Autores

Vale, W.K.M. (UFRPE) ; Santos, R.C.S. (UFRPE) ; Souza, S.R. (UFRPE)

Resumo

O presente trabalho foi elaborado a partir do projeto de intervenção realizado dentro da disciplina de Estagio Supervisionado I do curso em Licenciatura em Química da UFRPE. A intervenção considera a temática dos biocombustíveis para nortear as atividades com os alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola municipal de Camaragibe-PE. O desenvolvimento da atividade fez-se necessário depois de diagnose das aulas de química da escola. A metodologia do projeto inclui atividades como oficinas experimentais, para construção de funil de decantação com material de baixo custo e síntese de biodiesel, resolução problemas relacionados com a temática. As respostas aos problemas foram categorizadas de acordo com os aspectos sociocientíficos , o aspecto mais mencionado foi o Ambiental.

Palavras chaves

Intervenção; Resolução de problemas; aspectos sociocientíficos

Introdução

O estágio supervisionado obrigatório é fundamental para a formação integral do aluno, e para o seu aprimoramento profissional, pois acrescenta à formação docente a possibilidade de vivenciar seu ambiente de trabalho antes de estar formado. E muitas vezes o aluno se depara com o conhecimento teórico, contudo não consegue relacioná-lo com a prática. Segundo Bianchi et al. (2005) o Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica. O estágio supervisionado é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, e um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade (FILHO, 2010). De acordo com o Parecer CNE/CP Nº. 9/2001, a prática do estágio supervisionado resulta em conceitos pedagógicos aprendidos durante o curso de licenciatura, ou seja, seria a aplicação da teoria que muitas vezes parece distante da realidade enfrentada numa sala de aula. De acordo com as perspectivas de integrar os conteúdos visualizados na formação docente com as ações e práticas necessária para aplicá-los em sala de aula, durante o estagio supervisionado I o aluno realiza uma diagnose a partir da observação do campo de estagio para posteriormente elaborar um projeto de intervenção, ou até mesmo mudanças no espaço físico da escola que por muitas vezes se encontra mal utilizado. Seguindo essa proposta, o objetivo do Estágio Supervisionado Obrigatório é fazer com que o estagiário planeje e acompanhe o processo de ensino-aprendizagem, visando novos métodos para transpor o conhecimento aos seus futuros alunos. O projeto de Intervenção elaborado pelo estagiário se tratou da implementação do enfoque CTS, pois ele observou em sua diagnose que são poucas as vezes em que professor tenta aproximar os conteúdos da realidade cotidiana dos alunos, trazendo exemplificações e contextualizações, baseadas em aspetos ambientais, tecnológicos, científicos e sociais. E Segundo Santos e Auler (2011) o objetivo principal dos currículos CTS é o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão dentro desses contextos. A perspectiva CTS tem como propósito básico a problematização de temas que assegurem um comprometimento social dos discentes. Assim, propostas pedagógicas com essa visão precisam levar em consideração o contexto da sociedade tecnológica atual, caracterizado de forma geral por um processo de dominação dos sistemas tecnológicos que impõem valores culturais e oferecem riscos para a vida. A estratégia de resolução de problemas é capaz de envolver aspectos CTS em sala de aula, uma vez que a partir dela se viabilizam o raciocínio investigativo do aluno e a consolidação dos temas científicos e tecnológicos. Na organização do ensino a partir da perspectiva CTS deve-se partir de um contexto de problematização que seja inerente a realidade social do educando (SANTOS E AULER, 2011). Essa percpectiva considera a habilidade do professor para estabelecer e mediar debates e discussões para participação crítica de todos os alunos. A experimentação no laboratório escolar pode promover oportunidades para o estudante construir significados por meio da resolução de problemas (GUIMARÃES, 2009). Além de que atividades realizadas em grupo facilitam a comunicação e a argumentação tanto entre aluno-aluno, como entre aluno- professor. O tema sóciocientifico abordado foi à utilização de biodiesel e o seu processo de fabricação. Pois consideramos que o biodiesel vem sendo estudado como uma fonte de energia alternativa e que dentro de pouco tempo pode se tornar um combustível com grande potencial para substituir os combustíveis de fontes não renováveis (FERRARI et al, 2005). Assim podemos explorar seus aspectos para desenvolver competências e habilidades ligadas ao ensino da química por meio de uma abordagem CTS. Objetivo geral do trabalho foi aplicar planejamentos didáticos considerando a abordagem CTS articulada à resolução de problemas, com alunos do 3º ensino médio.

Material e métodos

Todas as oficinas realizadas foram planejadas dentro de um plano de ação que contêm seu objetivo, relevância do tema, cronograma e atividades realizadas. Depois de planejadas, as ações foram divulgadas no mural de entrada da escola e recrutamento de alunos em sala de aula. Os alunos que mostraram interesse formalizaram a participação trazendo um termo assinado pelos pais permitindo que comparecessem nos horários das atividades, que ocorreram no contra turno. O público alvo das oficinas foram os alunos do 3° ano do ensino que estudam pela manhã. 12 alunos participaram das atividades. A atividade durou 2 encontros de duas horas cada. Após o termino das oficinas com procedimentos experimentais de construção de Funil e Síntese de Biodiesel com etanol, que não foram no presente texto detalhados devido a dimensão do texto, os alunos discutiram sobre aspectos ligados a temática e depois responderam aos seguintes problemas: PROBLEMA 1: “A família de seu João tem um plantio de soja, que comercializam para o setor de alimentos. O filho mais novo de seu João assistiu na escola a uma palestra sobre a produção de biodiesel na indústria e na agricultura familiar, e teve a ideia de mudar o ramo de negócio da família para a produção de biodiesel a partir do óleo de soja. Ele tenta convencer seu pai usando argumentos que favorecem a produção do biodiesel na sociedade e explicando e os processos de produção de mesmo”. Se você fosse o filho de seu João quais argumentos usaria para convencer seu pai?Usando a mesma estratégia de joão descrimine o processo de produção e as vantagens sociais que abrangeriam tanto a família de João como a sociedade em geral. PROBLEMA 2: “Paulo empresário do ramo de transporte público, quer contratar o fornecedor de combustível para que haja um aumento do percentual de bicombustível na mistura com o combustível fóssil derivado de petróleo. Já que sua empresa pretende investir em um projeto de sustentabilidade ambiental.” 1. Com essa medida de aumento de percentual de biocombustível Paulo está contribuindo com o Meio Ambiente?Justifique sua resposta falando sobre as relações entre biocombustíveis e combustíveis.

Resultado e discussão

No desenrolar das discussões durante e depois das oficinas experimentais pode-se notar que os alunos pouco articulavam o conhecimento químico que possivelmente já possuíam com a viabilidade de produção, a economia e as vantagens sociais do biodiesel. Comentavam sobre a necessidade de investimento para implementar a produção nacional de biodiesel devido ao fato dele ser um biocombustível limpo, e sobretudo ajudar a diminuir o consumo de derivados de petróleo, fonte esgotável proveniente de processos obtenção que afeta bastante ao meio ambiente, devido a emissão de gás carbônico. Como vemos na fala de A2, durante a oficina de síntese de biodiesel "Se aumentar o consumo de biodiesel vai ser bom, ele poluir bem menos, menos gás carbônico na atmosfera". Em relação as respostas dos alunos sobre os problemas percebeu-se eles não articularam o conhecimento químico como os aspectos norteavam os problemas. Na figura denominada “Percentual das Respostas dos problemas” segue o percentual das respostas que foram categorizadas como: RS-respostas satisfatórias quando os alunos conseguiram relacionar algum aspecto social com a fonte de obtenção de biodiesel ou seu processo de produção. RPS- Respostas parcialmente satisfatória quando os alunos sabiam diferenciar seus beneficio, mas não havia uma justificativa que abrangesse os conceitos e suas formas de obtenção e produção. RI-Respostas insatisfatórias, quando os alunos não responderam, ou não fizeram nenhuma colocação referente ao conteúdo visualizado. Nota-se que os alunos citam alguns aspectos sociocientíficos, como questões econômicas, políticas,e ambiental. Observa-se os percentuais e os aspectos encontrados em trechos das respostas na figura denominada “Aspectos sociocientíficos”. Na maioria das respostas (60% ) foram visualizados os aspectos ambientais que falavam sobre impacto ambiental como vemos em parte da resposta de A7:“para estimular o pai eu falaria que o biodiesel poluí pouco o meio ambiente”( trecho resposta problema 1). Seguindo de 20% que brevemente enfatizava os conceitos químico, como A8 que diz na resposta do segundo problema “o combustível produz gás carbônico” (trecho resposta problema 2). Os outros 20%, direcionaram a resposta em relação a fatores de influência econômica; A10: “Paulo teria lucro, também seria bom para o meio ambiente” (trecho de resposta ao problema 2).Nota-se que as respostas dos alunos foram vagas e não traziam solução ou resposta válida pra os problemas e que aspectos tecnológicos e outros como valores e atitudes não foram mencionados nas respostas dos alunos. Buscando entender o significado qualitativo deses dados reconhecemos que é complexo a inserção da perspectiva CTS e mensurar sua validação como estrategia é altamente complicado uma vez que a própria abordagem aponta para uma avaliação mediada e processual. Os dados quantitativos apresentados são expostos para que seja visualizado que a inserção de um contexto discursivo sobre uma temática atual que envolve conhecimento químico contribui para buscar um cidadão crítico em relação aos aspectos que permeiam temas controversos. Partindo desta analise preliminar verifica-se que a inserção de projetos de intervenção em escolas do ensino básico realizadas depois de um diagnostico produzido por um aluno de licenciatura durante uma disciplina de estagio curricular permite introduzir estratégias e propostas pedagógicas, e identificar algumas de suas possibilidades e limitações, além de formas adequadas de planejamento e execução.

Percentual das respostas dos problemas

percentual de respostas satisfatórias onde, RS- resposta satisfatória . RP - resolução do problema

Aspectos sociocientificos

Percentual dos aspectos sociocientíficos.

Conclusões

A aplicação do projeto de intervenção possibilitou uma relação direta com os discente, propiciando ao estagiário a oportunidade de manifestar sua “práxis” pedagógica. Todo o processo de aplicação foi satisfatório uma vez que se percebeu o interesse dos alunos em trabalhar os conteúdos de química. A utilização da abordagem CTS articulada com a estratégia de resolução de problemas contribuiu para que o licenciando amadureça seu conhecimento científico da mesma forma que passa a associa-lo para sua visão crítica e social, refletindo na sua tomada de decisão, no que diz respeito a vários problemas inseridos no processo de ensino-aprendizagem da educação básica.

Agradecimentos

Referências

BIANCHI, A. C. M., et al. Orientações para o Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

BRASIL. Parecer Nº 09/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf >. Acesso em 15/07/2014.

FILHO,A.P. O Estágio supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes.2010.

FERRARI, R.A.; OLIVERIA, V.S.; SCABIO, O.A. Biodiesel de soja – Taxa de conversão em ésteres etílicos, caracterização físico-química e consumo em gerador de energia. Química Nova, v. 28, n. 1, p. 19-23, 2005.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. v. 31, n 3, p. 198-202, 2009.
SANTOS, W.L.P.; AULER, D. CTS e educação cientifica desafios tendências e resultados de pesquisa. Ed. UnB, 2011.

SILVA, T. F. R. ; FREITAS, N. F. E JÚNIOR, J. G. T. Identificando as dificuldades em Química Orgânica dos estudantes da 3º série do Ensino Médio. II SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA/UFLA, 2013