Autores

Araújo, K.A.L.G. (UESPI) ; Bezerra, E.F.S. (UESPI) ; Paz, W.H.P. (UESPI) ; Silva, L.K.R. (UESPI) ; Nascimento, J.L.L. (UESPI) ; Ciríaco, M.G.S. (UESPI)

Resumo

Devido a necessidade de elaborar metodologias expositivas pautadas na melhoria do ensino praticados pela maioria dos docentes quanto ao conteúdo de Química, os alunos da disciplina de metodologia do ensino de química elaboraram projetos voltados para alunos com a utilização de materiais de baixo custo. Neste trabalho foi elaborada 3 práticas para alunos de 2º ano do ensino médio da Unidade Escolar Filinto Rêgo em União- PI a primeira: “Sangue do diabo” abordando o conteúdo de ácidos e bases; a segunda: “Pilha de limão” abordando o conteúdo de eletroquímica; e o terceiro: “Tinta invisível” para demonstrar uma reação de complexação. Com a aplicação dessa metodologia foi possível melhorar a compreensão dos alunos acerca dos assuntos abordados nos experimentos.

Palavras chaves

Ensino de Química; Metodologia; Conhecimento

Introdução

No ensino de Química, a utilização de metodologias do processo de ensino-aprendizagem, baseados somente em aulas tradicionais, onde o professor passa o tempo todo expondo a matéria utilizando quadro e o livro didático, muitas vezes o aluno que é tratado como um simples ouvinte das informações que o professor expõe, ou seja, ser uma forma de apenas memorizar conteúdo. É de extrema importância que o ensino da Química dependa também de outras variáveis, como: recursos didáticos, habilidades e ambiente sociocultural ao qual estão inseridos para a abordagem desta área do conhecimento. Muitos professores acreditam que a utilização de metodologias inovadoras durante as aulas como, por exemplo, a experimentação, fórmula um pensamento científico e desperta o interesse pela disciplina de Química. Segundo Giordan (p. 2, 2003,) afirma que a experimentação desperta forte interesse entre os alunos proporcionando um caráter motivador, essencialmente vinculado aos sentidos. As atividades experimentais possibilitam que o aluno construa seu conhecimento. As propostas mais recentes, para o ensino de Química, têm como um dos pressupostos a necessidade do envolvimento ativo dos alunos nas aulas, em um processo interativo (professor-aluno) em que as concepções conceituais dos alunos sejam contempladas (Lima e Silva, p. 2, 2013). Com isso é possível criar oportunidades para que os estudantes possam expressam como veem o mundo, como entendem os conceitos, quais são as suas dificuldades. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou através da disciplina de metodologia do ensino de química realizar práticas experimentais com o intuito de facilitar e melhorar a fixação dos conteúdos de química para os alunos da Unidade Escolar Filinto Rêgo da cidade de União-PI.

Material e métodos

O projeto foi realizado na Unidade Escolar Filinto Rêgo para alunos de 1º 2º e 3º ano do ensino médio, no qual foram aplicadas três práticas experimentais. No experimento 1: “Sangue do diabo” foi abordado o conteúdo de ácidos e bases, no qual foi utilizado béqueres, secador de cabelo, hidróxido de amônio, fenolftaleína e água destilada. Esse experimento foi aplicado para demonstrar a transformação do NH3OH (hidróxido de amônio – reação: NH4OH + H2O → NH3 + 2H2O). No experimento 2: “Pilha de limão” foi trabalhado o conteúdo de eletroquímica no qual utilizou-se, fios de cobre, multímetro, moeda de cobre, clipes de zinco e limão para demonstrar uma reação oxido-redução, assim como medir a corrente elétrica. No experimento 3: “Tinta invisível” utilizou-se amido de milho (maisena), tintura de iodo, 1 béquer, 1 bastão de vidro e pedaços de papelão para demonstrar uma reação de complexação. A demonstração dos experimentos foi realizada no pátio da escola, no qual foi feita inicialmente a explanação de cada conteúdo. Após a execução dos experimentos foram realizados questionários contendo cinco questões para avaliação da aprendizagem dos alunos.

Resultado e discussão

Com base na entrevista e questionamentos realizados com os alunos obtiveram-se resultados positivos e satisfatórios, haja vista que foi perceptível um rendimento alto dos alunos em comparação ao nível de aprendizagem e assimilação dos conteúdos vistos em sala de aula. Com base nos resultados da figura 1, fica evidente que o projeto desenvolvido na escola foi aprovado por mais de 75% dos alunos. Comprova-se que os conceitos teóricos aliados à prática contribuem com a participação ativa dos alunos, aprimorando o conhecimento e aumentando o nível de entendimento e compreensão dos alunos em relação aos experimentos realizados para os mesmos (reação de ácido-base, reação oxido-redução e reações de complexação). Com isso mostram que praticas experimental são uma ferramenta eficiente e indispensável no processo de ensino-aprendizagem e nas demais atividades pedagógicas, no qual ocorre a reconstrução do conhecimento, motivação e efetuando a afinidade dos alunos com a disciplina de Química. Entretanto, observou-se que alguns alunos mostram insatisfações na disciplina, afirmando que mesmo com o desenvolvimento do projeto ainda não foi possível suprir todas as deficiências sobre o conteúdo explorado como exercício de aprendizagem. O presente trabalho também teve como meta chamar a atenção dos professores e educadores da Unidade Escolar Filinto Rego, para desenvolverem atividades complementares e alternativas dentro e fora da sala de aula para melhorar o aprendizado dos alunos, uma vez que a instituição é carente de um laboratório especifico.

Figura 1

Resultados obtidos através de questionamentos e entrevistas com os alunos da Unidade escolar de União-PI.

Figura 2

Execução dos experimentos para os alunos

Conclusões

Com o desenvolvimento do projeto escola na cidade de União-PI foi possível explanar conceitos químicos relativos à ácido e bases, eletroquímica e reações de complexação através de experimentos simples, o que ocasionou uma compreensão melhor da teoria estudada sendo explanada de forma diferente e participativa. Comprovou-se que o projeto foi aceito pela maioria dos alunos, ocasionando a curiosidade e despertando o interesse pela disciplina de química. Fica evidente que praticas experimentais devem ser inseridas como forma de complementar o ensino da disciplina de química.

Agradecimentos

Referências

GIORDAN, M. Experimentação por simulação. Textos LAPEQ, USP, São Paulo, n. 8, 2003.
LIMA, D. S.; SILVA, C. C. Uso de atividade práticas no ensino de química em uma escola públca de jataí- Goiais. Revista eletrônica do curso de pedagogia do Campus Jataí. v.2, n.15, 2-18, 2013.