Autores

Coutinho, L.C.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA) ; Seixas, S.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA) ; Lima, R.C.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA) ; Rizzatti, I.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia, através de oficinas educacionais, sob a Luz a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (TAS) com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) (videos/documentários) como organizadores prévios para a melhor assimilação dos conceitos de química em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, em uma escola estadual em Boa Vista /RR. Os resultados evidenciaram que os estudantes pouco conheciam sobre a história da química e durante o processo, mostraram-se interessados e motivados com a nova metodologia, além disso, responderam os questionamentos de maneira satisfatória, comprovando que os conhecimentos foram internalizados, e demonstrando a evidência da aprendizagem significativa.

Palavras chaves

História da Química; Organizadores Prévios; Oficinas Educacionais

Introdução

Ao iniciar a 1ª série do Ensino Médio, os estudantes pouco conhecem a disciplina de química e muito menos sua história. Na maioria das vezes quando o professor não busca novas ferramentas pedagógicas para dinamizar suas aulas, a disciplina se torna chata e sem graça na visão dos estudantes. Devido a essa falta de conhecimento, existe a necessidade de apresentar aos estudantes oriundos do 9º ano do Ensino Fundamental, a História da Química desde o seu surgimento até os dias atuais. A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel apresenta essa fase como organização preliminar da estrutura cognitiva do estudante, pois os mesmos já têm uma noção do que é a química no seu cotidiano, porem não estão relacionando-a aos conceitos escolares. Os organizadores prévios são apresentados ao estudante antes do próprio material a ser aprendido. Estes organizadores devem não só ser mais inclusivos, abstratos e gerais do que o material de aprendizagem que precedem, como também devem levar em consideração as ideias relevantes, existentes na estrutura cognitiva do aprendiz (de modo que eles próprios sejam passíveis de aprendizagem e possam também mobilizar explicitamente todo o conceito relevante) já disponível nesta estrutura (AUSUBEL, NOVAK e HANESIAN, 1978). Nos dias de hoje, as mais diversas informações estão disponíveis na rede mundial de computadores, com relação à História da Química não é diferente, no entanto cabe ao professor filtrar estas informações, de modo que o estudante aprenda este assunto de maneira científica e não como mágica. Vídeos e documentários estão disponíveis na rede e podem ser ferramentas pedagógicas importantes para que o professor consiga tornar suas aulas mais atrativas e interessantes. Os objetivos da alquimia eram de encontrar a pedra filosofal para a produção de ouro e o elixir para a imortalidade (alquimia exotérica) ou salvar almas (alquimia esotérica). Tinha como base os processos de transformações de substâncias químicas em outras (MATOZO,2009). Os gregos antigos eram profundos conhecedores do mundo, formularam conceitos que só depois de dois milênios seriam estudados pela química moderna. Assim, passando por Lavoisier, Jonh Dalton, Boyle, Mari Curi, Pauling, entre outros importantes alquimistas e químicos até os dias atuais, muito se contribuiu para que o avanço da ciência acontecesse. Neste contexto, apresentar informações sobre a evolução da Alquimia até a Química Moderna pode ser relevante na construção dos conhecimentos, possibilitando os estudantes um maior conhecimento sobre a História da humanidade e, consequentemente, um melhor entendimento sobre a disciplina de química.

Material e métodos

A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Antônio Carlos da Silva Natalino, com uma turma da 1ª série do Ensino Médio, em Boa Vista-RR, apresentadas aos 30 estudantes em forma de oficinas, dividida em 3 etapas. A primeira foi realizada com o auxílio de um texto com informações e explicações sobre o assunto Alquimia. Como forma de obter informações sobre os conhecimentos prévios dos estudantes, após a leitura,os estudantes foram incentivados ao debater sobre o tema lido. Neste debate, o assunto foi relacionado ao cotidiano de cada um, as explicações, perguntas e dúvidas foram esclarecidas. Na segunda etapa, foi inserida na metodologia as TICs, através de vídeos/documentários da série ¨Mundos Invisíveis¨ com os títulos: “A origem dos alquimistas” e “A descoberta dos antibióticos.” . Finalizando as oficinas, um questionário com 06 perguntas abertas foi aplicado com o intuito de obter informações sobre os conhecimentos adquiridos dos estudantes.

Resultado e discussão

No primeiro dia de oficina, apesar da apatia da turma, trabalhou-se um texto sobre “Alquimia”, e após a leitura, os estudantes foram estimulados a participarem de um debate com pergunta relacionadas a química inserida no cotidiano. Alguns participaram de foram efetiva dando respostas de que a química está presente na fabricação de cosméticos, medicamentos, bomba nuclear, gasolina, entre outros. Percebeu-se de acordo com as respostas, que os estudantes pouco sabiam sobre o tema alquimia, a maioria disse que não, e alguns disseram que era bruxaria, feitiçaria e alguém disse: “pedra filosofal, Harry Potter e a pedra filosofal”. Na segunda etapa, após a exibição de um documentário “A origem dos alquimistas” e “A descoberta dos antibióticos”, os estudantes comentaram que não sabiam que a química teve início dessa maneira, e que gostaram desse metodologia de ensino. A terceira etapa, foi a de avaliação, onde se aplicou um questionário com 06 perguntas abertas. De acordo com os dados obtidos do questionário e do debate, a aprendizagem significativa foi evidenciada, pois as respostas das perguntas estavam de acordo com o assunto trabalhado em sala de aula. As oficinas com a utilização das TICs, chamaram a atenção dos estudantes, contribuindo para aumentar o interesse, pois estão sendo apresentados a disciplina química e existe a necessidade de conhecer um pouco dessa história tão importantes para a humanidade.

Conclusões

Os resultados desta pesquisa evidenciaram a importância de adotar novas metodologias no ensino de química, bem como inserir os estudantes ao mundo da química mesmo antes de iniciarem o ensino médio. Observou-se com os estudantes, participantes da pesquisa, que não tiveram aulas de química no 9º do Ensino Fundamental, que pouco conheciam sobre a alquimia e conceitos químicos. As oficinas utilizando vídeos e documentários se mostraram interessantes e permitiram a participação dos estudantes, criando subsunçores sólidos para que o novo material de aprendizagem seja ancorado de forma não arbitrária e não literal.

Agradecimentos

A professoras Ivanise Maria Rizzati e Régia Chacon Pessoa de Lima pela confiança e apoio durante a pesquisa.

Referências

AUSUBEL, D.P. NOVAK J.D e HANESIAN. Psicologia Educacional. 1º edição-1978. Editora Interamericana.
MATOZO, H.C Alquimia: Uma História da Química Web Artigos 2009, disponível em http://www.webartigos.com/artigos/alquimia-uma-historia-da-quimica/23086/ acessado em 03//06/15 às 21:04hs
Série Mundos Invisíveis, exibido pela rede globo no programa “Fantástico”. A origem dos alquimista disponível em http://www.youtube.com/watch?v=oR4vKvXUl9A. Acessado em 9/12/14 às 14:02hs
Série Mundos Invisíveis, exibido pela rede globo no programa “Fantástico”. A descoberta dos antibióticos. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=8LEWGcBBE2c. Acessado em 9/12/14 às 14:20hs