Autores

Vargas, M.E.S. (INSTITUTO UFC-VIRTUAL) ; Diógenes, E.C. (INSTITUTO UFC-VIRTUAL) ; Oliveira, R.N. (INSTITUTO UFC-VIRTUAL) ; Pinheiro, M.O.S. (INSTITUTO UFC-VIRTUAL) ; Oliveira, A.F.A. (INSTITUTO UFC-VIRTUAL)

Resumo

O objetivo deste trabalho é saber a visão que os alunos de uma Escola de Ensino Médio em Jaguaretama-CE tem sobre a Química dos Materiais. A metodologia usada foi a aplicação de um questionário a 54 alunos. Foi solicitado que informassem se além de estudar trabalhavam. Na análise das perguntas de respostas ‘sim’ ou ‘não’ mostrou que 94,5% dos alunos acham que convivem com a Química e que na sua Escola há materiais relacionados com a Química. Já 98,2% dos alunos acham importante estudar Química e que gostariam de ter aulas práticas. Nas seis perguntas de múltipla escolha, os alunos responderam ter conhecimento de materiais como alumínio, cerâmica etc. como também materiais usados na Biomedicina. Acreditamos que os alunos ficaram conscientes de que convivem com vários materiais no

Palavras chaves

Ensino Médio; Questionário; Química dos Materiais

Introdução

Há milhares de anos a humanidade começou a transformar o mundo ao seu redor quando conseguiu usar a seu favor os materiais encontrados na natureza. Foi utilizado pedaços de ossos, madeira e pedras para construir os primeiros instrumentos rudimentares. Com a descoberta de como produzir e controlar o fogo, foi possível usá-lo para cozinhar os alimentos e ter uma fonte de calor e luz nas noites frias e escuras. Alguns metais devido ao seu brilho e pureza, se tornaram valiosos, como é o caso do ouro. A criação de novos materiais que possam atender as necessidades atuais, tanto do ponto de vista do desenvolvimento de novas tecnologias, como também para substituir outros na tentativa de minimizar os custos e melhorar as suas aplicações, tornou-se uma busca constante. O domínio dos recursos naturais, como as ligas metálicas: bronze, aço, latão, etc. geraram o conhecimento sobre a metalurgia e siderurgia, conduzindo a outras áreas do conhecimento. O desenvolvimento da civilização foi surgindo à proporção que suas habilidades nas transformações da matéria foram sendo aperfeiçoadas, como: o vidro, as joias, as madeiras, as cerâmicas, como também as armas mais resistentes e eficazes. ZARBIN (2007), afirmou que “atividades simples e cotidianas, como acender uma lâmpada, ouvir um CD ou dirigir um automóvel, envolvem a utilização de um grande número de diferentes materiais, com as mais diversificadas propriedades. A utilização, o domínio, o desenvolvimento e a exploração de diferentes materiais têm profunda influência no desenvolvimento social e estão intimamente relacionadas a aspectos sócio econômicos, culturais, geográficos, demográficos, ambientais, dentre outros“. MORTINER (1996) enfatiza as propriedades dos materiais, suas reações Químicas e a teoria da matéria.

Material e métodos

O trabalho aqui apresentado é resultante da aplicação de questionário a 54 alunos de duas turmas de uma Escola de ensino Médio, na cidade de Jaguaretama, Estado do Ceará. Inicialmente no questionário foi solicitado que o aluno colocasse a idade, o sexo e se além de estudar trabalhavam. Referido questionário continha dez perguntas, quatro de respostas sim ou não, sobre a importância de se estudar Química no Ensino Médio, se gostariam de ter aulas práticas de Química na Escola, se achavam que conviviam com a Química no dia-a-dia e se na Escola tinha materiais relacionados com a Química. Nas seis perguntas de múltipla escolha perguntava-se sobre o conhecimento de utensílios domésticos, materiais que estavam presentas na sala de aula, identificação de alguns metais, materiais usados na construção civil, sobre objetos formados pelos metais ouro e prata e materiais usados na Biomedicina. Foi esclarecido aos alunos para não colocar o nome no questionário, para que pudessem verificar seus conhecimentos sobre os materiais sem serem identificados e que os mesmos tinha a liberdade de participar ou não da pesquisa.

Resultado e discussão

Ao analisarmos as respostas do questionário aplicado aos alunos de duas turmas de uma Escola de Ensino Médio, foi possível avaliar que a idade dos alunos variou de 14 a 18 anos, sendo 64,8% do sexo feminino e 35,2% do sexo masculino e que somente um aluno citou que trabalhava. Com relação às quatro perguntas de respostas sim ou não, 98,2% dos alunos consideraram importante estudar Química no Ensino Médio e que gostariam de ter aulas práticas na sua Escola. Já 94,5% dos alunos disseram que convivem com materiais relacionados com a Química, tanto em suas casas como na Escola. Verificando as seis perguntas de múltipla escolha, 94,5% dos alunos responderam que em suas casas há utensílios de alumínio e que 79,6% sabem do uso do vidro em vários utensílios usados no cotidiano. 90,8% e 79,6% dos alunos reconhecem que materiais como madeira e plásticos, respectivamente, estão presentes na sala de aula. Com relação aos metais, 90,7% e 38,8%, sabem da existência do ferro e da prata, respectivamente. Já na construção civil, na opinião dos alunos, 94,5% e 90,7%, disseram que cimento e cerâmica são os mais usados respectivamente; por outra parte, 85,2% dos alunos sabem que as joias podem ser feitas de ouro e prata. Com relação à aplicação de materiais utilizados na Biomedicina, os alunos demonstraram ter conhecimento de 66,7% das lentes de contato e 72,2% de próteses. Diante dos resultados apresentados, podemos dizer que os alunos demonstraram ter um conhecimento geral dos materiais usados em casa, na sala de aula, na construção civil, na elaboração de joias, e na Biomedicina, dentre outras.

Conclusões

Pela análise dos questionários aplicados aos alunos de uma Escola de Ensino Médio, com quatro perguntas de respostas ‘sim’ ou ‘não’ e seis de múltipla escolha, a maioria dos alunos demonstrou ter conhecimento dos materiais citados. Muitos são os materiais conhecidos pelos alunos: alumínio, cerâmica, plásticos, o ferro, a prata, o cimento, a cerâmica, dentre outros; bem como materiais usados na Biomedicina, para fazer as lentes de contato e as próteses. Este trabalho despertou o interesse dos alunos pela Química dos Materiais e que os mesmos ficaram conscientes de que convivem com a Química.

Agradecimentos

Referências

MORTINER, E. F. Introdução ao estudo da química: propriedades dos materiais, reações químicas e teoria da matéria. Belo Horizonte, 1996.


ZARBIN, A. J. G. Química de (nano) materiais. Química Nova, vol. 30, no. 6, 1 -15, 2007.