Autores

Willamys Bezerra Cavalcanti, J. (UFPE) ; Osvaldo Cunha da Silva, J. (UFPE) ; Maria de Oliveira, P. (UFPE) ; Araújo Sá, R. (UFPE)

Resumo

Neste trabalho foram realizadas algumas reflexões acerca da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e o ensino de Ciências em escolas da rede pública do agreste Pernambucano. A obtenção dos dados foi através de uma pesquisa de campo em duas escolas públicas de ensino médio. Foi aplicado um questionário com perguntas discursivas sobre a abordagem CTSA na contextualização do ensino de ciências pelos professores. A pesquisa evidenciou que 100% dos professores não tiveram esta abordagem em sua formação. No entanto não foi um impedimento para o trabalho da temática em sala de aula. Foram analisados livros didáticos na ótica CTSA.

Palavras chaves

Ensino das Ciências exata; abordagem CTSA; Rede pública de ensino

Introdução

Na sociedade em geral, muitas vezes as instituições de ensino têm como uma de suas funções formar apenas profissionais. Essa linha de pensamento não condiz com o papel da escola no meio social, pois a mesma deve ter como função principal a formação de cidadãos (VIEIRA; BAZZO, 2007),ou seja, formar cidadãos críticos e reflexivos diante da sociedade.Com isso Freire (1987, p. 39) propõe uma educação problematizadora levando os educandos a compreenderem o mundo a partir da realidade que vivenciam, a proposta CTSA vem para ajudar o educando a ter um conhecimento significativo das ciências. Quando analisamos um currículo com ênfase na perspectiva CTSA (Ciência- Tecnologia-Sociedade e Ambiente) é notório uma necessidade de uma proposta de trabalho que contemple essas relações. Autores como BAZZO (2003), SANTOS E MORTIMER (2002) e DELIZOICOV (2002), entre outros, apontam para essa problemática. É sabido que a abordagem CTSA contribui para um maior significado ao aprendizado das disciplinas, especialmente as ciências exatas, por isso é necessário o questionamento sobre o desenvolvimento científico e tecnológico no ambiente social . De acordo com a problemática apresentada, discutiu-se questões referentes ao uso da abordagem CTSA em escolas públicas do estado de Pernambuco por meio dos professores e livros didáticos .

Material e métodos

Baseado na proposta CTSA foi feito um questionário (Q4) para verificar a visão dos professores da rede pública de ensino e o conhecimento dos mesmos sobre a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em sala de aula. A atividade foi aplicada a professores de Química, Física e Biologia das cidades de Gravatá e Bonito (PE). Foram abordadas questões relacionadas ao tempo de atuação em sala de aula, formação acadêmica e disciplina lecionada. Além da abordagem CTSA na contextualização no ensino de Ciências. Foram analisados alguns livros didáticos trabalhados por esses professores em suas salas de aula, visando uma investigação de como a ótica CTSA está sendo apresentada aos alunos do ensino médio da rede publica do estado.

Resultado e discussão

Diante da problemática abordada sobre a perspectiva CTSA e fundamentando-se nas respostas do questionário, observou-se que 100% dos professores na sua formação inicial não tiveram o ensino de ciências contextualizado a partir da abordagem CTSA. Por outro lado, cerca de 80% trabalharam de forma isolada ou com propostas afins como o TIC(Tecnologias da Informação e Comunicação),CTS(Ciência,Tecnologia e Sociedade) e CSA (Ciência Sociedade e Ambiente). Constatou-se também entre os entrevistados, que a abordagem dos conceitos de ciências, na ótica CTSA, é essencial para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.Pois, alfabetizar os cidadãos em ciência e tecnologia é hoje uma necessidade do mundo contemporâneo. Não se trata de mostrar as maravilhas da ciência, como a mídia já o faz, mas de disponibilizar as representações que permitam ao cidadão agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas. Essa tem sido a principal proposição dos currículos com ênfase em CTS (SANTOS e SCHNETZLER, 1997). Os relatos dos docentes A e B sobre esta abordagem demonstram esta preocupação “A abordagem CTSA torna o ensino-aprendizado mais atraente para o aluno e eficaz.” Um outro docente (B) deu o seguinte depoimento: “Essa abordagem leva o educando a ser sujeito participativo da construção do saber poderoso, ou seja, o saber significativo.” Na análise dos livros didáticos na ótica CTSA, observou-se que estes ofereciam uma imagem de ciência empirista, cumulativa e que não consideram aspectos qualitativos, do tipo histórico, sociológico, humanístico, tecnológico, levando ao aluno um certa distância entre sua realidade e o conteúdo estudado. Dados que conferem com a pesquisa de Solbes e Vilches (1992).

Conclusões

Mesmo não sendo abordada essa perspectiva na sua formação docente , os professores desejam ou aplicam de forma direta ou indiretamente essa ótica CTSA na sala de aula. Os mesmo observam a necessidade e a utilização dessa proposta como meio de chegar a um aprendizado significativo. Os livros didáticos apresentaram a proposta CTSA de forma isolada e de difícil compreensão pelos alunos. A CTSA busca fazer com que o educando construa o seu conhecimento através de um aprendizado significativo das ciências que muitas vezes são trabalhadas descontextualizadas pelos professores.

Agradecimentos

À Deus, aos meus amigos coautores desse trabalho, ao professor orientador Dr.Prof Roberto Araújo Sá, aos professores da rede pública de ensino e a UFPE/CAA.

Referências

BAZZO, W. A; LINSINGEN, I.von; PEREIRA. L. T. do V. (Eds.). Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) . Cadernos de Ibero-América. Madri: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003.
BAZZO, W. A. (1998). Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis:
EDUFSC. BERNARD, F., CROMMELINCK M. (1992). Sciences de la nature, technologies et sociétés. In: MEULDERS, M., CROMMELINCK, M., FELTZ B. Pourquoi la science? Paris: Champ Vallon
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
SOLBES, J.; VILCHES, A. El Modelo Construtrivista y las Relaciones
Ciencia/Técnica/Sociedad (CTS). Enseñanza de las Ciencias. Barcelona, v.10, n.2, p. 181-
186, 1992.
HARRES, J. B. S. Concepções de Professores sobre a Natureza da Ciência. Tese. Porto
Alegre: Faculdade de Educação – PUC, 1999.