Autores

Sousa, B.L.S. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA/CAMPUS CODÓ)

Resumo

Propostas que valorizam a utilização de recursos didáticos que possam colaborar para o entendimento e compreensão dos conteúdos programáticos de Química, por parte dos alunos, decorrem principalmente das desvantagens do ensino tradicional desta disciplina. Diante desta perspectiva, um número crescente de autores apontam o uso de Textos de Divulgação Cientifica (TDC) em ambientes de ensino como recurso didático. Neste trabalho, descrevemos a análise, seleção e caracterização de TDC, da revista Ciência Hoje, seção ‘O Leitor Pergunta’ entre os anos de 2009 e 2014, quanto ao conteúdo e forma, a partir do Referencial Metodológico proposto por Kawamura e colaboradores. De 262 artigos analisados, foram selecionados 78 TDC, sendo que, 64% encontram-se diretamente relacionados à área de Química.

Palavras chaves

Divulgação Científica; Ciência Hoje; Ensino de Química

Introdução

A utilização e exploração de textos científicos, no ambiente escolar, têm se tornado cada vez mais frequente nos dias atuais. Entretanto, sua utilização como apoio didático precisa ser equilibrada, considerado os seus diferentes destinos. Assim, de acordo com a literatura, o uso de Textos de Divulgação Científica (TDC) surge como uma possibilidade, pois apresentam resultados significativos em virtude de sua boa estrutura e discussão que permeia a construção do caráter científico dos alunos (ANGOTTI; AUTH, 2001). Os TDC, dentro do contexto do mundo de leitura, são vistos como um instrumento que pode desencadear o desenvolvimento de habilidades e colaborar para o hábito de leitura dos estudantes (CANTANHEDE, 2012). Considerando as inúmeras possibilidades de revistas de Divulgação Científica (DC), justificamos nossa escolha pela Ciência Hoje, por apresentar como principal característica, viabilizar para a sociedade esclarecimentos sobre questões técnicas e científicas de interesse geral. Além disso, é considerada a primeira revista de DC do país, lançada desde julho de 1982. Também é uma publicação do Instituto Ciência Hoje, organização social de interesse público vinculado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) (IVANISSEVICH, 2002). Neste trabalho, temos como pretensão expor os resultados da investigação sobre a análise, seleção e caracterização de TDC publicados na revista Ciência Hoje, seção O Leitor Pergunta, relacionados à Química, no intervalo entre 2009 e 2014, tendo em vista as potencialidades destes textos para o ensino da Química. Como referencial metodológico nos pautamos nos trabalhos de Salém e Kawamura (1999) e Ribeiro e Kawamura (2005).

Material e métodos

Direcionamos a caracterização dos TDC a partir de adaptações necessária para o instrumento de análise estabelecido por Salém e Kawamura (1999) e Ribeiro e Kawamura (2005), de acordo com as categorias Conteúdo e Forma. A análise compreende uma leitura inicial de todos os textos da seção O Leitor Pergunta, estabelecida entre os anos de 2009 e 2014. Neste momento, buscamos constatar as possíveis relações entre os TDC e os conteúdos de Química representados no currículo do Ensino Médio. Nesta busca, valorizando as recomendações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), sobre a interdisciplinaridade, também buscamos identificar textos que diretamente não apresentavam relações com as áreas da Química, mas que demonstravam potencialidades para a subcategoria Fronteira, como a Física, Astronomia, Bioquímica etc. Além disso, buscamos destacar os TDC que não apontam para uma relação direta com o currículo formal da Química para o Ensino Médio, mas que de acordo com os PCN podem ser trabalhados como Temas Transversais (Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual). No presente trabalho, foi atribuida maior consideração para a categoria de análise referente à Forma. Esta dimensão compreende a Estrutura (forma de construção dos textos, relação entre aprofundamento e extensão dos conteúdos propostos), Linguagem (utilização de termos e conceitos científicos, uso de analogias e metáforas com o propósito de facilitar a compreensão do texto) e Recursos Visuais e Textuais (distribuição das informações, uso de ilustrações, fotografias, boxes e notas de margem) presentes em cada artigo.

Resultado e discussão

A investigação dos TDC incluiu um total de 262 artigos, sendo que 78 foram selecionados. Dentre estes, destacamos os textos que apresentaram relação com as categorias analisadas: Química (64 %), Fronteira (13 %) e Temas Transversais (23 %). Destacamos que um mesmo artigo pode favorecer mais de uma das categorias. Quanto a categoria Forma, subcategoria Estrutura, observamos que 50 % dos artigos foram considerados de tamanho médio (270 a 600 palavras). Este dado encontra-se em consonância com a classificação dos textos quanto à disposição dos assuntos tratados, pois 40 % foram classificados como parcialmente aprofundado. Tal fato se justifica em virtude da limitação de espaço para maior discussão do assunto abordado. Já na subcategoria Linguagem, 65 % dos textos investigados utilizou com frequência os temos científicos. Este dado chama a atenção para a necessidade de esclarecimento destes termos, pois podem dificultar o entendimento do aluno. No entanto, tal fato possibilita a oportunidade de descoberta para novos termos científicos, por parte dos estudantes. Na Figura 1 apresentamos a frequência de termos científicos, analogias e metáforas presentes nos TDC analisados, sendo que estes recursos são utilizados com o intuito de facilitar a compreensão do leitor. Para a subcategoria Recursos Visuais e Textuais, verificou-se que 48 % dos TDC fez uso das notas de margem, enquanto que 32 % utilizaram as fotografias como um recurso para contextualizar ou chamar a atenção dos leitores para a temática. Este é um dado característico e essencial quando se pretende facilitar a leitura, deixando-a bem mais agradável. Na Figura 2 apresentamos os percentuais para a subcategoria Recursos Visuais e Textuais.

Figura 1

Frequência de termos científicos, analogias e metáforas presentes nos TDC analisados.

Figura 2

Percentuais para a subcategoria Recursos Visuais e Textuais: ilustrações, fotografias, boxes e notas de margem.

Conclusões

Analisamos a Forma dos TDC quanto a Estrutura, Linguagem e os Recursos Visuais e Textuais utilizados. Verificamos que os textos apresentam Estrutura favorável, visto que foram considerados de tamanho médio, sendo ideal para o contexto escolar. A Linguagem foi classificada como acessível, embora tenha utilizado termos científicos. No entanto, esses termos são esclarecidos com definições ou através de analogias e metáforas. As notas de margem e fotografias atuam como complemento atrativo para leitura e contextualização da temática, fortalecendo o uso dos TDC pelo professor durante a aula.

Agradecimentos

Ao IFMA/Campus Codó, à UFMA/Campus Codó, à CAPES/PIBID e ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA.

Referências

ANGOTTI, José; AUTH, Milton; Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação, 2001.
CANTANHEDE, S. C.S. Textos da Revista Ciência Hoje como Recurso Didático: Análise e Possibilidades de Uso no Ensino Médio de Química. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos. 2012.
IVANISSEVICH, A. “Ciência fora do casulo”. Ciência Hoje, 31 (184), 2002.
SALÉM, S. & KAWAMURA, M. R. “As perguntas dos leitores nas revistas de divulgação cientifica: possíveis contribuições ao ensino de física”. In: Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências, 1999, Valinhos, SP.
RIBEIRO, R. A.; KAWAMURA, M. R. A ciência em diferentes vozes: uma análise de textos de divulgação cientifica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS, 5., 2005, Bauru. Atas... Bauru: ABRAPEC, 2005. CD-ROM.