Autores

de Sousa Rodrigues, T. (IFRJ) ; Fernandes e Silva Neves, M.A. (IFRJ) ; Rodrigues de Sá Alves, T. (UFF) ; Leal de Castro, D. (IFRJ) ; Ferreira Santos, C. (UFRJ)

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo a análise de questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Novo ENEM, no período de 2009 a 2014, quanto à presença da temática ambiental, bem como identificar que tópicos do assunto foram mais recorrentes. Além de sinalizar aos professores de química que tópicos ambientais, inseridos nas questões, podem ser utilizados como temas geradores para suas aulas, utilizando o método de análise documental (PÁDUA, 1997). Esta pesquisa demonstrou que há um número considerável de questões abordando a temática ambiental, além de um vasto número de tópicos ambientais que podem ser utilizados como temas geradores, auxiliando professores na elaboração, flexível, de uma metodologia adequada, a realidade de cada uma de suas turmas.

Palavras chaves

Temática ambiental; Educação Ambiental; Novo ENEM

Introdução

Perante as preocupações com impactos ambientais, os professores detêm um papel significativo na formação de cidadãos conscientes e atuantes na minimização destes. Com isso, novas práticas educacionais vêm sendo desenvolvidas e aplicadas, sendo o tema educação ambiental um assunto inserido no contexto dos alunos em diferentes segmentos, se evidenciando nas provas de ingresso às instituições de ensino superior, como, por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Criado em 1998, o ENEM tem a preocupação de avaliar os conhecimentos dos alunos ao término da educação básica, contribuindo com melhorias no ensino deste segmento (INEP) e seguindo as orientações da reforma do ensino médio contemplando as diretrizes dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, ao demonstrar, por meio de uma prova, como é possível desenvolver uma perspectiva transdisciplinar, privilegiando a aprendizagem por meio de resolução de problemas presentes no cotidiano (CASTRO e TIEZZI, 2004). Um dos temas abordados no ENEM é a Educação Ambiental (EA - termo aderido na década de 70, a fim de se referir a iniciativas, em prol das questões ambientais, de escolas e/ou grupos sociais), que compreende "os processos por meio dos quais os indivíduos constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação ambiental, essencial à sadia qualidade de vida" (BRASIL, 1999). A temática ambiental possibilita a problematização dos impactos ambientais, viabilizando discussões críticas facilitadoras da compreensão da realidade, ou seja, podem tornar-se temas geradores (TOZONI-REIS, 2006). Portanto, este estudo pretende verificar os tópicos ambientais presentes nas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e como podem ser utilizados como temas geradores.

Material e métodos

O trabalho consistiu em uma análise documental, seguindo o método de Pádua (1997), a partir das provas do ENEM. No primeiro momento, foram selecionadas as questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) do Novo ENEM (2009 a 2014), que possuíam como foco principal ou secundário, a temática ambiental. Posteriormente, foram identificados os tópicos ambientais presentes nas questões selecionadas da primeira etapa, observando os mais recorrentes. E por fim, destacou-se, dentre estes, os que podem ser tratados como temas geradores e utilizados no ensino de química. Foram analisadas seis aplicações do ENEM, ao todo foram investigadas duzentos e setenta questões das CNT, com os componentes curriculares: Química, Física e Biologia, sendo quarenta e cinco para cada ano do exame. Vale ressaltar que alguns tópicos só se enquadravam nos assuntos pertinentes aos conteúdos de biologia ou física, portanto não foram considerados para as discussões.

Resultado e discussão

Por meio da análise, foi identificado um número significativo de 63 questões que possuem relações com a temática ambiental. O gráfico 1, mostra o número de questões encontradas em cada ano e o de questões na área de conhecimento químico. Podemos observar no gráfico 1, que as questões ambientais sempre estão presentes nas aplicações do ENEM, e sempre em um número considerável de questões. Porém em alguns anos essas questões estão mais voltadas para química, podemos verificar isso no ano de 2014, que quase todas as questões com temática ambiental, são relacionadas à Química, 10 no total de 12. Já em 2009, obteve um número relativamente baixo de questões relacionadas à Química, comparado com as encontradas com temática ambiental. Os quatro tópicos ambientais mais recorrentes, em ordem decrescente, foram: Poluição ambiental (31 questões), Matrizes energéticas (6), Efeito estufa (6) e Resíduo sólido (5). No tópico Poluição Ambiental, estão inseridas também questões discutindo ou apenas mencionando impactos aos ecossistemas aquático, terrestre e/ou aéreos, como é descrito nas Habilidades H10 e H12 da Competência 3 do INEP: H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e (ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais; H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios. (BRASIL, 2009). Este levantamento pode auxiliar os professores de Química na seleção e utilização destas questões do ENEM durante suas aulas. Uma vez que estas possuem conteúdos muito discutidos no cotidiano (tópicos ambientais), que podem ser relacionados com assuntos presentes nos currículos de química, ou seja, como temas geradores.

Gráfico 1

Gráfico 1 - Questões com temática ambiental no Novo ENEM e questões na área de conhecimento químico.

Conclusões

Por meio da análise, percebeu-se um número significativo de 63 questões, cerca de 11 para cada ano, ocorrendo em 2009 o maior número, 13. Os tópicos: Poluição ambiental, Matrizes energéticas, Efeito estufa e Resíduo sólido, foram os mais evidentes nas questões analisadas, estes preconizados pelas Competências e Habilidades das CNT. Foram enquadradas, 39 questões na área de conhecimento da Química, onde seus tópicos ambientais podem ser utilizados como temas geradores, auxiliando professores, cabendo a eles estruturarem uma metodologia flexível, adequada a sua realidade de cada turma.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Lei n. 9795 - 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental.
Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, Distrito Federal, 1999.
_______, Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2009. Brasília, Distrito Federal, 2009. 26p.
CASTRO, M. H. G.; TIEZZI, S. A reforma do ensino médio e a implantação do Enem no Brasil. Desafios, v. 65, n. 11, p. 46-115, 2004.
PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico prática. 2. ed. Campinas: Papiros, 1997.
TOZONI-REIS, M. F. de C.. Temas ambientais como" temas geradores": contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educação em Revista, n. 27, p. 93-110, 2006.