Autores

Santos, R.T.F. (IFMA) ; Costa, T.J.N. (UEMA) ; Santos, C.R.F. (FACEMA) ; Abreu, A.S. (IFMA) ; Oliveira, M.M. (IFMA)

Resumo

O presente trabalho objetivou-se em diagnosticar a eficiência da aplicação de um workshop para a temática “Vidros” nas aulas de Química, foi realizado questionário com alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública estadual do município de Timbiras, MA. A metodologia foi realizada em etapas. Na primeira etapa foi aplicado aos alunos um questionário diagnóstico para averiguar os conhecimentos dos educandos sobre a temática em questão e em um segundo momento foi ministrado um workshop. A atividade foi finalizada com um teste avaliativo. Com a aplicação do Workshop pode-se notar que houve um grande envolvimento da turma, apesar das dificuldades encontradas por alguns alunos em compreender a relação de alguns conceitos químicos.

Palavras chaves

Ensino Médio; Vidros; Workshop

Introdução

O ensino de Química tem passado por momentos de intensa reflexão, devidos aos elevados índices de evasão e reprovação, a Química vem sendo uma das disciplinas mais rejeitadas, decorrente do nível de memorização de conceitos e fórmulas como são apresentados nos livros didáticos. Assis Júnior, Silva, e Pinto (2013) também atribuem essa rejeição ao fato das aulas não “serem prazerosas” nesse ínterim é necessário a intervenção do professor com metodologias alternativas em suas aulas, contribuindo para instaurar o conhecimento científico com o conhecimento cotidiano. “Os Vidros” não é um tema muito debatido nas aulas de Química, embora seja significativo a fim de desencadear discussões no que se refere a matéria prima, consolidação e fabricação dos vidros, correlacionando aos conceitos de composição e ligações químicas, propriedades ópticas dos materiais, reciclagem. Desta forma, trabalhar com a temática sobre Vidros nas aulas de Química constitui um desafio para os professores. Assim o presente trabalho teve o objetivo de aplicar um workshop em uma Escola Estadual no município de Timbiras- Ma.

Material e métodos

Este trabalho tem caráter quantitativo foi realizado em uma Escola pública Estadual do município de Timbiras no Maranhão. A escola é composta de alunos de Ensino Médio no qual a maioria advém do próprio município como também municípios adjacentes. A turma escolhida para o desenvolvimento do trabalho foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio, justificado pela presença na grade curricular do programa da disciplina os assuntos de ligações químicas. A metodologia foi realizada em etapas. Na primeira etapa foi aplicado aos alunos um questionário diagnóstico para averiguar os conhecimentos dos educandos sobre a temática dos vidros e se conseguiam associar as propriedades e características destes materiais com o tipo de ligações existentes entre átomos e moléculas. Em um segundo momento foi ministrado um workshop que consistiu em uma micro-aula, demonstração de vídeos e materiais do cotidiano dos alunos, visando um maior interesse dos educandos, prestando esclarecimentos e sanando dúvidas. A atividade foi finalizada com um teste avaliativo com perguntas que compreendiam os mesmos conceitos do questionário diagnóstico.

Resultado e discussão

No questionário diagnóstico realizado com os alunos foram feitas perguntas sobre conceitos, composição, aplicação e ligações químicas presentes nos vidros, verificou-se que a maioria dos alunos (96%) não souberam responder com clareza os questionamentos e associar os conceitos químicos com a natureza destes materiais. Nesse questionário foi possível verificar que os alunos desconheciam as matérias- primas para a fabricação do vidro comum, a importância da reciclagem, a relação das ligações químicas com as propriedades dos vidros. Observa-se que, o ensino de química enfrenta algumas dificuldades, como a mera reprodução e memorização de formulas e leis, constatando-se a ausência de postura crítica e científica dos educandos frente às dificuldades vivenciadas (FAZENDA, 2008). Com a aplicação do Workshop pode-se notar que houve um grande envolvimento da turma, apesar das dificuldades encontradas por alguns alunos em compreender a relação de alguns conceitos químicos. Por ser um tema que não é muito estudado no ensino médio a expectativa foi alcançada, pois no questionário aplicado após o workshop todos os alunos afirmaram ter aprendido conceitos relevantes sobre os vidros, desta vez, a grande maioria dos educandos (85%) demostraram compreender o conteúdo assim como visualizaram a aplicabilidade destes no cotidiano.

Conclusões

Conclui-se que os métodos e materiais empregados nessa pesquisa são eficientes para assimilação do conteúdo, antes da realização do workshop os alunos não conseguiam associar as propriedades e conceitos dos vidros com as Ligações Químicas e com a aplicação dessa estratégia os educandos em sua grande maioria tiveram desempenho satisfatório na compreensão do conteúdo proposto.

Agradecimentos

Referências

Assis Junior, P.C.; Silva, L.N. C.; Pinto, M.A S. A importância dos polímeros nas aulas de química do ensino médio: uma abordagem teórico-prática. Congresso Brasileiro de Química, 53., 2013, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro: ABQ, 2013. Disponível em <http://www.abq.org.br/cbq/2013/trabalhos/6/3273-9162.html>. Aceso em 22 Maio, 2014.

FAZENDA, I. C. A (b); Didática e Interdisciplinaridade. 13º ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. 141 p.