Autores

Fernandes Dias, J. (UESPI) ; Pereira dos Santos, J.C. (UESPI) ; Costa e Silva, R. (UESPI) ; Silva Ibiapina, B.R. (UESPI) ; de Sousa Araújo, J.C. (UESPI) ; Silva Ciríaco, M.G. (UESPI)

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar se a utilização de aulas práticas influenciaria no processo de aprendizagem. Acordou-se com dois professores, um professor da Unidade Escolar Barão de Gurguéia, o outro professor da Unidade Escolar Marcos Parente, ambos no município de União, no Estado do Piauí, que ao iniciar o conteúdo de gases, o professor da primeira escola utilizou apenas aulas teóricas com o auxilio do livro didático, o que serviu de controle e o professor da segunda escola, além disso, desenvolveu também aulas práticas, utilizando materiais de baixo custo do cotidiano, pelos resultados obtidos, concluíram-se sem nenhuma dúvida, que os alunos que desenvolveram aulas práticas, obtiveram melhores resultados,se mostrando entusiasmados com a disciplina e com o conteúdo de gases.

Palavras chaves

QUIMICA; GASES; APRENDIZAGEM

Introdução

A aprendizagem significativa no ensino de química é um tema muito abordado por parte de pesquisadores e educadores, mas é pouco explorado nas escolas de ensino médio, pois as aulas são praticamente expositivas, ou seja, não há relação dos conteúdos com o cotidiano, assim apontam as pesquisas. E relacionar o estudo dos gases ao cotidiano dos alunos pode facilitar o aprendizado pois, uma aprendizagem significativa só é eficaz se houver uma interligação entre que o aluno já sabe e o que ele irá aprender, com isso ele terá mais facilidade em assimilar os conteúdos abordados. Uma das dificuldades encontradas na nossa experiência cotidiana refere-se à unidade – teoria cinética dos gases. Neste conviver diário com os alunos na escola, verifica-se a inquietação pela não assimilação da teoria citada, justificando a necessidade de se conhecer as metodologias empregadas no processo. Este trabalho teve como objetivo identificar as metodologias aplicadas por professores da rede pública de ensino na cidade de União, bem como buscar soluções para o problema do processo ensino- aprendizagem, e entender como acontece as inter- relações no ensino de química com o conteúdo dos gases, ou seja, como os alunos percebem e avaliam o ensino dos gases na atualidade, na sua realidade.

Material e métodos

Para se realizar uma pesquisa é preciso todo um percusso metodológico, o qual direciona o pesquisador a um trabalho mais organizado e de fácil desenvolvimento. Partindo deste pressuposto inicia-se este trabalho com o local da pesquisa, onde se teve o interesse em detectar as metodologias aplicadas pelos professores no ensino dos gases da Unidade Escolar Marcos Parente e Unidade Escolar Barão de Gurguéia, na cidade de União, nos endereços citados acima. A pesquisa foi feita com os 2 professores das duas escolas e duas turmas, sendo uma em cada escola num total de 72 alunos. Foi aplicado um questionário para ambas as turmas, no início da pesquisa e um questionário aplicado aos dois professores, esse questionário deu ênfase às metodologias e práticas pedagógicas por eles adotadas cujo objetivo foi detectar também os conteúdos que eles entendem como de maior dificuldade de assimilação pelos alunos, através do questionário aplicado aos dois professores verificou-se que o professor da unidade escolar Marcos Parente utilizou Além das aulas teóricas aulas práticas, através de experimentos com materiais simples como siringas, balões e garrafas pet, os experimentos mostravam o comportamento dos gases com a variação de temperatura volume e pressão. Enquanto que o professor do Barão de Gurguéia só utilizou aulas teóricas para explicar o assunto. Procedeu-se uma pesquisa do tipo quanto-qualitativa, os dados coletados durante a pesquisa foram analisados minuciosamente para que assim não houvesse equívocos quanto aos resultados da mesma, esclarecendo ainda, que para a aplicação do questionário junto aos alunos utilizou-se a técnica de controle.

Resultado e discussão

Com relação ao gráfico correspondente a unidade escola Barão de Gurguéia, as dificuldades encontradas pelos alunos para aprender, dos 100% pesquisados, todo o assunto representa 72,2%, dificuldades em aprender apenas alguns assuntos representa 22,2% e os que não encontraram nenhuma dificuldade 5,6%, enquanto que na unidade escolar Marcos Parente as dificuldades encontradas para aprender, todo o assunto representa 26,4%, encontrar dificuldades em aprender apenas alguns assuntos representa 13,3% e os que não encontraram nenhuma dificuldade 47,5%. O gráfico correspondente à unidade escolar Barão de Grurguêia sobre o que o professor faz para esclarecer e exercitar a compreenção dos assuntos que os alunos tem maior dificuldade, dos 100% pesquisados, tira dúvidas representa 16,6%, faz exercícios representa 26,3%; o professor utiliza mais explicação representa 38,9%, enquanto que na unidade escolar Marcos Parente, 67% afirmam que o professor contextualiza; 26,3% responderam que o professor utiliza a explicação e 6,7% dos alunos não encontraram nenhuma dificuldade. Com relação á gráfico correspondente a unidade escola Barão de Gurguéia, relacionado aos recursos utilizados pelo professor para complementar as aulas, dos 100% pesquisados, a resolução de exercícios representa 22,5%, tira dúvidas representa 44,4% e utiliza explicação representa 22,3%, enquanto que na unidade escolar Marcos Parente, os alunos que responderam que o professor utiliza experimentos e teatro representa 72,4%, os que responderam que o professor recorre a exercícios e trabalhos representa 16%, os alunos que responderam que o professor utiliza a pesquisa 3,3% e os alunos que responderam que o professor utiliza outros recursos 3,3%.







Conclusões

Com o desenvolvimento desta pesquisa o que se pôde comprovar é que quando o professor relacionou o estudo dos gases com o cotidiano dos alunos através de experimentos com materiais simples, incentivou a pesquisa e teatralizou os assuntos de maior dificuldade, houve uma melhor compreensão e maior interesse por parte dos alunos, diferentemente dos alunos que só tiveram explicações meramente teóricas, mostrando que a aplicação somente de aulas expositivas não é suficiente para a assimilação de conhecimento, e que aulas contextualizadas levam os alunos há uma aprendizagem significativa.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus por essa oportunidade,e também aos meus amigos que mi apoiaram neste projeto e em especial a minha orientadora que mi ajudou muito obrig

Referências

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