Autores

Ferreira de Carvalho, I. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Machado Benite, C.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS) ; Gonçalves Alves, H.D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)

Resumo

Com a inserção das tecnologias de informação e comunicação(TIC's)no cotidiano da sociedade,é indispensável e inevitável que essas cheguem na vida escolar dos alunos,por isso as TIC's,vem com uma perspectiva abrangente.Podemos citar o OVA(objeto virtual de aprendizagem)que neste trabalho foi intitulado “África:uma breve história da descoberta dos metais” como uma TIC's,que tem o objetivo de auxiliar na compreensão de conceitos científicos de diversas áreas de conhecimento,interativo e também sendo multidisciplinar.Defendemos o OVA como um recurso suplementar de apoio à aprendizagem que preconiza a mediação do professor para o ensino dos conceitos envolvidos (Benite et al.,2011).Desta forma, o OVA pôde ser usado como uma ferramenta cognitiva para auxiliar a internalização de conhecimentos.

Palavras chaves

TIC's; OVA; Cobre metálico

Introdução

A cada ano que se passa intensifica mais na sociedade as novas formas de acesso à comunicação e às tecnologias de informação. Existe uma necessidade da busca constante pelo aprender e a construção de novos conhecimentos.E no âmbito educacional não difere muito dessa busca por novos métodos para difusão do conhecimento. Um exemplo é as(TIC’s).As tecnologias de informação e comunicação(TIC’s)e a mídia estão levando a educação a ser compreendida de outra forma(Ponte et al.,2000). Tem-se a ilusão que com a inserção das Tic’s no espaço educacional o desafio do ensino vai acontecer a qualquer custo,por pensar que elas são interativas.Mas ao contrário a interatividade vai a oposto a cultura escolar que ainda no século XXI vivencia uma educação baseada na transmissão de informação e do conhecimento pelo professor,não deixando que o aluno construa uma visão crítica em determinado assunto proposto a ele,esse aluno torna-se somente um receptor passivo, que apenas saberá responder as questões propostas pelo professor(Souza et al., 2012). Numa perspectiva diferente as TIC’s vieram para auxiliar o professor e contribuir com o ensino dos conteúdos em sala de aula, fazendo com que os alunos tenham uma apropriação do conhecimentos de forma lúdica,tecnológica e consequentemente uma formação mais crítica(Ponte et al., 200). Além disso, a educação precisa assumir de vez as TIC’s também como recurso dialógico para com os alunos, em ambiente que não apenas o presencial,como alternativa para a ampliação do tempo de ensino(Ponte et al., 200). Este trabalho discute brevemente a elaboração de um OVA (objeto virtual de aprendizagem) com o objetivo, possamos ensinar a química (obtenção do Cobre metálico a partir do sulfato de cobre II, dando um apanhar na história Africana) (Benite et al., 2011).

Material e métodos

O OVA intitulado “África: uma breve história da descoberta dos metais” foi construído utilizando o Wysiwyg Web Builder 9, um software que cria sites sem ter que aprender a linguagem HTML. O Wysiwyg Web Builder permite a inserção ou edição de hiperlinks e sua caixa de ferramentas permite o arraste dos objetos adicionando-os à página em desenvolvimento. A página inicial do OVA contém três hiperlinks: o primeiro “Texto”, mostra dois personagens que dialogam uma abordagem histórica da descoberta dos primeiros metais na antiga África. Durante os diálogos surgem hiperlinks contendo mapa, comentários e um experimento envolvendo o conceito de oxidação. No final da discussão um dos personagens convida o navegador a assistir outro experimento demonstrando a obtenção do cobre metálico a partir do sulfato de cobre II. Os experimentos foram realizados em nosso laboratório são filmados e editados no Sony Vegas, aplicativo utilizado para edição de áudio e vídeo. O segundo hiperlink é um atalho aos “experimentos” que são narrados em áudio e legenda e trazem no fim perguntas que abordam os aspectos fenomenológicos, teóricos e representacionais dos conceitos envolvidos. O terceiro hiperlink é destinado aos “Créditos”, contendo as referências bibliográficas e os endereços das imagens usadas no OVA. A imagem escolhida como background tem a intenção de fazer com que o aluno se sinta em um ambiente escolar. O OVA foi aplicado no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás, na disciplina “Química em Foco I” que tem como objetivo aprofundar o conhecimento científicos dos alunos a partir de técnicas inovadoras.

Resultado e discussão

Após a apresentação do OVA os alunos acessassem a plataforma Moodle(Modular Object Oriented Dynamic Learning)que é um sistema de gerenciamento de ambientes virtuais de aprendizagem disponibilizado pela instituição,para discutir os conceitos acerca do experimento da obtenção do cobre metálico a partir do sulfato de cobre II,como observado no extrato a seguir: Professor:O que vocês observaram no experimento? Aluno 1:Ocorreu uma reação entre a solução de sulfato de cobre e o ferro,mudando a coloração da esponja de aço e clareando a solução Aluno 2:Houve uma reação de oxidação e redução. Defendemos que “as representações evocadas a partir da integração entre imagem,linguagem e ação visam permitir ao usuário do OVA maior movimentação em relação às variáveis que enunciam o conceito”(Souza et al., 2012, p.434). Assim,a integração de vídeo de experimento no OVA permitiu com que os aprendizes evocassem,inicialmente,os aspectos fenomenológicos da reação ocorrida,permitindo o aluno 1 identificar a mudança de coloração da solução e da esponja de aço,característica de uma reação química e que o aluno 2 revelasse o tipo de reação ocorrida:reação de oxirredução. Em seguida,o professor aprofunda a discussão para a identificação dos elementos que se oxidam e reduzem na reação,obtendo a resposta do aluno 2. Aluno 2:O ferro se oxidou e o cobre foi reduzido. Em certa parte do experimento a quantidade de cobre no fundo do béquer reduz e fica transparente. Defendemos o OVA como um recurso suplementar de apoio à aprendizagem que preconiza a mediação do professor para o ensino dos conceitos envolvidos (Benite et al., 2011).Na fala do aluno 2,podemos notar a internalização do conhecimento simbólico externalizado por meio da classificação de oxidante para o ferro e redutor para o cobre.

Conclusões

Defendemos que o OVA é uma ferramenta que pode contribuir para o ensino de conceitos e para a realização de experimentos numa perspectiva investigativa, lúdica e conjunta (professor-aluno), relacionando teoria, contexto e experimento. Desta forma, o OVA pôde ser usado como uma ferramenta cognitiva para auxiliar a internalização de conhecimento químico em atividade de grupo com o uso das TIC’s, em que a discussão, a conjectura e o teste de ideias foram atividades dominantes em oposição ao ensino conteudista e pragmático (Souza et al., 2012).

Agradecimentos

Igor da Silva Paixão

Referências

BENITE, A.M.C.; BENITE, C.R.M.; SILVA-FILHO, S.M. Cibercultura em Ensino de Química: Elaboração de um Objeto Virtual de Aprendizagem para o Ensino de Modelos Atômicos. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 71-76, 2011.
SOUZA, P.A.L.; OLIVEIRA, G.S.; BENITE, C.R.M.; BENITE, A.M.C. Estudos sobre a ação mediada no ensino de física em ambiente virtual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. Especial 1: p. 420-447, 2012.
GEPEQ – Grupo de Pesquisa em Educação Química. Interações e transformações. Edusp, São Paulo, 1994.
ESPERIDIÃO, I.M., NÓBREGA, O, Os metais e o homem. Editora Ática, São Paulo, 1996.
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