Autores

Santos Silva, M. (IF-SERTÃO PE) ; Oliveira Aguiar, L. (IF-SERTÃO PE)

Resumo

A pesquisa realizada objetivou verificar como o uso de materiais alternativos, a saber, um almanaque, pode tornar o ensino e aprendizagem da Química no ensino médio atrativo e estimulante,visto que é uma matéria da área exata que ocasiona aversão à boa parte dos alunos. O ensino da química não pode se resumir apenas à transmissão de conhecimentos, pois deve servir como um elo entre o que é científico e o cotidiano do aluno, de maneira a assimilar o conteúdo mais facilmente. Portanto, este trabalho apresenta a análise dos resultados alcançados através da aplicação de um material didático alternativo, cuja ênfase foi dada às ligações químicas.

Palavras chaves

Ensino- aprendizagem; Química; Almanaque

Introdução

O sentido de ensinar está em compartilhar conhecimento sobre dado objeto de estudo, dar instruções, indicar de forma segura o caminho do saber aos educandos. Contundo, ensinar não é uma tarefa fácil, principalmente, quando se trata de matérias exatas como a química, pois exige um grau de concentração maior dos alunos para que esta disciplina seja absorvida. A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que estes possam julgar com fundamentos científicos, as informações adquiridas no decorrer da vida. Portanto, para que se construa um saber sólido e consistente em química, faz-se necessário a aquisição de conceitos essenciais ao entendimento de como ela se processa. A elaboração de uma estrutura de conhecimentos em química ou em qualquer outra disciplina parte da formação ou aquisição de conceitos (Palangana, 1994). O uso de material como um almanaque pode ser visto como alternativa lúdica, pois facilita a absorção dos conhecimentos e a facilidade na exposição do assunto. Diante do exposto, esse trabalho visa contribuir para suscitar nos professores o interesse em elaborar e utilizar materiais didáticos alternativos com o intuito de assegurar o direito de aprendizagem do discente, bem como, apresentar as vantagens do uso do almanaque em sala de aula.

Material e métodos

Segundo Almeida, Silva e Carvalho (2010), “para tornar o ensino-aprendizagem de Química, simples e agradável, devemos abandonar metodologias ultrapassadas, que foram usadas no ensino dito tradicional, e investir nos procedimentos didáticos alternativos”. Nessa perspectiva, pode-se destacar o uso de atividades lúdicas no ensino de Química a fim de tornar o ensino participativo e dinâmico, para deste modo, o aluno deixar de ser um simples receptor de informações. Por meio disso, o trabalho foi realizado com um grupo de doze professores integrantes da Escola de Formação Continuada dos Educadores da Rede Municipal de Ensino - Juazeiro-BA. O trabalho foi executado a partir da aplicação de um pré teste a fim de avaliar os conhecimentos prévios dos partícipes. No segundo momento realizou-se a explicação do assunto Ligações Químicas com o tema “Receita de bolo iônico com recheio covalente e cobertura metálica” utilizando como modelo de receita de bolo para transformar o assunto atrativo e dinâmico, a fim de garantir melhor entendimento, tendo em seguida, uma atividade de fixação por meio da brincadeira da forca, utilizando incógnitas contendo dicas a serem descobertas. Ao final, foi aplicado o pós teste, contendo questões semelhantes às do pré teste, para análise dos conhecimentos adquiridos.

Resultado e discussão

A aplicação do almanaque provocou nos professores participantes da pesquisa, o desejo de aprofundar seus conhecimentos, estimulados pelos resultados positivos da atividade desenvolvida, como mostra o gráfico 1. Nos depoimentos, ficou perceptível que os participantes da pesquisa no seu percurso escolar, tiveram, no ensino médio, pouco acesso à materiais alternativos em disciplinas exatas, foi dito também que, o almanaque, revestido de ludicidade, sem perder o rigor científico, contribuiu para facilitar a compreensão do assunto proposto. Pode-se afirmar que, materiais didáticos alternativos corroboram para a aquisição do conhecimento, além de garantir efetiva participação discente nas aulas de química.

GRÁFICO 1

Resultados da pesquisa em porcentagem.

Conclusões

É possível concluir que, toda ferramenta usada para aproximar o aluno do conhecimento a ser adquirido, torna-se uma aliada do educador, contribuindo para dinamizar o processo educacional. É preciso também ter profundo conhecimento do que será abordado, a fim de poder explorar o recurso com maior propriedade e enriquecê-lo com outros elementos que transcendam o conteúdo abordado. Em suma, o olhar docente diferenciado sobre como tornar o ensino da química mais eficaz através do uso de materiais didáticos alternativos poderá possibilitar aos alunos confiança em si mesmos e aprendizagem para vida.

Agradecimentos

À Deus, ao IF- Sertão PE, e à minha orientadora Luzanilde Oliveira Aguiar pela dedicação e contribuição.

Referências

VEIGA, M. S. M; QUENENHENN, A.; CARGNIN, C. O ensino de química: algumas reflexões. In: I jornada de didática – O ensino como foco. I fórum de professores de didática do estado do Paraná.
SOARES, M. H. F. B.; Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações.In: Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba, 2008
TACOSHI, M. M. A; FERNANDEZ, Carmen. Avaliação da aprendizagem em química: Concepções de ensino aprendizagem que fundamentam esta prática. In: VIIEnpec, Florianópolis, 2000.