Autores

Oliveira, J.S.C. (IFMA-CAMPUS CAXIAS) ; Rodrigues, L.R.O. (IFMA-CAMPUS CAXIAS) ; Costa, M.M. (IFMA-CAMPUS CAXIAS) ; Santana, J.C. (IFMA-CAMPUS CAXIAS) ; Silva, R.T. (IFMA-CAMPUS CAXIAS) ; Silva, E.K.P. (IFMA-CAMPUS CAXIAS)

Resumo

O presente estudo buscou abordar a importância das iniciativas PIBIC e PIBID na formação do licenciando em Química e Ciências Biológicas do IFMA-Campus Caxias e teve como objetivo identificar e analisar as competências e habilidades adquiridas pelos alunos que participam desses programas e como eles influenciam na sua trajetória de educador e pesquisador. A pesquisa teve caráter exploratório além de uma avaliação qualitativa dos dados. Foram entrevistados 31 acadêmicos participantes das iniciativas PIBIC e PIBID dos cursos de Química e Ciências Biológicas do 7° e 5° período. Nesta pesquisa, observou-se que a maioria dos acadêmicos percebem que esses programas são meios impulsionadores na formação de educador e produção científica servindo como estímulo para Pós-Graduação visada por eles.

Palavras chaves

Licenciando; PIBIC; PIBID

Introdução

De acordo com Silva e Weide (2011) nota-se que o professor, em sua docência, acaba reproduzindo a aprendizagem recebida em sua formação, isto é, uma prática educativa conteudista, marcada pela transmissão apenas do que já é conhecido, cuja metodologia utilizada para a transmissão dos conteúdos é a imposição de ideias, logo, é evidente a ausência da pesquisa na formação docente e em sua prática. Torna-se, assim, um profissional que se limita a reproduzir a aprendizagem, tem dificuldades em fazer descobertas ou em criar novos conhecimentos e em elaborar uma prática educativa contextualizada, além de tornar a educação um processo exaustivo e repetitivo. Desse modo, sem a presença de pesquisa, há tampouco inovação, quanto aprendizagem significativa.Nesse sentido, é válido ressaltar uma iniciativa que se considera relevante, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC –implementado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência –PIBID – implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A participação do licenciando nesses programas é importantíssima para sua formação de futuro educador, pois contribui para a ampliação de conhecimentos das disciplinas do curso, principalmente nos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas onde há uma grande necessidade em associar teoria e prática dos conteúdos específicos. Desta maneira, a pesquisa buscou abordar a importância das iniciativas PIBIC e PIBID na formação do licenciando em Química e Ciências Biológicas com o objetivo de identificar e analisar as competências e habilidades adquiridas pelos acadêmicos que participam desse programas.

Material e métodos

O estudo caracterizou-se como natureza exploratória com avaliação qualitativa dos dados, com ênfase metodológica na narrativa escrita, que potencializa uma riqueza de dados. Para a recolha dos dados na pesquisa utilizou-se o instrumento: entrevista com os alunos participantes do PIBID e/ou PIBIC. A entrevista continha dez questões, cujo objetivo era conhecer as opiniões dos acadêmicos de forma mais específica e sólida sobre a importância e influência da pesquisa e dos programas PIBIC e PIBID na trajetória de pesquisador e educador dos mesmos, procurando também analisar a opinião dos bolsistas sobre o papel das Instituições quanto aos objetivos do ensino com pesquisa para alunos de licenciatura. As respostas os foram analisadas de forma geral sem distinção de curso ou período. A entrevista ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão - Campus Caxias, sendo realizada por turma, portanto, a entrevista foi realizada com 31 acadêmicos bolsistas, que se distribuem por turmas de Química 1 e 2 e Ciências Biológicas 1 e 2. A primeira turma de Licenciatura em Química – 2012.1- apresenta cinco acadêmicos participando do programa PIBIC e sete participando do PIBID - somando um total de 12 bolsistas. Enquanto que a segunda turma do mesmo curso -2013.1- apresenta um acadêmico participando do PIBIC e três do PIBID, com total de quatro acadêmicos bolsistas. A primeira e segunda turma de Ciências Biológicas apresentam, respectivamente, nove e seis acadêmicos bolsistas sendo todos participantes do PIBIC.

Resultado e discussão

Segundo os entrevistados, de modo geral, a iniciação à pesquisa científica, proporcionada pelo programa PIBIC, influencia o licenciando, pois contribuir para ampliação do conhecimento das disciplinas, conteúdos específicos, habilidades de autorreflexão e melhora na habilidade de gestão e organização no trabalho, tornando-se praticamente um dos fatores decisivos para consolidar o caminho ou área que se pretende seguir, proporcionando novas experiências e novos desafios. Além do aperfeiçoamento da oratória e escrita científica, aprimoramento das habilidades de observação e/ou análise, valorização do trabalho em equipe contribuindo para serem futuros educadores contextualizados e não presos a metodologias autoritárias e ditatoriais. Os acadêmicos se mostraram unânimes ao revelarem a importância do contato entre o licenciando e a realidade do âmbito escolar, proporcionada pelo programa PIBID, pois o mesmo terá acesso às diversas problemáticas da Educação, que os estimularão à busca por medidas solucionadoras. Consideraram, também, a importância dessas iniciativas para inserir o acadêmico na comunidade científica de forma participativa, sendo norteador para a escolha da área da pós-graduação e obtenção de pontos para os provas de Mestrado e Doutorado enriquecendo o currículo e gerando reconhecimentos. No entanto, os alunos revelaram como pontos desestimulantes para desenvolvimento de projetos de pesquisa, a carência de professores na Instituição interessados em se tornarem orientadores de projetos, a não possibilidade da participação dos acadêmicos que possuem atividade remunerada (carteira assinada) sendo vedada pelos programas, o atraso das bolsas retardando a execução do projeto e falta de alguns equipamentos específicos para desenvolver projetos em diversas áreas.

Conclusões

As análises realizadas acerca da temática deste trabalho evidenciaram que os entrevistados percebem que os programas são meios influenciadores na formação acadêmica principalmente nos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas onde há uma grande necessidade em associar teoria e prática dos conteúdos específicos, como foi mencionado pelos alunos nas entrevistas. Assim, pode-se afirma que os alunos estão cientes de que o contato firme entre licenciando e prática científica e docente torna-se valioso para aprendizagem e formação de educador e pesquisador.

Agradecimentos

À Deus, ao corpo administrativo IFMA- Campus Caxias, a nossa Orientadora Joseane Oliveira e aos alunos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas.

Referências

SILVA, V. S.; WEIDE, D. F.; Pesquisa na formação e na prática docente. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, V. 5, N. 9, jan-jun. 2011.