Autores

Lima, M.S. (UFS) ; Wartha, E.J. (UFS)

Resumo

Neste trabalho buscou-se identificar como os bolsistas do PIBID se percebem durante as atividades de docência e de divulgação ou popularização científica e se ocorre ou não mudanças de pensamento em relação à sua evolução no processo. Para responder esses questionamentos foi realizado uma coleta de dados fazendo uso de elementos da Historia Oral e Análise Textual Discursiva. Conclui-se ao final do trabalho que os bolsistas se identificam como divulgadores e que ocorre mudanças em relação ao processo durante a realização das atividades.

Palavras chaves

PIBID; Divulgação Científica; Percepção

Introdução

A participação de alunos do Curso Licenciatura Química nos projetos de iniciação à docência e divulgação cientifica do campus Professor Alberto Carvalho tem crescido nos últimos anos. Essa participação vem se apresentando como um fator muito importante na formação inicial de professores participantes dessas atividades. Alguns autores afirmam que a ocorrência de uma aprendizagem significativa, depende também, do preparo dos mediadores nas atividades. Carvalho e Pacca (2009) apontam que além do processo de formação, uma coisa que acaba influenciando no processo de mediação é a personalidade do monitor. Por exemplo, quando há dificuldade de comunicação, a própria linguagem pode ser um dos fatores que dificultam a mediação. Algumas questões importantes e que devem ser levadas em consideração é o fato de que os monitores se identificam ou não durante as atividades de docência, de divulgação ou popularização da ciência? Ocorre ou não mudança de pensamento em relação a seu papel nas atividades? Para Gomes e Marandino (2008) é evidente a importância da reflexão tanto ao processo de formação, como do monitor a respeito da sua pratica de mediação. Dessa forma, pode-se investigar se há uma evolução sobre o papel do mediador no processo de divulgação científica. Com isso, o trabalho foi desenvolvido, busca investigar como os monitores se percebem durante as atividades, como constroem suas identidades profissionais a partir da vivência em atividades de divulgação científica.

Material e métodos

O presente trabalho teve como objeto de estudo 12 alunos do curso de Licenciatura em Química participantes do PIBID durante suas atividades de divulgação científica que foram realizadas no projeto de extensão “Ciências sobre rodas: busão da ciências do agreste e do sertão. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Na coleta de informações fez-se uso de elementos da História Oral (MENEGOLO, CANCIONILA E MENEGOLO, 2006). Esta abordagem possibilita ao pesquisador recorrer, além de documentos escritos, aos documentos orais como elementos significativos no resgate de uma história. Deste modo a abordagem metodológica ocorreu em 05 etapas abaixo relacionadas: i) Organização do Material – elaboração de roteiro de entrevista com perguntas e escolhas do horário, local e do entrevistado; ii) Transcriação –interpretação das falas dos entrevistados; iii) Unitarização – organização dos registros das falas para posterior análise; iv) Categorização - construção de categorias para organizar as informações. Categorizaram-se os fragmentos retirados e relacionado as ideias dos textos lidos; v) Elaboração do metatexto – nesta última fase produziu-se um texto de cunho descritivo com um olhar crítico sob as análises realizadas, com o intuito de atingir a compreensão do que se levou a produção deste trabalho.

Resultado e discussão

Durante a pesquisa, os alunos foram submetidos a uma entrevista semiestruturada que continha as seguintes questões: 1) Quais motivos levaram a optar pela escolha desse curso? 41,7% escolheram por influência do professor e 58,3% afinidade pela disciplina; 2) Quais motivos influenciaram a participar do projeto? 83,3% relataram que seria importante na sua formação e 16,7% citaram o fato de serem remunerados; 3) Qual a importância da relação leitura e escrita? 91,6% perceberam a importância no processo de preparo para as apresentações e 8,4% consideram fundamental no processo de formação; 4) Qual a importância do processo de planejamento das atividades na execução? 50% reconheceram a importância do planejamento na preparação para executar a atividade, 33,3% reconheceram que evoluíram no processo de divulgação científica, 8,3% citam a importância do papel de divulgador e a reflexão ao termino das atividades para realizar uma avaliação; 5) Como vocês avaliam seus trabalhos? 41,7% estão satisfeitos com o que vem sendo executado e 58,3% tem consciência que necessitam avançar em alguns aspectos; 6) Existência de questões emocionais que poderiam ou não prejudicar nas atividades executadas? 83,3% citam a existência de dificuldades na interação com o público devido a alguns fatores relacionados ao nervosismo e insegurança e reconhecem sua evolução no decorrer das apresentações e 16,7% não sentiram dificuldades e estão realizados com seu trabalho; 7) Como você avaliaria a participação do público? 58,3% conseguiram despertar interesse e 41,7% reconheceram dificuldades em atrair a atenção da plateia; 8) Vocês pretendem continuar ou procurar outra área de pesquisa? 83,3% manifestaram o desejo de continuar e 16,7% pretendem conhecer outras áreas de pesquisa.

Tabela 1

Perguntas propostas e respectivas falas dos monitores.

Tabela 2

Categorias criadas a parti das falas dos monitores e porcentagem de alunos por categoria.

Conclusões

A pesquisa mostrou que os projetos contribuem na formação docente, os entrevistados reconheceram a importância de participar nos projetos e se percebem mais como divulgadores do conhecimento que como detentores do saber. Para alguns monitores o simples fato de ser uma ação remunerada também é fator importante, dado a realidade e o contexto em que estes monitores vivem. Percebe-se também que os entrevistados se encontram em processo de construção de sua identidade no curso e de desenvolvimento de novas formas de agir e de pensar enquanto futuros professores.

Agradecimentos

Agradeço ao monitores que contribuíram com a pesquisa, a CNPq e a FAPITEC/SE pelo apoio ao projeto “Ciências sobre rodas: busão da ciências do agreste e do sertão.”

Referências

CARVALHO, T. F. G.; PACCA, J. L. A. A Estação Ciência E A Divulgação Científica: Alguns Aspectos A Serem Considerados. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em ciências, Florianópolis , 8 Novembro 2009.
GOMES, J. A.; MARANDINO, M. A Formação Dos Monitores Em Museus E Centros de Ciências, Um Estudo Da Estação Ciência. FEUSP. [S.l.], 2008.
MARANDINO, M. A Pesquisa Educacional E A Produção De Saberes Nos Museus De Ciência. História, Ciências, Saúde , Rio de Janeiro , v. 12, p. 161-181, 2005.
MENEGOLO, E. D. C. W.; CANCIONILA C, J.; MENEGOLO L, W. O Uso da História Oral Como Instrumento de Pesquisa Sobre o Ensino da Produção Textual. Ciências e Cognição, v. 9, p. 2-13, Novembro 2006. ISSN 1806-5821.