Autores

Rezende, L.R.F. (UFRPE/UAST) ; Gomes, M.C.N.V. (UFRPE/UAST) ; Leite, B.S. (UFRPE/UAST)

Resumo

A introdução dos recursos didáticos digitais (RDD) em sala de aula se torna cada vez mais frequente, a intervenção dos professores por meio da tecnologia tem o intuito de aproximar a realidade do novo perfil de aluno, a uma abordagem de forma diferente, na tentativa de diminuir o nível de abstração de alguns conteúdos. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de professores e alunos da escola de referência da cidade de Tabira no sertão pernambucano sobre a integração dos RDD nas aulas de química. Os resultados mostram uma postura favorável quanto ao uso dos recursos em sala de aula e o seu aproveitamento, entretanto é preciso superar algumas dificuldades, sociais e técnicas impostas pelos recursos tecnológicos oferecidos a professores e estudantes no município de Tabira- PE.

Palavras chaves

Educação; Tecnologia; Integração

Introdução

Com o avanço da tecnologia foram criados novos recursos partindo das necessidades encontradas por um novo tipo de sociedade. Novas maneiras de pensar e de compartilhar estão sendo elaboradas no mundo da informática. Devido a essas mudanças na tecnologia acontecerem rápida em pequenos espaços temporais faz-se necessário uma reciclagem no modo de ensinar. A utilização de recursos didáticos digitais (RDD) como uma ferramenta educacional é um meio facilitador na fixação da aprendizagem, pois estimula a criatividade e ajuda na construção do conhecimento (LEITE, 2015). Os RDD são artifícios presentes no ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno e podem ser: equipamentos, instrumentos, ferramentas, materiais, cds/dvds, que são aplicados no ensino das disciplinas. Uma característica dos RDD está na sua reutilização, isto é, todo objeto deve ser desenvolvido com a clareza de que deve possuir todos os requisitos para que possa ser reutilizado em uma situação diferente, por outros docentes (TAROUCO, 2003). Eles auxiliam na compreensão de situações, experiências, demonstrações, sons, imagens e fatos para o campo da consciência, então, eles se transmutam em ideias claras e inteligíveis. O desafio encontrado para o ensino é, portanto, introduzir esses RDD na rotina diária do professor como forma de atrair a atenção dos alunos, gerarem uma maior participação dos mesmos, na tentativa de diminuir a abstração que se torna uma barreira na fixação do conteúdo, trazendo para uma visão mais palpável à compreensão dos alunos em conteúdo que necessitam dessa visão mais abstrata. Neste trabalho nosso objetivo é avaliar o uso dos RDD em uma escola da cidade de Tabira-PE e quais os impactos causados através desse uso, identificando as possíveis limitações de seu uso em sala de aula.

Material e métodos

Com a intenção de verificar a utilização de recursos didáticos digitais no ensino, realizamos um levantamento com professores e estudantes da única escola estadual de referência em Tabira-PE. Buscando identificar se são utilizados os RDD, quais são os modelos e métodos utilizados, e por fim determinar a relação desse uso com a aprendizagem. A pesquisa segue os moldes de uma pesquisa qualitativa na qual se obtêm dados a partir de observação, entrevistas ou interações verbais e focos nas intenções e interpretações dos participantes (HOLLOWAY, WHEELER, 1995). A coleta de dados foi realizada por meio de 02 questionários, sendo o primeiro aplicado para os professores de química da escola e o segundo questionário para 60 alunos das turmas do 1º e 2º ano do ensino médio. O questionário 01 para os professores, foi elaborado com 07 questões discursivas com o intuito de conhecer os efeitos do uso desses recursos na aprendizagem, a disponibilização desses recursos pelo o estado, o modo como esse direcionamento acontece, se há uma preparação para o uso, as dificuldades para esse uso, e por último, se o mesmo aumenta a interação entre o professor e o aluno. Já o questionário 02 para os alunos, apresentava 07 questões objetivas e discursivas com o objetivo de descobrir a frequência no uso dos RDD digitais, quais são estes, a finalidade deste uso em sala de aula, as dificuldades encontradas para esse uso, o suporte oferecido para esse uso, se os mesmos sabem utilizar esses recursos e para finalizar, se eles avaliam de forma positiva ou negativa o uso desses recursos para aprendizagem. As respostas obtidas nos questionários foram analisadas e separadas, para uma posterior interpretação dos dados.

Resultado e discussão

Em relação as respostas do questionário 01, os professores corroboraram com a ideia de que os recursos didáticos digitais estimulam a cognição, a motivação e a criatividade, sendo assim, melhora a interação entre aluno e professor. Eles ressaltam que esse é o momento em que os próprios alunos constroem seu aprendizado e que para os recursos deve haver um direcionamento para fins didáticos, como por exemplo, jogos lúdicos, pesquisas etc. Porém, quando perguntamos se havia um estímulo no uso de recursos pelo o estado ou pela escola, ficou claro que há uma defasagem quanto a essas inovações e as que são oferecidas não suprem o objetivo de ser um auxilio didático para o professor, além de não existir uma preparação específica e contínua, contribuindo para uma dificuldade no manuseio desses recursos. O questionário 02 é descrito através da análise das respostas dos alunos. Quando abordados sobre uso, nota-se que os mesmos tinham conceitos diferentes no que se refere ao que são os RDD e que a maioria não tinha contato com os mesmos, utilizavam apenas data show e computadores com a finalidade de fazer a chamada no diário digital, exposição da aula e para assistir vídeos/filmes. Os alunos destacaram que as dificuldades para o uso desses recursos eram a falta de preparação, de estrutura e de objetividade na execução, levando em consideração que um está diretamente ligado ao outro. Por fim, foi questionado se a utilização dos RDD atuaria de forma positiva ou não na aprendizagem. Os resultados indicam que a maioria afirma que o uso dos RDD facilitaria em sua aprendizagem. Observamos que o uso dos RDD tais como podcasts, repositórios digitais, hipermídias e blogs podem contribuir para um melhor desempenho em sala de aula, que podem ser construídos pelos alunos e professores.

Conclusões

Os RDD têm a função de integrar a tecnologia a educação, tornando mais fácil a visualização de conteúdos mais abstratos. As dificuldades encontradas no uso desses recursos ainda estão ligadas a falta de estrutura e formação para o uso. O trabalho destaca a importância que os RDD proporcionam a possibilidade de mobilidade e economia de espaço, disponibilizado em uma área virtual. Essa temática permite um direcionamento sobre a situação real quanto ao uso desses recursos, apontando as melhorias a serem feitas para que haja a integração dos mesmos na prática de ensino desses professores.

Agradecimentos

LEUTEQ, UFRPE, UAST, Pró-reitoria de Extensão

Referências


HOLLOWAY, WHEELER. Ethical issues in qualitative nursing research. Nursing Ethics, v. 2, p. 223-232, 1995.

LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015.

TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M. C. J. M.; TAMUSIUNAS, F. R. Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2003.