Autores

Silva, D.B. (UEAP) ; Queiroz, R.C.S. (UEAP) ; Barbosa, J.P. (UEAP) ; Guedes, J.N. (UEAP) ; Silveira, A.J.A. (UEAP)

Resumo

Pesquisas de diagnósticos de ensino aprendizagem de algumas escolas do Amapá, evidenciaram a não utilização de temas relacionados a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, e poucos momentos de experimentação. O tema cupuaçu, desenvolvido em escolas amapaenses, com o objetivo de mostrar que o eixo temático deve ser aplicado através de uma metodologia de ação que possibilite ao educando a construção do conhecimento. Através do eixo temático, o conteúdo foi distribuído em módulos, seguindo metodologia de ação e transmissão de forma interativa e experimental. No 1º momento os educandos aprenderam estratégia de extração de lipídios e no 2º momento o conhecimento químico foi relacionado com dados bromatológicos que serviram para o entendimento das propriedades tabela periódica.

Palavras chaves

cupuaçu; ensino-aprendizagem; química

Introdução

As orientações curriculares para o Ensino Médio (Brasil, 2006) aponta que o Ensino de química deve contribuir para a formação do cidadão atendendo as especificidades regionais e culturais. O eixo temático cupuaçu (Theobroma grandiflorum), foi escolhido por ser um fruto de alto valor nutritivo e muito comercializado na Região Norte, e permitir a relação entre o sabor regional que faz parte da alimentação do educando com os conhecimentos químicos voltados para a educação básica. A proposta do projeto de ensino de Química desenvolvido em escolas amapaenses onde se discute a importância de trabalhar com eixo temático no ensino de química, no sentido de entender como o aluno aprende com temas do cotidiano, quando este é executado através de uma metodologia que proporcione ao educando a ação na construção do conhecimento. Portanto, para isso, a escolha do tema gerador deve estar dentro da realidade do aluno, facilitando a sua reflexão crítica sobre o assunto trabalhado. A problemática da pesquisa questiona o melhor método de desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, se por meio de aulas expositivas teóricas ou experimentais.

Material e métodos

A pesquisa iniciou com a obtenção das sementes do cupuaçu obtida de forma artesanal e seus lipídios extraídos com solvente a base de cetona 0,5 M no laboratório de química da UEAP, sendo todas as etapas anotadas e registradas através de fotos para posteriormente ser apresentado aos alunos das Alexandre Vaz Tavares (escola A), e Escola Estadual Escolas Estaduais Igarapé da Fortaleza (escola B). No segundo momento foi feito a intervenção utilizando os lipídios obtidos da semente de cupuaçu, nas escolas supracitadas. Na escola B foram desenvolvidas as seguintes intervenções: apresentação do processo de obtenção do lipídio da semente de cupuaçu por meio de fotos, análise bromatológica para aprendizado do conteúdo de tabela periódica; distribuição de eletrônica, isótopos, isóbaros e isótonos e números quânticos, desenvolvidos com metodologia expositora, contextualizando e exemplificando o conteúdo. Na escola A, os alunos foram levados até UEAP para realização de aula experimental contextualizada com os mesmos conteúdos e nas mesmas etapas da escola A, sendo também explorados teste de solubilidade no lipídio. Foram aplicados questionários padronizados nas escolas para avaliação de aprendizagem.

Resultado e discussão

A análise descritiva do questionário referente aos assuntos abordados mostrou um alto grau de motivação dos alunos pelos conteúdos abordados nas escolas, a figura 1 evidencia uma boa performance de entendimento do conteúdo explorado através do uso da temática cupuaçu, principalmente da experimentação, para Libâneo (2006) é necessário que o professor desenvolva métodos de ensino que tornem o conteúdo ensinado em sala de aula útil em seu cotidiano, esta relação que o aluno conseguiu desenvolver foi feita a partir do tema gerador cupuaçu presente na realidade do aluno a literatura demostra resultados positivos em relação às aulas utilizando temas geradores como Santos e Field's (2010), Schmitt Baú e Grando (2013) e Pereira et al. (2010). A utilização da experimentação potencializou a aprendizagem do aluno, como pode-se observar na imagem a escola A obteve melhor rendimento do conteúdo, já a escola B onde o ensino foi desenvolvido através de uma metodologia por meio da exposição do conteúdo, mostrou um desempenho pouco satisfatório dos educandos, Santos (2010) afirma que as estratégias de ensino aliada as aulas expositivas contribuem significativamente para a participação efetiva do aluno no conteúdo abordado.

Figura 1

Analise do ensino aprendizagem

Conclusões

Esta pesquisa possibilitou verificar que a utilização da experimentação aliada ao tema gerador cupuaçu facilitou o processo de ensino/aprendizagem da disciplina de química, tornando o aprendizado do aluno significativo quando comparado ao método de exposição de conteúdo, desta forma, pode-se concluir que, quando a disciplina é relacionada ao cotidiano do aluno e a execução de prática experimental tornando o aluno agente ativo no processo de obtenção de conhecimento possibilita maior aproveitamento do conteúdo ensinado.

Agradecimentos

A Universidade do Estado do Amapá, pelos materiais didáticos utilizados no desenvolvimento do projeto.

Referências

BRASIL; Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias/ Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006
LIBÂNEO. José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia critico social dos conteúdos, 21ª edição. Editora Loyola, São Paulo, 2006.
PEREIRA, G. C. . Alimentos: tema gerador para aquisição de conhecimento químico. In: V Congresso de pesquisa e inovação da rede norte nordeste de educação tecnológica - CONNEPI. Maceió, 2010.
SANTOS, L. C.; FIELD’S, K. A. P. Análise de água como tema gerador do conhecimento químico. In: XV Encontro nacional de ensino de química (XV ENEQ). Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos Santos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 4ª ed. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2010.
SCHMITT, L. Z.; BAÚ, I. O. L.; GRANDO, T. A. B. O cigarro como tema gerador no ensino de química e biologia - relato de experiência. In: 33º Encontro de debates sobre o ensino de química. Movimentos curriculares da educação química - O Permanente e o Transitório. UNIJUÍ Campus Ijuí, 10 a 11 de outubro de 2013.