Autores

Queiroz, T.L. (UFMA) ; Marques, C.V.V.C.O. (UFMA) ; Marques, P.R.B.O. (UFMA)

Resumo

Este trabalho caracterizou propostas de experimentação em livros didáticos de ciências em escolas públicas do município de Codó. Efetuou-se levantamento a cerca das escolas na área urbana, bem como das coleções utilizadas para o ensino de ciências. Selecionou-se o livro de nono ano para avaliação de experimentos, que foram catalogados e classificados. Posteriormente foram investigadas as concepções dos professores a cerca das propostas de experimentação, bem como da intenção didática de aplicabilidade do experimento. A coleção apresentou uma gama de experimentos que foram classificados como fáceis e exequíveis pelos professores, com materiais de fácil acesso, tendo a contextualização e a relação teoria e prática como objeto de desenvolvimento de competências por experimentação.

Palavras chaves

ensino de ciencias; experimentação; livro didático

Introdução

O ensino de Ciências deve permitir o aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais, além de desenvolver o pensamento lógico e a vivência de investigação, convergindo para o desenvolvimento das capacidades de observação, reflexão e criação. As articulações entre a teoria e a prática são importantes, já que a disciplina de Ciências encontra-se como uma ciência experimental, assim, a ideia da realização de experimentos é difundida como uma grande estratégia didática para seu ensino e aprendizagem. A experimentação é um dos principais recursos didáticos possíveis de utilização no ensino de Ciências, e como tal, precisa ser incluída no ambiente da escola, no intuito de permitir a alunos e professores a aquisição de conhecimentos deste cunho. No que diz respeito ao papel da experimentação no processo ensino-aprendizagem de Ciências, Galiazzi et al. (2001) afirmam que a mais de um século as atividades experimentais foram implantadas nas escolas, fortemente influenciadas pelos trabalhos desenvolvidos nas universidades, e com o objetivo de melhorar a aprendizagem do conteúdo científico. Como o livro ainda figura com uma ferramenta chave para a maioria dos professores de ciências, a avaliação das propostas de experimentação descritas nos mesmos é de fundamental importância para a melhoria da aplicação da experimental para o ensino de ciências nas escolas. Nesse sentido, diversos são os problemas encontrados nos livros didáticos de Ciências, como por exemplo, a disposição linear de informações, a fragmentação do conhecimento e as raras possibilidades de contextualização. Então, diante de todas as problemáticas mencionadas, torna-se evidente a necessidade de criar instrumentos para adequar os livros didáticos a una nova realidade educacional (VASCONCELOS, 2003)

Material e métodos

Na maioria dos livros didáticos a ciência se encontra descontextualizada, separada da sociedade e do cotidiano, concebendo o método cientifico como um conjunto de regras fixas para a verdade.Então, a questão da pesquisa deste trabalho foi a avaliação das atividades experimentais propostas nos livros didáticos utilizados na rede pública de ensino fundamental, já que estas são um dos pontos importantes a ser levado em consideração na escolha do livro didático. A proposta metodológica tem por base os preceitos da pesquisa qualitativa aplicados em investigações dentro do contexto de uso do livro didático e da implementação de experimentação no ensino de ciências corridas em escolas da zona urbana da cidade de Codó - Maranhão. Primeiramente foram investigados os dados quantitativos de escolas na zona urbana da cidade e posteriormente, buscou-se avaliar a coleção de livros de ciências mais utilizada por essas escolas. A caracterização dos experimentos propostos nos livros foi efetuada de forma quantitativa, por série, unidades e capítulos, bem como a que conteúdos estavam associados. A catalogação dos experimentos foi efetuada adaptando-se aos parâmetros descritos por Kill (2009) para análise de livros didáticos. Logo após essa etapa foi efetuada investigação a partir das concepções do corpo docente atuante nas escolas públicas locais a partir de questionários investigativos semiestruturados, a cerca da escolha dos livros didáticos e do uso do mesmo como base para propostas de experimentação na escola. A coleta de dados fez uso de questionários além de análise de material didático de uso oficial das referidas escolas a luz de documentos da base legal nacional educacional.

Resultado e discussão

Dentre as 14 escolas da região urbana da cidade, detectou-se que 10 utilizam a mesma coleção, sendo que esta foi selecionada para o estudo. Este foi efetuado com livro do nono ano, por apresentar maior número de experimentos. Foi evidenciado que o componente da investigação científica está presente nos capítulos, com textos, comentários e ilustrações. Foram quantificados 66 experimentos, distribuídos por todos os capítulos, dispostos no fim de cada capítulo, em uma seção descrita como “aprendendo com a prática”. 93% foram propostos com materiais de fácil acesso, sendo que 14% informaram quanto à periculosidade dos materiais utilizados, apenas um indicou o descarte de materiais utilizados e nenhum informou tempo médio de duração do experimento. Com relação à categorização das imagens 26% apresentaram legendas, 84% são ilustrações e 16% figuras. Com relação à taxonomia, todas foram descritas na dimensão macroscópica do conhecimento, sem exemplificação para as dimensões microscópicas e simbólicas. Já para a categorização funcionalidade, 97% foram descritas como inoperantes e 3% operativas elementares. 63% não apresentaram etiquetas verbais, 34% foram apresentadas como normativas e 3% do tipo relacionável. Com relação a prática da experimentação por parte do professor, 80% disseram conhecer os experimentos, considerando-os exequíveis e com materiais empregados de fácil acesso. 70% dos professores responderam que já executaram experimentos do livro, sendo que 29% foram relacionados a conteúdos de separação de misturas, 15% a conteúdos de ácido e base e 14% a estados físicos da matéria. Os professores declararam que suas intenções didáticas de aplicação de experimentos na escola estão relacionadas a processos de contextualização do conhecimento e relação teoria e prática.

Conclusões

A caracterização das propostas de experimentos em livros didáticos de ciências demonstrou que na cidade de Codó-MA, a maioria das escolas públicas de ensino fundamental trabalham com a mesma coleção e que esta apresenta várias propostas de experimentação, que foram definidas pelo professor da rede escolar com fáceis, exequíveis, com materiais de fácil acesso, e que estes trabalham a experimentação inserida em conteúdos específicos do livro didático buscando a contextualização e a relação entre teoria e prática do conhecimento de ciências.

Agradecimentos

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Maranhão-FAPEMA

Referências

GALIAZZI, M. C. et al. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.2, p.249-263, 2001

KIILL, Keila Bassoloni. Caracterização de imagens em livros didáticos e suas contribuições para o processo de significação do conceito de equilíbrio químico. São Carlos UFSCar, 2009. Tese de Doutorado.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v.9, n.1, p.93-104, 2003.