Autores

Souza, T. (IFES/ALEGRE) ; Souza, J. (IFES/ALEGRE)

Resumo

Este trabalho visou estimular o desenvolvimento da consciência interdisciplinar dentro da abordagem CTSA utilizando o TEMA ÁGUA. O projeto foi desenvolvido com graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFES-Campus de Alegre, no ano de 2015. O projeto foi desenvolvido em cinco etapas: sondagem, problematização em espaço não formal, revisão bibliográfica, experimentação investigativa e discussão. Este propiciou a geração de links e o estabelecimento de relações entre ciência e tecnologia com a vida cotidiana de forma interdisciplinar. A proposta alcançou êxito com ampliação da visão por parte dos graduandos sobre o tema e reafirmou a ideia de que para a compreensão de temas complexos se faz necessário um dialogo entre as diversas áreas do conhecimento.

Palavras chaves

formação de professores; ensino de ciências; CTSA

Introdução

O ambiente em que vivemos oferece uma riqueza de tópicos que podem ser explorados em todos os níveis de ensino, abordando-se temas ligados às questões científica, tecnológica, social e ambiental. Estes podem contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica, pautada no conhecimento, coadjuvando para a formação de um individuo que seja capaz de exercer sua cidadania de forma plena (ZUIN et al., 2009). Entretanto, indicadores mundiais (OCDE, 2010) apontam para um fraco desempenho dos alunos brasileiros (PEREIRA et al., 2010). Neste contexto, o papel do educador é de suma importância, o seu caráter pedagógico deve influenciar na formação cidadã e profissional dos educandos. Contudo, o atual sistema de ensino apresenta falhas para atender as demandas da realidade do século XXI, devido aos conceitos subordinados pelos paradigmas tradicionais, inclusive nos cursos de Licenciaturas (MORIN, 2010; FREITAS, 2008). Neste contexto, o diálogo interdisciplinar surge a partir da necessidade de resolver um problema, cuja complexidade não permite sua solução baseando-se em um único prisma de visão (CASSETI, 1991). A abordagem CTSA é uma proposta didática que busca compreender as inter-relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (FERREIRA et al., 2010) na qual os professores podem atuar estruturando os conceitos e conteúdos de forma integrada, nos quais os conteúdos são inseridos na medida em que se tornam necessários para a análise crítica, elaboração de propostas e resolução de problemas (LEITE, 2012; REBELO et al., 2008; MARQUES et al., 2007). Este trabalho visou a ampliar a visão sobre o TEMA ÁGUA e estimular o desenvolvimento da consciência interdisciplinar dentro da abordagem CTSA para futuros professores de Ciências.

Material e métodos

O projeto foi desenvolvido na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Espírito Santo-Campus de Alegre, no ano de 2015, em uma turma composta pela maioria de discentes atuantes em programas de iniciação a docência (PIBID). O projeto dividiu-se em cinco etapas: sondagem, problematização em espaço não formal, revisão bibliográfica, experimentação investigativa e discussão. Na etapa de sondagem os futuros professores foram questionados sobre o TEMA ÁGUA (TUNDISI, 2008; TUNDISI et al, 2008; ROGERS, 2006, ROGERS et al., 2006): Como temos abordado o tema ÁGUA com nossos alunos? O que temos sugerido como possíveis soluções para o problema de escassez vivido nos dias atuais? Qual a relação entre uma enchente e a escassez de água? (Figura 1). A segunda etapa foi desenvolvida em espaço não formal, jardim do Campus, em área com mesma declividade, uma coberta por vegetação e outra totalmente descoberta (Figura 2) onde foi simulada uma chuva de 20mm com regador com intuito de ampliar a visão sobre o tema proposto. A terceira etapa foi à busca de material informativo sobre a complexidade do tema. A quarta etapa envolveu uma série de experimentos de caráter investigativos baseados na proposta da UNESCO/Ano Internacional da Química (AIQ 2011) e em experimentos relacionados à determinação do teor de sólido suspenso e floculação em sistemas de tratamento de água. Por fim, discutiu-se sobre a necessidade do aprofundamento do conhecimento sobre o TEMA ÁGUA nas diversas áreas do conhecimento e a articulação de diversos setores da sociedade para reflexão e planejamento de como superar este desafio.

Resultado e discussão

A base fundamental para o desenvolvimento do projeto está na resposta da questão de sondagem sobre o TEMA ÁGUA, como temos abordado esse tema com nossos alunos? Os graduandos quase unanimes disseram “temos que economizar”. Esta resposta soou como se estivessem programados para responder e repassar este conceito para seus futuros alunos, sem questionar o por quê? Assim, no questionamento sobre o que temos sugerido como possíveis soluções para o problema de escassez vivido nos dias atuais? Assumiu a dimensão de ampliação da visão (FEIERABEND e EILKS, 2011). Quando questionados sobre a relação entre chuva e enchente, inicialmente responderam: “mudanças climáticas” ou “massas de ar”. Porém, quando colocados frente à simulação, links começaram a ser feitos e conceitos já apreendidos passaram a ser considerados: índice pluviométrico, manejo agrícola, Código Florestal, escoamento superficial, lençóis de armazenamento de água, retenção de água no solo, topografia, sucessão ecológica, assoreamento de rios, empobrecimento do solo e etc. A busca por informações ampliou a visão e possibilitou a discussão da Ciência sob as influências do ambiente social, político e econômico do momento (KUHN, 2007). A série de experimentos investigativos serviu de estimulo para ampliar o arsenal de ferramentas que podem ser utilizados como instrumentos para compreensão do tema (ZUIN et al., 2009; TUNDISI, 2008; TUNDISI et al, 2008; ROGERS, 2006, ROGERS et al., 2006). A proposta CTSA traz contribuições para o ensino de ciências, pois torna necessária uma análise crítica para a elaboração de propostas para a resolução dos problemas apresentados, forçando assim um dialogo com as diversas áreas do conhecimento (LEITE, 2012; REBELO et al., 2008; MARQUES et al., 2007).

Figura 1

Fotografias tiradas de locais próximos no rio Muqui em 2015 (período de escassez) e em 2010 (maior enchente dos últimos 60 anos no município).

Figura 2

Simulação de chuva de 20mm realizada com discentes de Instrumentação para o Ensino de Ciências – Licenciatura em Ciências Biológicas.

Conclusões

A proposta de abordagem ampliou a visão por parte dos graduandos sobre o tema e reafirmou a ideia de que para a compreensão de assuntos complexos faz-se necessário um dialogo entre as diversas áreas do conhecimento. A proposta CTSA é bastante eficaz para balizar esta transformação já que os professores podem atuar de forma a estruturar os conceitos e conteúdos de maneira integrada, que são inseridos à medida que se tornam necessários para a análise crítica e elaboração de propostas de resolução de problemas, forçando um dialogo entre as diferentes áreas do conhecimento.

Agradecimentos

Referências

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