Autores

Costa, A.L.S.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Santos, M.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Silva, E.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)

Resumo

Cores são um fenômeno abrangente que envolve diversos conceitos da Química, Física e Biologia. Muitos de seus aspectos não são bem compreendidos por alunos e professores devido a interpretações equivocadas e simplificações feitas pelos livros didáticos. A partir destas constatações, realizamos uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos, focando na área da Química, sobre as cores e os processos de interação entre a radiação eletromagnética e a matéria. Como resultado, identificamos que essa discussão na literatura é normalmente fragmentada, o que não facilita o entendimento amplo do fenômeno das cores. Acreditamos então que uma abordagem integradora e estruturada nos processos de absorção, emissão e espalhamento, muito mais do que somente em exemplos, pode ser mais efetiva.

Palavras chaves

cores; pesquisa bibliográfica; fenômenos

Introdução

As cores são impressões que a luz visível provoca no sistema visual, e são interpretadas por este, após interagir com a matéria. A natureza de cada cor está intimamente associada, então, a diversos aspectos discutidos e explicados pela Química, Física e Biologia. Assim, seu entendimento mais abrangente depende de uma análise cuidadosa, levando em conta diferentes elementos dessas ciências, como pode ser constatado em alguns trabalhos da literatura. Em alguns desses estudos foi identificado que as dificuldades de professores sobre os fenômenos associados à cor relacionam-se com o entendimento do modelo ondulatório, em especial, na interação da luz com a matéria. Entre os autores podemos citar Scarinci e Marineli (2014) que a partir de um curso ministrado para os professores de Física do estado de São Paulo, constataram graves problemas conceituais em relação à interação da luz com a matéria para a formação da cor. Em um contexto similar, Silva et. al. (2009) identificaram que algumas dificuldades em se explicar o efeito estufa no Ensino Médio estão no entendimento dos efeitos da interação da radiação eletromagnética com a matéria, através dos fenômenos de absorção, emissão e reflexão, aspectos também imprescindíveis para o entendimento das cores. O entendimento confuso por parte de alunos e professores sobre estes fenômenos devem-se a forma que estes assuntos são tratados em livros, entre outros materiais. Diante desse panorama, da importância científica e para a vida cotidiana das pessoas acerca das cores, realizamos, neste trabalho, uma pesquisa bibliográfica sobre este fenômeno, com base nas técnicas de pesquisa propostas por Pizzani et. al. (2012), buscando investigar suas abordagens na literatura existente e as principais dificuldades apontadas para seu entendimento.

Material e métodos

A metodologia utilizada para o desenvolvimento da nossa revisão bibliográfica baseia-se em Pizzani et al. (2012) cujo trabalho apresenta diversas técnicas e procedimentos que podem ser usados para o desenvolvimento de uma boa revisão bibliográfica. Para realizar a pesquisa bibliográfica foram utilizados apenas artigos científicos que abordam fatores relevantes para o tema pesquisado, sendo utilizadas as fontes: Química Nova (QN), Química Nova na Escola (QNESC), Scielo, Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF). A seleção dos artigos e sua análise foram estruturadas da seguinte forma: 1) Seleção do periódico; 2) Pesquisa dos termos chave; 3) Identificação dos resultados com maior relação com o tema; 4) Leitura e fichamento destes artigos, seguida da análise dos dados obtidos, a fim de compreender como a temática das cores é abordada na literatura e possíveis problemas que dificultam sua compreensão. Como base de dados definimos algumas das principais revistas na área de Ciências (QN, QNESC e RBEF) e base de busca científica (SCIELO). Em nosso trabalho, as buscas foram feitas utilizando as palavras-chave: absorção, cores, emissão, ensino cor, luminescência, fluorescência, espalhamento. A escolha dos artigos que possuem relação com o trabalho, foi realizada através de uma leitura do título e do resumo, buscando identificar quais artigos tratavam de aspectos ligados as cores. Após a identificação dos trabalhos relevantes ao tema, selecionamos os artigos que nos permitiram ter um panorama dos principais fatores e fenômenos necessários para um maior entendimento sobre as cores.

Resultado e discussão

A partir da busca realizada nas bases de dados citadas, obtivemos cerca de 37 trabalhos que podem apresentar alguma contribuição para o tema estudado, cuja maioria dos artigos correspondem a Revista Química Nova na Escola, principal revista nacional na área de Ensino de Química. Dentre os trabalhos podemos citar os de Moura et al. (2011) sobre a constante de Planck, Oliveira (2001) sobre radiação eletromagnética, Tolentino e Rocha-Filho (1996) sobre o a quantização da energia proposta pelo modelo de Bohr, Nery e Fernandez (2004), Sartori e Loreto (2009) e Silva et al. (2009) sobre os fenomenos de emissão, Gouveia-Matos (1999) sobre as transições eletrônicas envolvidas na formação da cor e Scarinci e Marineli (2014), no qual são abordados aspectos fisicos, químicos e biológicos necessários para uma compreensão mais ampla sobre as cores e como conseguimos identificá-las. Os artigos selecionados são agrupados na figura 1. Estes trabalhos tratam de fenômenos necessários para o entendimento das cores, porém nenhum destes trata as cores como tema central, servindo apenas como plano de fundo para a discussão de outro conceito, como pH, estrutura atômica, transições eletrônicas. Além de trazerem as discussões de forma fragmentada, sobre temas específicos (fluorescência, absorção, espalhamento, radiação eletromagnética) o que dificulta o entendimento dos fenômenos envolvidos de forma completa. Uma abordagem integradora do fenômeno das cores, com base nos aspectos químicos (absorção, emissão e estrutura molecular), físicos (modelo ondulatório e espalhamento da luz) e biológicos (mecanismo de funcionamento da visão) deve ser mais apropriada para uma compreensão mais efetiva.

Figura 1. Artigos selecionados e termos de busca utilizados.



Conclusões

Cor é um tema abrangente cujo entendimento é frequentemente limitado e confuso, como apresentado em nosso estudo bibliográfico. Sua compreensão requer a discussão de fenômenos associados à Química, Física e Biologia, que deveriam ocorrer de forma integradora, ao contrário do modo fragmentado e em segundo plano comumente apresentado na literatura. A falta de compreensão das bases científicas, especialmente sobre a interação entre a radiação eletromagnética com a matéria, e as simplificações demasiadas, encontradas em livros, são fatores que dificultam um entendimento mais amplo sobre o tema.

Agradecimentos

DQCI - UFS

Referências

GOUVEIA-MATOS, J. A. D. M. Mudanças nas Cores dos Extratos de Flores e do Repolho Roxo. Química Nova na Escola, n. 10, p. 6-10, Novembro 1999.
MOURA, S. L. D. et al. Constante de Planck: Uma Nova Visão para o Ensino Médio. Química Nova na Escola, v. Vol.33, n. 4, p. 246-250, Novembro 2011.
NERY, A. L. P.; FERNANDEZ, C. Fluorescência e Estrutura Atômica: Experimentos Simples para Abordar o Tema. Química Nova na Escola, n. 19, p. 39-42, Maio 2004.
OLIVEIRA, L. F. C. D. Espectroscopia Molecular. Cadernos Temátios da Química Nova na Escola, n. 4, p. 24-30, Maio 2001.
PIZZANI, L. et al. A Arte da Pesquisa Bibliográfica na Busca do Conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 1, p. 53-66, jul./dez. 2012.
SARTORI, P. H. D. S.; LORETO, É. L. D. S. Medidor de Fluorescência Caseiro. Química Nova na Escola, v. 31, n. 2, p. 150-154, Maio 2009.
SCARINCI, A. L.; MARINELI, F. O modelo ondulatório da luz como ferramenta para explicar as causas da cor. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 1-14, 2014.
SILVA, C. N. D. et al. Ensinando a Química do Efeito Estufa no Ensino Médio: Possibilidades e Limites. Química Nova na Escola, v. 31, n. 4, p. 268-2744, Novembro 2009.
TOLENTINO, M.; ROCHA-FILHO, R. C. O Átomo e a Tecnologia. Química Nova na Escola, n. 3, p. 4-7, Maio 1996.