Autores

Teles Sá, J. (UFPA/CAMPUS CAMETÁ) ; Xavier de Farias, L. (UFPA/CAMPUS CAMETÁ) ; Cardoso Borges, F. (UFPA/CAMPUS CAMETÁ)

Resumo

O trabalho busca desenvolver atividades práticas na disciplina bioquímica adaptando-se para o ensino fundamental na região rural do município de Cametá-PA, a importância e a necessidade de implementação desse tipo de estudo nessas regiões. O que se pretende é demonstrar aos professores e alunos a importância das práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Na bioquímica abordou-se o assunto lipídios, com sua importância, onde encontra-los e seus malefícios com o consumo em excesso na alimentação. Neste aspecto, foi possível perceber que a aula experimental com material alternativo tornou o aprendizado mais dinâmico, pois propiciou o contato com uma metodologia que anteriormente não existia e que se mostrou indispensável no ensino da bioquímica.

Palavras chaves

Bioquimica ; Ensino e proposta; Escolas Rurais

Introdução

A bioquímica é a ciência que está ligada com a química e biologia, onde estuda os processos químicos que ocorre nos organismos vivos. Neste trabalho desenvolveu-se atividades práticas na disciplina de bioquímica adaptando para o ensino fundamental do 9º ano na região rural do município de Cametá-PA, devido à importância e a necessidade de implementar esse tipo de estudo nessa região, foi que se pensou em criar metodologias e estratégias no ensino da bioquímica. Assim o aluno passa a reconhecer a bioquímica no seu dia a dia, o comportamento dos lipídios sua composição e importância na saúde, adquirindo um conhecimento científico do assunto estudado e aprende realizando as tarefas associadas ao conteúdo através de atividades manuais (DEWEY,1959) menciona que o aluno é estimulado a relacionar o conteúdo com a prática e consequentemente pensar por si mesmo.

Material e métodos

O Projeto foi elaborado em três escolas em localidades distintas, EMEF Profº Fulgêncio Wanzeler localizada no Pacuí de Cima, EMEF Juvenal Teles Viana situada na região do Cuxipiarí do Carmo e EMEF Francelino de Freitas na vila do Cacoal, nos interiores do Município de Cametá-PA, com alunos do 8º ano do ensino fundamental, no turno da tarde. Optamos como método de coleta de dados dois questionários. A Primeira aula foi utilizada a método tradicional, sobre o conteúdo lipídios, onde podemos encontra-los, sua importância e seus malefícios com o consumo em excesso na alimentação. Ao final da aula teórica foi distribuído o questionário sobre teoria para os alunos resolverem. No segundo horário usou-se a metodologia de ensino através de atividade experimental sobre o conteúdo abordado, sendo de suma importância para compreensão da bioquímica e de como ela está presente em nosso cotidiano. Nesse caso utilizamos o experimento tensão superficial para explicar a composição dos lipídios e como eles se comportam em substâncias polares e apolares. Nessa experiência foram usados, corantes com cores diferenciadas, leite, detergente e pratos materiais alternativos e acessíveis tanto do ponto de vista econômico quanto na facilidade de serem encontrados, o que possibilitou a sua realização mesmo em escolas que não possuem laboratórios. Primeiro mostramos como fazer o experimento, em seguida explicamos o que ocorreu através de conceitos teóricos. Depois as turmas foram divididas em equipes de 5 para que os mesmos efetuassem a atividade e interagissem com a aula.

Resultado e discussão

De acordo com a pesquisa sobre a bioquímica em relação aos lipídios realizada nas três escolas rurais do município de Cametá-PA, com alunos do 9º ano, utilizou-se dois tipos de questionários e em cada um, cinco questões objetivas de múltipla escolha, sendo que o primeiro está relacionado com aula teórica e o segundo com questões pertencentes a aula prática. Como a pesquisa se realizou em três escolas o percentual de acerto é uma média aritmética do resultado obtido de cada questionário teórico e prático. No questionário teórico dá-se ênfase as duas questões de número 02 e 03 (as duas com respostas de múltiplas escolhas para marca). O enunciado da questão 02 “2- Os lipídios são:” c) Substâncias insolúveis na água, mas solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzeno); apresentou um percentual de acerto de 39%. O enunciado da questão 03 “3- Marque a função relacionada aos lipídios:”, c) Isolante térmico; apresentou um percentual de acerto de 68,5%. A análise do questionário da aula prática em relação às questões 01 e 05. Na questão 01 de enunciado “1- Para quebrar a tensão superficial existente no leite é preciso:”, 94,3 % dos alunos acertaram marcando o item, b) Adicionar detergente. O enunciado da questão 05 “5- Em reação ao que aconteceu no experimento, assinale a alternativa correta:” c) Substâncias polares e apolares se repelem, por isso a cauda do detergente e agua não se combinam o que favoreceu a formação de micelas apresentou 92,7% de acerto. No questionário da aula prática, todos os resultados foram satisfatórios e superiores aos resultados da aula teórica. O aluno deixa de apenas assistir a aula e passa a participar também da atividade em ação formando sua própria conclusão (DEWEY, 1959). Essa assimilação de conhecimento foi reforçada e se deu principalmente na abordagem dos conceitos seguidos de aula experimental, inicialmente apenas explicada e depois praticada por eles. É fato, qualquer disciplina quando bem planejada aumenta o interesse do educando. Percebeu-se nesse estudo que adolescentes, mesmo com toda a informação na mídia, ainda não estão atentos para o mal da gordura (lipídios) na saúde. Porém, sabe-se que em alguns processos biológicos sem os lipídios (hormônios) a vida seria impossível, e essa informação também os alunos assimilaram muito bem.

Conclusões

Trabalhar em sala apenas o conteúdo, a aula torna-se monótona e delimitada, ao efetuar o projeto constatou-se que as atividades promoveram um diferencial em sala, que permitiu melhor aprendizagem do conteúdo exposto através da prática do que apenas com a teoria, já que propiciou o contato com uma metodologia que anteriormente não existia, e que se revelou uma indispensável ferramenta no ensino da bioquímica mostrando a importância dos lipídios na saúde. Além disso foi obtido grande aceitação e motivação tanto dos alunos quanto dos professores que perceberam a importância de utilizar essas atividades para o ensino da bioquímica.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus por nos ajudar na realização deste trabalho EMEF Profº Fulgêncio Wanzeler EMEF Juvenal Teles Viana EMEF Francelino de Freitas

Referências

DEWEY, John. Experiência e natureza; Lógica: a teoria da investigação; A arte como experiência; Vida e educação; Teoria da vida moral / John Dewey. Traduções de Murilo Otávio Paes Leme, Anísio S. Teixeira, Leônidas Gontijo de Carvalho. 2ª. Ed.. São Paulo: Abril Cultural, 1985. [Coleção Os Pensadores].
Maughan R, Gleeson M, Greenhaff PL. Bioquímica do exercício e do treinamento.1a ed. São Paulo: Manole; 2000.
BACHELARD, Gaston. A Formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Ed. CONTRAPONDO, 316 p, 1996.