Autores

Leite, M.A.S. (UFMA-CAMPUS GRAJAÚ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA-CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA-CAMPUS CODÓ)

Resumo

Pesquisas apontam a relevância do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no ensino da Química como uma possibilidade de contribuir para a formação de cidadãos críticos e participativos no meio social. Este trabalho apresenta uma intervenção didática para o conteúdo Hidrocarbonetos. No percurso metodológico foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo para posterior intervenção e melhor compreensão do tema. A investigação sinalizou para as dificuldades dos alunos sobre a influência da ciência e da tecnologia na sociedade e a consequência do desenvolvimento tecnológico no meio ambiente. Quanto à assimilação do conteúdo e a proposta aplicada, os resultados foram satisfatórios, podendo contribuir para a melhor formação dos alunos.

Palavras chaves

CTSA; Ensino de Química; Hidrocarbonetos

Introdução

O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS surge no cenário brasileiro a partir dos anos de 1950 quando foram iniciadas as discussões sobre a necessidade de evolução e inovação dos currículos de ciências. Já a Educação Ambiental, surge nos anos de 1970 com os primeiros movimentos ambientalistas e depois as intensas organizações sociais que influenciaram o processo constituinte, que mais tarde implantou os direitos ambientais (PINHEIRO et. al., 2007). A partir de então, o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) surge, em decorrência do movimento CTS, incorporando além das abordagens científica, tecnológica e social, a abordagem ambiental e socioambiental no contexto da educação, como também as questões sociais, estabelecendo assim a ligação entre a educação ambiental e o movimento CTS (FARIAS; FREITAS, 2007). Vale destacar que o limiar deste movimento já foi discutido por vários pesquisadores, sendo que cada um manifesta sua visão sobre o assunto (RICARDO, 2007). Neste contexto, é consenso entre pesquisadores que o aspecto educativo na perspectiva CTS/CTSA pode proporcionar a formação de amplos segmentos sociais, a partir de uma nova imagem da ciência e da tecnologia ao ter em conta o aspecto social. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma intervenção didática, a partir do conteúdo de Química Orgânica, Hidrocarbonetos, com enfoque CTSA. A proposta buscou contribuir para melhor assimilação do conteúdo, suas aplicações e propriedades, além de incentivar a formação de cidadãos mais críticos e participativos diante da sociedade.

Material e métodos

Tendo em vista os objetivos apresentados em nosso trabalho, a metodologia de pesquisa empregada é do tipo qualitativo, podendo ser direcionada à medida que o processo for acontecendo. Além disso, não tem como objetivo apenas enumerar ou medir por meio de dados estatísticos, mas verificar a qualidade e aceitação da proposta realizada para possíveis intervenções e melhorias. Neste contexto, o trabalho foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Grajaú – MA, com estudantes do 3º ano do Ensino Médio, cursando a disciplina de Química Orgânica. Abordamos o conteúdo Hidrocarbonetos, apresentado em duas aulas com duração de cinquenta minutos cada. Aplicamos um questionário prévio de avaliação sobre o conteúdo com o objetivo de identificar o conhecimento que os alunos já apresentavam sobre o tema proposto. A partir de então direcionamos a aula de forma que fosse possível contribuir para um melhor entendimento do assunto. Assim, utilizamos dois vídeos que tratavam sobre poluição veicular, seguida da leitura de um Texto de Divulgação Científica – TDC que abordava o aumento da frota de veículos em nosso país e, consequentemente, dos prejuízos à saúde da população. Também foi discutido sobre o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) e o quanto o governo precisa investir no tratamento de doenças causadas em consequência da poluição ocasionada pela queima de combustíveis formados a partir dos Hidrocarbonetos. Acompanhamos as aulas ministradas por meio de gravações de áudio e vídeo, questionário e registro em caderno de campo.

Resultado e discussão

A partir do questionário aplicado (Escala Likert), buscamos identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo, pois consideramos ser importante para possíveis intervenções e aprimoramento da proposta aplicada. A Figura 1 apresenta os resultados da análise do questionário. Podemos verificar que as interrogativas 2 e 3 que tratam diretamente do conhecimento que os estudantes deveriam apresentar sobre o tema Hidrocarbonetos, apresentaram respostas bastante significativas. Sendo que a questão 2 (O petróleo apresenta componentes químicos que se destacam para que ocorra a sua formação?) apresentou um percentual de 79% (somatório das afirmações Concordo Fortemente - CF e Concordo - C), enquanto que a interrogativa 3 (Na química orgânica existem compostos classificados como Hidrocarbonetos. Você concorda que Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados por carbono e hidrogênio?) apresentou um percentual de 87% (CF + C). Este é um dado bastante relevante, principalmente quando consideramos as dificuldades apontadas pelos alunos com relação à aprendizagem dos conteúdos de Química. Percebemos que a maioria dos alunos conseguiram responder as questões relacionadas ao conhecimento químico sobre o petróleo. O que constatamos, sem excluir o mérito dos alunos, é que já haviam estudado o conteúdo anteriormente com o professor, pois a maioria respondeu com convicção que os hidrocarbonetos são formados, exclusivamente, por átomos de carbono e hidrogênio. Neste caso, concordamos que esta é uma situação isolada, mas satisfatória, pois de acordo com a literatura o ensino da Química ainda está voltado para a memorização de conteúdos que são facilmente esquecidos e descontextualizados, causando dificuldades nas questões do ensino-aprendizagem (KASSEBOEHMER; FERREIRA, 2009).

Figura 1

Frequência das respostas dos estudantes para o Questionário prévio de avaliação sobre o conteúdo Hidrocarbonetos*.

Conclusões

Este trabalho foi fundamentado na elaboração, aplicação e análise de uma intervenção didática a partir do enfoque CTSA com a pretensão de avaliar a sua contribuição no ensino de Química e formação crítica do aluno. A proposta contribuiu de forma significativa para entendimento do conteúdo Hidrocarbonetos, favorecendo a compreensão das implicações da ciência e tecnologia na sociedade e no meio ambiente. Os resultados foram satisfatórios, pois o questionário sinalizou que a maioria dos alunos compreendeu melhor o conteúdo Hidrocarbonetos, a partir de sua contextualização com o seu cotidiano.

Agradecimentos

À Universidade Federal do Maranhão, ao IFMA/Campus Codó e ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA.

Referências

FARIAS, C. R. de O. ; FREITAS, D. de.; Educação ambiental e relações CTS: uma perspectiva integradora. Revista Ciência & Educação, v. 1, n. especial, 2007.
KASSEBOEHMER, A. C. & FERREIRA, L. H.; Aproximação ao modo de produção da ciência: propostas de problematização nos livros didáticos de química. In: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis, SC.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: A relevância do Enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação. São Paulo, v.13, n. 1, p. 71-84, 2007.
RICARDO, E. C. Educação CTSA: Obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, v. 1, nº especial, Nov. 2007.