Autores

Fernandes, E.A. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA/CAMPUS CODÓ)

Resumo

Estudos na área de Divulgação Científica têm contribuído para uma perspectiva de aprendizagem que favorece a utilização de revistas de divulgação científica como recurso didático no ambiente escolar. No ensino da Química, o uso dos textos de tais revistas (Textos de Divulgação Científica - TDC) pode colaborar para que o estudante tenha um contato mais direto com diferentes linguagens da ciência, favorecendo a formação de leitores críticos, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades como: interpretação de texto, leitura e escrita. Neste trabalho descrevemos a seleção, análise e caracterização de TDC, da revista Ciência Hoje, seção Mundo de Ciência entre os anos de 2009 e 2014, quanto ao seu conteúdo e forma.

Palavras chaves

Ensino de Química; Divulgação Científica; Ciência Hoje

Introdução

Estudos apontam um crescente interesse de pesquisadores nas áreas de educação e ciência sobre o funcionamento dos Textos de Divulgação Científica (TDC) no ambiente escolar, pois acreditam que os TDC oferecem grande potencialidade para o aprimoramento da leitura, contextualização dos conteúdos e ampliação do conhecimento (CANTANHEDE, 2012). Neste sentido, as recomendações curriculares sinalizam que o ensino da Química não deve se resumir à transmissão de informações, mas que sejam consideradas as relações com o cotidiano do aluno, possibilitando assim melhor assimilação dos conteúdos aplicados (RIBEIRO; KAWAMURA, 2008). Desta forma, no presente trabalho buscamos compreender como os temas relacionados com a área de Química, publicados em revistas de divulgação científica podem proporcionar um alicerce teórico para o ensino dos conteúdos químicos, bem como articular estratégias didáticas direcionadas a partir da utilização de tais textos no ensino básico. Deste modo, analisamos, selecionamos e caracterizamos os TDC publicados na revista Ciência Hoje, seção Mundo de Ciência, no período compreendido entre os anos de 2009 a 2014, quanto ao seu conteúdo e forma. Para tanto utilizamos como referencial de análise os trabalhos de Salém e Kawamura (1999) e Ribeiro e Kawamura (2005). Tal iniciativa está pautada no processo de reformulação da informação, pois textos desta natureza apresentam uma linguagem mais simples, direcionada para um público não especialista no assunto, com o objetivo de tronar o conteúdo acessível para um vasto público. Desta forma, a utilização de materiais de Divulgação Científica (DC) constitui-se como relevante ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem (BUENO, 1995).

Material e métodos

Para a caracterização dos TDC foram realizadas adaptações ao instrumento de análise proposto por Kawamura e colaboradores (2005), a partir das categorias relacionadas com o Conteúdo e Forma. O ponto de partida da análise consiste em uma leitura para a sondagem de todos os artigos presentes na seção Mundo de Ciência entre os anos de 2009 e 2014, buscando identificar as relações existentes entre os TDC e os conteúdos de acordo com o currículo formal de Química para o Ensino Médio. Tendo em vista a ocorrência de artigos, que tradicionalmente não apresentam uma estrutura de acordo com o ensino formal da Química, mas que sinalizam relações com essa disciplina, torna-se possível classificá-los em uma categoria denominada Fronteira. Além disso, os textos que não apresentam nenhuma associação com as categorias já mencionadas, podem ser classificados de acordo com os Temas Transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), considerando os assuntos que não apresentam relação direta com nenhuma disciplina específica do currículo, mas que interpõe-se por todas elas. No entanto, torna-se pertinente destacar, que neste trabalho iremos considerar, com maior destaque, a categoria de análise relacionada à Forma. Esta dimensão compreende a Estrutura (forma de construção dos textos, relação entre aprofundamento e extensão dos conteúdos propostos), Linguagem (utilização de termos e conceitos científicos, uso de analogias e metáforas com o propósito de facilitar a compreensão do texto) e Recursos Visuais e Textuais (distribuição das informações, uso de ilustrações, fotografias, boxes, notas de margem etc.) presentes em cada artigo.

Resultado e discussão

A análise exploratória dos textos envolveu um quantitativo de 513 TDC. Dentre estes foi possível selecionar 60 artigos que estavam diretamente relacionados com as categorias de análise proposta: Química (41 %), Fronteira (29 %) e Temas Transversais (30 %). Cabe destacar que um mesmo artigo pode contemplar mais de uma categoria. Para análise da categoria Forma, subcategoria Estrutura, foi observado que a grande maioria dos artigos (62 %) apresentam tamanho médio (270 a 600 palavras). Assim sendo, os assuntos abordados foram tratados de forma pouco aprofundado (43 %), exceto o ano de 2012 que apresentou artigos em sua maioria com assuntos mais aprofundados. Quanto a Linguagem, verificou-se que a maior parte dos artigos fez uso frequente de termos científicos como observado no trecho da edição de abril de 2012 “... A molécula conhecida pela sigla THC (TetraHidroCarnabinol), afeta a chamada memória de trabalho ...”, o que pode dificultar a compreensão dos textos por parte dos alunos, embora alguns textos também tenha utilizado de analogias e metáforas na tentativa de contribuir para um melhor entendimento do assunto abordado. Na Figura 1 apresentamos a frequência de termos científicos, analogias e metáforas presentes nos TDC analisados. Em relação à subcategoria Recursos Visuais e Textuais, em apenas 8 % dos artigos foi possível identificar a utilização de ilustrações, um atributo utilizado como forma de chamar a atenção dos leitores para o tema. No entanto, um número considerável de textos utilizou as fotografias e notas de margem como recurso para contextualizar e remeter o leitor para temática, o que consideramos uma característica essencial e facilitadora do entendimento. Na Figura 2 apresentamos os percentuais para a subcategoria Recursos Visuais e Textuais.

Figura 1

Frequência de termos científicos, analogias e metáforas presentes nos TDC analisados na seção Mundo de Ciência entre os anos de 2009 e 2014.

Figura 2

Percentuais para a subcategoria Recursos Visuais e Textuais, analisados na seção da Mundo de Ciência entre os anos de 2009 e 2014.

Conclusões

Na análise do Conteúdo e Forma dos TDC, considerando a Temática investigada, Linguagem adotada, e Recursos Visuais e Textuais utilizados, verificamos que a Linguagem pode ser acessível, pois os autores utilizam artifícios (analogias e metáforas) para facilitar a compreensão dos textos. Na perspectiva de contextualizar o ensino, os TDC podem se constituir como um importante recurso didático a ser utilizado como material complementar ao trabalho do professor em sala de aula, visto que apresenta informações sobre conteúdos científicos e abordam questões relacionadas com a natureza da ciência.

Agradecimentos

A IFMA/CAMPUS CODÓ, A UFMA CAMPUS CODÓ, A CAPES/PIBID E AO GRUPO DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA DO MARANHÃO - GPEQUIMA.

Referências

BUENO, W. C. “Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e Cultura”. São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 37, 1995, p. 1420-1427, p. 1421.
Cantanhede, S. C.S. Textos da Revista Ciência Hoje como Recurso Didático: Análise e Possibilidades de Uso no Ensino Médio de Química. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos. 2012.
RIBEIRO, R. A. & KAWAMURA, M. R. D. “Ensino de física e formação do espírito crítico: reflexões sobre o papel da divulgação científica”. In: Atas do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008,Curitiba, PR.
RIBEIRO, R. A. & KAWAMURA, M. R. “A ciência em diferentes vozes: uma análise de textos de divulgação cientifica”. In: Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru, SP.
SALÉM, S. & KAWAMURA, M. R. “As perguntas dos leitores nas revistas de divulgação cientifica: possíveis contribuições ao ensino de física”. In: Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências, 1999, Valinhos, SP.