Autores

Aguiar, A. (IFGOIANO-PQ) ; Silva, F. (IFGOIANO-PG) ; Branquinho, A. (IFGOIANO-PG) ; Campos, F. (IFGOIANO-PG) ; Nascimento, R. (IFGOIANO-IC)

Resumo

As novas tecnologias de informação tornaram-se comuns, milhões de pessoas tem acesso à internet e originou-se um fluxo enorme de informações. Porém, muito pouco deste potencial é usado na educação. E é comum observar falta de preparo dos docentes na sua utilização em situações pedagógicas. Assim, esse trabalho teve o intuito de aproveitar o potencial dos blogs para a construção de um material didático sobre a avaliação da qualidade da água. Os resultados obtidos demostraram que os alunos tiveram entendimento sobre o conteúdo e participação efetiva na aula, tirando dúvidas e deixando comentários. Além disso, observou-se que a utilização do blog despertou maior interesse e motivação na turma que demonstrou ótimo desempenho conseguindo tirar conclusões sobre a qualidade da água analisada.

Palavras chaves

Blogs; Microblogs; Água

Introdução

Nas diretrizes e parâmetros que governam o ensino médio a biologia, a física, a química e a matemática integram uma mesma área do conhecimento. São ciências que tem em comum a investigação da natureza e compartilham linguagens para a representação e sistematização do conhecimento de fenômenos ou processos naturais (BRASIL, 1999). Tendo em vista a utilização do desenvolvimento tecnológico no auxílio ao aprendizado pode-se citar que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) incentivam o uso da programação televisiva como fonte de informações (BRASIL, 1998). Os PCNs do Ensino Médio relacionam as competências e enfatizam o comunicar e representar, o investigar e compreender e o contextualizar social ou historicamente os conhecimentos. Na educação a internet está revolucionando o estudo de ciências considerando que os alunos não precisam estar no mesmo ambiente que o professor e seus colegas. Dados podem ser obtidos previamente e os professores podem dar orientação à distância (FRIEDMAN et al, 1996). A utilização da tecnologia torna-se uma excelente ferramenta para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Diariamente novos meios de comunicação vêm sendo utilizados pelos alunos e a não utilização desses recursos pelo professor proporciona o afastamento da realidade do aluno e uma desaceleração na evolução da aprendizagem. A utilização da internet pode ajudar o professor a difundir, analisar e discutir os conteúdos e difundir a aprendizagem em química (ANDRADE et al, 2010). Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi a utilização de um blog para auxiliar o professor no ensino de química. Para tanto foi criado um blog para demonstrar como são realizadas as análises de água coletadas em um rio.

Material e métodos

A metodologia consistiu na construção de material teórico; da disponibilização em formato virtual e da aplicação em turma piloto. Para o desenvolvimento do projeto foram definidas e executadas as seguintes etapas: levantamento bibliográfico; produção dos textos teóricos; análises de parâmetros físico-químicos da água; disponibilização do material no blog e aplicação do blog na turma piloto. A etapa principal consistiu na criação do blog para divulgação dos procedimentos, resultados e artigos, no qual foram postados os vídeos demonstrativos das análises água incluindo análise de: pH, temperatura, turbidez, sólidos totais dissolvidos, oxigênio dissolvido e condutividade elétrica. O endereço do blog é: http://analisesdeparametrosdeagua.blogspot.com.br/. Para a criação do blog foram gravados vídeos com a demonstração dos procedimentos envolvidos no processo, os quais foram disponibilizados para os alunos. O blog contém todas as legislações vigentes que regem os processos de análise considerando para a avaliação dos resultados os limites estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005 (CONAMA) para águas de classe II. A utilização do conteúdo do blog foi realizada em uma turma piloto do quarto período da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Ismael Martins Vieira, localizado em Rio Verde – Goiás. Os alunos foram levados para o laboratório de informática para acessar o blog. A apresentação do conteúdo foi realizada em três etapas. Aula1: os alunos leram os textos teóricos e tiraram dúvidas sobre os procedimentos. Aula 2: foram assistidos os vídeos das análises realizadas. Aula 3: Discussão dos resultados obtidos e comparação dos valores encontrados com os limites estabelecidos pela legislação para que os alunos pudessem tirar suas próprias conclusões sobre a qualidade da água.

Resultado e discussão

Na primeira etapa do projeto foi criado o blog onde disponibilizou-se os conteúdos teóricos e os vídeos das análises de água. Na aula 1 os alunos acessaram ao blog, e foi feita a introdução dos conteúdos teóricos. O professor utilizou o blog como uma ferramenta didática para explicar a legislação vigente referente à qualidade da água, alguns parâmetros de análises de água e o significado desses parâmetros. Nesta aula, os alunos acompanharam as explicações e tiraram dúvidas. Apesar de ser uma aula expositiva os alunos demonstraram grande interesse sobre o assunto em função da interatividade e dinâmica fornecidas pela utilização do blog. Na aula 2 os alunos assistiram aos vídeos das análises. Na apresentação dos vídeos, o professor acompanhava discutindo quais foram os equipamentos e materiais utilizados e quais eram as suas respectivas funções. Observou-se nos alunos muito interesse com relação às análises realizadas e à estrutura do laboratório. Pelo fato do colégio não dispor de um laboratório de química não haveria viabilidade para realização dos experimentos com os alunos e muitos desses alunos nunca tiveram contato com um ambiente laboratorial, dessa forma os vídeos apresentados despertaram a curiosidade dos alunos tornando a aula mais atrativa e dinâmica. Na aula 3 os alunos montaram tabelas com os resultados obtidos e procederam a comparação dos resultados com os níveis mínimos e máximos estabelecidos pela resolução CONAMA. Esta etapa foi importante para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos já que eles mesmos tiveram que comparar os valores e definir se qualidade a água analisada estava de acordo com a resolução ou se poderia haver alguma contaminação tornando a água imprópria para uso.

Conclusões

Utilizando o blog foi possível explicar as análises de água, que seriam inviáveis devido à falta de laboratórios e/ou equipamentos necessários. Ao assistir os vídeos a turma apresentou facilidade em compreender as análises e conseguiu comparar os resultados com a legislação, o que é muito importante para desenvolver o raciocínio lógico e o senso crítico dos alunos. A utilização do blog despertou interesse e motivação na turma despertando a curiosidade dos alunos tornando a aula mais atrativa e dinâmica e a turma demonstrou ótimo desempenho conseguindo tirar conclusões sobre a qualidade da água

Agradecimentos

Ao Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde.

Referências

ANDRADE, R, P.; SILVEIRA, M.C.F.; SAUER, E.; STIIRMER, J.C. O uso de TIC na disciplina de química: análise de um simulador para o ensino de petróleo. 2010. Art. 207. ISSN: 2178-6135.
CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução CONAMA Nº 357/2005. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=459>. Acesso em: 26 de Maio de 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 4v, 1999.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília:1998

FRIEDMAN, E. A.; BARON, J. D.; ADDISON, C. J. J. Technol. Horizon Educ. 1996, v.23, p.83-86.