

Resultado e discussão

Sabe-se que estágio supervisionado é muito importante tanto para a inclusão do aluno/estagiário no mercado de trabalho, quanto para que o mesmo possa adquirir experiência profissional na sua futura área de atuação. Quando os alunos avaliados foram indagados sobre a importância do estágio supervisionado para a formação inicial dos mesmos, 42,8% responderam ver no estágio uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, 28,6% como um momento de introduzir atitudes práticas e 28,6% afirmaram que o estágio lhes permitia adquirir uma visão crítica de sua área de atuação profissional. Cerca de 14% afirmaram que a principal dificuldade é a falta de conhecimentos teóricos, 28,6% o medo de falar ao público e 57,1% sentiam falta de metodologia adequada para o ensino, como mostra o gráfico 1. Quando indagados qual seria o melhor momento para cursar a disciplina de Prática II, os resultados mostraram que 57,1% desejaram que ocorresse durante todo o curso, com ações pedagógicas interdisciplinares e 42,9% somente no final do curso. Segundo a resolução do CNE nº 1/2002 art. 13, § 3º - o estágio curricular supervisionado deve ser obrigatório realizado em escolas de educação básica e desenvolvido a partir da segunda metade do curso, no entanto, a adoção de práticas como componentes curriculares de ensino nas disciplinas das áreas específicas podem contribuir para a vivência da prática docente ao longo de todo o curso. Com relação aos conhecimentos teóricos oferecidos pelo curso de Licenciatura em Química semipresencial, a maioria das respostas subjetivas relataram a necessidade de uma maior carga horária e uma adequação dos conteúdos, devendo estes, serem mais direcionados para o que o futuro professor de fato irá ensinar no ensino médio.

Gráfico 01 - Principal dificuldade encontrada no exercício da docência

Este gráfico demonstra as principais dificuldades encontradas pelos alunos avaliados no exercício da docência durante o estágio supervisionado.

Conclusões

Podemos concluir que o estágio contribui para que os futuros professores de química desenvolvam suas primeiras impressões da profissão docente. As dificuldades relatadas pelos alunos durante o estágio poderiam ser reduzidas com a aplicação de práticas como componentes curriculares durante todo o curso, aumento de carga horária nas disciplinas de Química e um melhor alinhamento dos conteúdos que devem ser adquiridos no ensino superior em relação aos conteúdos ensinados no ensino médio.

Agradecimentos

À UAB/UFC e ao IFCE.

Referências

Referências
PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. revisão técnica José Cerchi Fusari. São Paulo: Cortez, 2012.(Coleção docência em formação.- Séries saberes pedagógicos). 296 p.
_______, Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resoluções nos 1/2002 e 2/2002.
Universidade Federal do Cará. Resolução nº32 CEPE, de 30 de outubro de 2009. Disponível em:http://www.ufc.br/images/_files/a_universidade/cepe/resolucao_cepe_2009/resolucao32_cepe_2009.pdf. Acesso em 07 de maio de 2015.