Autores

Almeida, M.G.O. (UFPE) ; Carvalho, T.Q.S. (UFRPE) ; Xavier, A.J.S. (UFRPE) ; Sabino, J.D. (UFPE) ; Souza Filho, M.F. (UFRPE) ; Souza, A.M.A. (UFPE)

Resumo

A experimentação no ensino de química é uma estratégia educacional bastante eficaz, mas exige recursos para a sua execução que nem sempre são disponíveis nas instituições de ensino. Diante desse panorama, realizou-se no Colégio de Aplicação da UFPE (CAp-UFPE) uma aula experimental com alunos do nono ano do ensino fundamental, onde etapas de uma estação de tratamento de água (ETA) foram simuladas, utilizando-se materiais recicláveis e de baixo custo. Para avaliar a percepção dos alunos sobre os conteúdos abordados, aplicou-se um questionário, verificando-se que 86% identificaram os processos de separação de mistura na atividade. Essa prática contribuiu para o processo de ensino/aprendizagem do aluno, possibilitando-lhe vivenciar aplicações do conteúdo abordado.

Palavras chaves

ensino de Química; experimentação; tratamento de água

Introdução

Muito se discute sobre a importância da contextualização, experimentação, novas tecnologias no ensino de química. Sabe-se que essas estratégias educacionais são bastante eficazes, porém, exigem recursos específicos para a sua execução que nem sempre estão disponíveis em todas as instituições de ensino. Nesse sentido, cabe ao professor agir com criatividade, para estimular a aprendizagem de conteúdos necessários à construção de um cidadão crítico e participativo (Carvalho, 2014). No ensino fundamental, a Química é apresentada aos alunos na disciplina ciências. É fundamental a valorização de um ensino integrado de Ciências, em que os conteúdos da Química sejam relacionados a temas da atualidade e a processos naturais (Pereira et al., 2010). Segundo essa concepção, etapas de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) foram simuladas, utilizando-se materiais alternativos, de baixo custo e de fácil aquisição, para possibilitar ao aluno vivenciar a aplicação de processos de separação de misturas; além de enfocar a importância da qualidade da água para a saúde pública e a necessidade de conscientizar a população sobre a preservação desse recurso natural que é essencial à sobrevivência do planeta.

Material e métodos

O experimento foi elaborado e aplicado em duas turmas, cada uma com 30 alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do CAp-UFPE. No 9º ano do EF, as aulas de química são ministradas para grupos de 15 alunos. No laboratório, esses grupos são organizados em três equipes, sendo estas constituídas por 5 componentes. As equipes foram acompanhadas por alunos do curso de Licenciatura em Química da UFPE e UFRPE, sob a orientação da professora. Três ETA foram confeccionadas para a aula, utilizando-se nas suas montagens materiais recicláveis e de baixo custo. Cada equipe utilizou uma dessas ETA. A aula experimental ocorreu em três etapas. A primeira constou na entrega de um pré-teste para avaliar as concepções prévias do aluno. Na segunda etapa realizou-se uma explanação sobre a ETA e os processos de separação de mistura. Em seguida cada equipe recebeu uma garrafa com água impura e executou simulações de alguns processos utilizados na ETA que foram: aeração, floculação, coagulação, decantação, filtração, e correção de pH. A terceira etapa consistiu na aplicação do pós-teste para averiguar a contribuição da atividade na construção do conhecimento do aluno. Ao final da aula, entregou-se um questionário, segundo a escala de Likert(1983), para avaliar a percepção dos alunos em relação aos conteúdos abordados, como também o uso de materiais recicláveis no experimento, substituindo os convencionais.

Resultado e discussão

O tema abordado foi separação de misturas e para mostrar a aplicação de alguns desses processos utilizou-se a simulação de etapas de uma ETA. (Figura 1) Para isso, foi necessário definir o que é a ETA e os processos utilizados por ela, a sua importância para a sociedade, bem como a necessidade da preservação dos recursos hídricos. Os alunos realizaram o experimento com águas impuras (mistura de água e areia) e observaram as mudanças em relação ao seu aspecto visual, após passar por cada um dos processos simulados. Em relação ao questionário aplicado após a aula, foi observado que 86% dos alunos identificaram os processos de separação de mistura presente numa ETA; quanto a operacionalidade da ETA confeccionada com materiais recicláveis, 97% dos alunos a consideraram ser de fácil execução e aprovaram a utilização de reciclados no experimento. Quanto o uso desse tipo de atividade para ampliar o interesse pela química, 64% dos alunos concordou que esse tipo de atividade contribui para a ampliação do interesse por essa ciência. Sobre a eficiência da ETA simulada, a maioria dos alunos observou que a água obtida, ao final do processo, não era própria para o consumo, pois não fora executada a etapa de desinfecção e sem essa, caso houvesse ingestão da água pelas pessoas, elas estariam expostas a problemas de saúde ocasionados por microorganismos.

Figura 1

Sistema de simulação de etapas de uma Estação de Tratamento de Água.

Conclusões

O uso da experimentação na abordagem de separação de misturas possibilitou ao aluno vivenciar aplicações desse conteúdo, no caso, através da simulação da ETA. Atividades experimentais contribuem favoravelmente no processo de ensino/aprendizagem; como também despertam o interesse do aluno em relação à química. Atividades desse tipo colaboram no processo de formação do futuro cidadão, despertando-lhe a conscientização da importância da preservação dos recursos hídricos.

Agradecimentos

À UFPE e UFRPE.

Referências

CARVALHO, T. Q. S. Água Como Tema Gerador De Conhecimento Nas Aulas De Ciências Do Ensino Fundamental (MONOGRAFIA). UFRPE,2014.

LIKERT, R. ArchivesofPsycology, 140,1-55, 1932.

PEREIRA, F.D.; HONÓRIO, K.M. e SANNOMIYA, M. Nanotecnologia:desenvolvimento de materiais didáticos para umaabordagem no ensino fundamental. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2,p. 73-77, 2010.