Autores

Ferreira, F.C.S. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA/CAMPUS CODÓ)

Resumo

A abordagem do Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no ensino de Química tem demonstrado ser uma alternativa viável no sentido de promover uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem e também auxiliar na diminuição da competitividade e resolução de conflitos em sala de sala, promovendo uma maior interação social entre os alunos. Nesse sentido, este trabalho, tem como objetivo descrever uma proposta didática através da abordagem do conteúdo ‘Soluções Químicas’ a partir do Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw. Para tanto, foram elaborados 5 experimentos de baixo custo envolvendo o conteúdo proposto (Concentração Comum, Diluição, Dispersões, Solubilidade, e Soluções Eletrolíticas), além do roteiro e plano de aula para a execução da proposta.

Palavras chaves

Aprendizagem Cooperativa; Jigsaw; Ensino de Química

Introdução

A Aprendizagem Cooperativa se apresenta como uma ferramenta didática que pode funcionar com uma alternativa para minimizar a competição entre os discentes em sala de aula, buscando assim uma interação melhor entre os alunos, pois os mesmos podem cooperar entre si no sentido de promover uma melhor eficiência na aprendizagem (FATARELI et al., 2010). Os elementos básicos da aprendizagem cooperativa são: a interdependência positiva, a responsabilização individual, a interação face a face, as habilidades sociais e o processamento de grupo. Os professores, no entanto, precisam compreender esses elementos básicos para que possam ser desenvolvidas competências na organização da aprendizagem cooperativa, a fim de ajustar, prevenir e resolver possíveis problemas. Este modelo de aprendizagem se distingue pela sua natureza social, na qual são desenvolvidas habilidades intelectuais que estabelecem as inter-relações sociais, pois os alunos têm a oportunidade de interagir e compartilhar suas ideias dentro do grupo, melhorando, sua compreensão individual e mútua (TEODORO et al., 2011). O método Jigsaw está incluído na Aprendizagem Cooperativa formal, que consiste no trabalho em grupos, por um período de aula ou várias semanas, visando os objetivos de aprendizagem e o compartilhamento de tarefas e atribuições específicas para um determinado conteúdo, seja para resolver problemas, escrever um relatório, realizar pesquisas ou a experimentação (JOHNSON; JOHNSON, 1999). Neste trabalho, o método do Jigsaw foi utilizado, para desenvolver uma proposta de oficinas para o conteúdo químico ‘Soluções Químicas’ na 2ª série do Ensino Médio. Foram elaborados experimentos de baixo custo envolvendo o conteúdo proposto, além do roteiro e plano de aula para a execução da proposta.

Material e métodos

A estratégia adotada para esta oficina é o Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw, que pode ser aplicado em uma turma de 25 alunos. Neste trabalho, a divisão do conteúdo ‘Soluções Químicas’ aborda os tipos de dispersão (Suspensão, Solução e Dispersão Coloidal), a classificação das soluções quanto à natureza das partículas dispersas (solução iônica e solução molecular), além da solubilidade, diluição e aspectos quantitativos das soluções (concentração comum). A estratégia foi dividida em duas etapas. A 1ª Etapa, corresponde à formação dos Grupos de Base (GB) composto por 5 estudantes, com diferentes níveis de habilidades (grupos heterogêneos). Já a 2ª Etapa, consiste na formação dos Grupos de Especialistas (GE) representados por 5 estudantes, provenientes de cada GB, que foram designados para estudar e discutir juntos a mesma tópico do conteúdo. Para garantir a participação ativa de todos os membros do grupo, foi atribuído a cada aluno os seguintes papéis: redator, mediador, relator A e B e porta-voz (FATARELI et al., 2010). No início das atividades, (10 min), os alunos são distribuídos nos GB e cada um recebe o papel a ser desempenhado. Em seguida, o professor aborda o conteúdo trabalhado (15 min). Posteriormente, 1 (um) aluno de cada GB irá compor o GE, com o mesmo experimento, formando assim os cinco GE que deverão discutir sobre a pergunta geral do experimento (25 min). Por fim, cada aluno retorna a seu GB e apresenta suas observações e conclusões sobre o experimento aos demais colegas (40 min). No final da discussão, o redator descreve as respostas do grupo e os relatores apresentam oralmente as conclusões ao professor e aos demais alunos. Para a construção desta oficina foi proposto a utilização de materiais e reagentes de fácil acesso e baixo custo.

Resultado e discussão

O conteúdo ‘Soluções Químicas’ foi escolhido por estar próximo ao contexto social dos alunos, que vivenciam constantemente situações recorrentes aos processos envolvendo o uso de soluções. Este conteúdo também propicia a utilização da própria sala de aula sem a obrigatoriedade do utilização de laboratório para a realização dos experimentos. O desenvolvimento da oficina é fundamentado na formação dos GB e GE. A Figura 1 representa o esquema básico para a composição dos grupos.A natureza do papel de cada aluno no grupo é importante, devido à responsabilidade assumida por cada componente, e a utilização desse modelo repetidas vezes, permite aos alunos a oportunidade de experimentar diferentes funções em sala de aula. Assim, a utilização de grupos, proposta pelo método Jigsaw vem desfragmentar o ensino tradicional, que traz muitas vezes apenas um aluno como líder e consequentemente, somente um porta-voz na sala de aula. A formação dos grupos é um requisito relevante, pois busca beneficiar aqueles estudantes que apresentam maior dificuldade para assimilação do conteúdo, tendo como suporte os colegas com nível de conhecimento mais adiantado. Para que o grupo cooperativo alcance bons resultados, o professor precisará estar atento à organização das atividades, que deve propiciar aos alunos o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências e o funcionamento sistemático do grupo, para que os alunos compreendam de que forma podem contribuir e valorizar-se mutuamente. A Figura 2 representa os papéis dos alunos pelo método Jigsaw. Quanto à distribuição dos papéis, os alunos concordam que as funções exercidas nos grupos são essenciais para o desempenho da atividade, compreendendo a importância do seu papel para não comprometer a aprendizagem geral (FATARELI et al, 2010).

Figura 1

Representação esquemática da formação de Grupos de Base (GB) e Grupos de Especialistas (GE).

Figura 2

Representação esquemática dos papéis dos alunos pelo Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw.

Conclusões

O método Jigsaw tem demonstrado um avanço significativo na aprendizagem de determinados conteúdos, por meio da cooperação, pois os estudantes interagem, melhorando as relações sociais, a fim de atingir um único objetivo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios, o emprego do método Jigsaw no ensino, ainda é pouco utilizado. Neste contexto, a estratégia abordada neste trabalho foi proposta a fim de subsidiar um suporte pedagógico para o professor de Química, com o propósito de instigar nos alunos a cooperação em sala de aula, favorecendo assim, uma aprendizagem mais significativa.

Agradecimentos

Ao IFMA/Campus Codó, à UFMA/Campus Codó e ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA.

Referências

FATARELI, Elton Fabrino, et al. Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Rev. Química Nova na Escola. V. 32. Nº 3. p.161-168, agosto. 2010.
JOHNSON, David W. and JOHNSON, Roger T. Making Cooperative Learning Work. Theory into Practice. Vol. 38. Nº. 2. p. 67 – 73. Spring: Building Community through Cooperative Learning, 1999.
TEODORO, Daniel Lino et al. Formação docente no ensino superior de química: contribuições dos programas de aperfeiçoamento de ensino. Revista Química Nova. Vol. 34, N°. 4, p. 714-719, fev. 2011.