Autores

Santos, M.J.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Cunha, L.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Sarmento, V.H.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Kaminski, R.C.K. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)

Resumo

Propor a aproximação do público geral frente às informações produzidas pela ciência e tecnologia configura-se não só como necessidade ética, mas também como instrumento de cidadania. Este trabalho tem como objetivo apresentar dados provenientes de um projeto de pesquisa que almeja o uso dos princípios da transposição didática associados ao uso dos infográficos, disponibilizados em um blog específico, para trabalhar conceitos envolvendo protetores solares com o intuito de facilitar a compreensão do conteúdo. Os dados obtidos demonstram que a apropriação das novas tecnologias mostra-se como um eficaz mecanismo no que se referente à disseminação do saber científico, uma vez que, através da análise dos comentários deixados pelos usuários fica claro que os conceitos foram bem assimilados.

Palavras chaves

Transposição didática; Protetor Solar; Infográfico

Introdução

A transposição didática é um princípio pelo qual propõe-se a transferência do saber científico para o saber didático culminando em aprendizado. Essa passagem não deve ser entendida literalmente, ou seja, como uma simples mudança do perfil do público-alvo, mas como um processo de transformação de uma parte do conhecimento que sofre mudanças até o estágio de aprendizado. O termo transposição didática sugere que há um distanciamento entre o saber científico e o saber popular, já que esses dois tipos de saberes diferem em termos de funções e natureza (MARANDINO, 2005). Diversos saberes científicos produzidos acerca dos protetores solares apresentam uma linguagem complexa, portanto, é imperativo o uso de princípios como a da transposição didática que permitam o estreitamento do elo entre saber científico e a vida das pessoas. Baseado nisso, o uso de protetores solares é uma realidade indiscutível tendo como principal intuito a prevenção contra o fotoenvelhecimento, queimaduras solares e o câncer de pele causado pelas radiações UVA (320-400 nm) e UVB (290-320 nm) emitidas pelo sol (MANAIA et al, 2013). Os protetores solares existentes no mercado não apresentam uma linguagem detalhada que permita uma fácil compreensão por parte dos consumidores implicando em concepções errôneas, e consequentemente, em mal-uso desse produto. O resultado dessas concepções pode resultar em danos à pele decorrente da alta exposição ao sol pelo fato de haver a ideia de que não há a necessidade da reaplicação de protetor solar com fator de proteção alto, por exemplo. O objetivo deste trabalho é apresentar dados oriundos de um projeto de pesquisa que visa o uso dos princípios da transposição didática atrelados ao uso dos infográficos como forma de investigação das concepções do público referente a protetores solares.

Material e métodos

A pesquisa teve como objetivo propor a divulgação científica através da investigação das concepções da população em geral frente a problemáticas trabalhadas utilizando-se três infográficos. O primeiro infográfico propôs uma reflexão acerca do conceito de FPS quanto ao significado de seus valores e o que representam, o segundo trabalhou a importância da composição dos protetores visando a demonstração dos melhores filtros solares e o terceiro permitiu uma discussão sobre a necessidade da reaplicação desse produto. O meio aplicado para se estabelecer a interação e a transmissão do conhecimento científico ao público foi a criação dos infográficos juntamente com um blog que pode ser acessado através do seguinte link: http://desmistificandoaquimica.blogspot.com.br/. Essa técnica possibilitou a interação mais ativa das pessoas em que era possível submeter comentários acerca dos contextos propostos pela ferramenta. No total obteve-se quase 700 acessos e 28 internautas deixaram comentários. As escritas obtidas foram analisadas por meio das tríades I-R-F (Iniciação do professor, Resposta do aluno, Feedback do professor). Uma das formas mais empregadas para se propor a análise específica dos padrões de interação são as tríades I-R-F. As interações discursivas são avaliadas como parte fundamental da técnica de estruturação de significados, já que o discurso, no processo de elucidação de novos significados pelos estudantes, adquire uma função crucial (MORTIMER & SCOTT, 2002). O professor principia uma discussão mediante formulação de perguntas orientadas a um grupo ou a um único aluno (I), que responde à pergunta (R), a qual é avaliada e em seguida é submetida a um feedback por parte do professor (F) (MORTIMER & MACHADO, 2001).

Resultado e discussão

O uso de infográficos como ferramenta mediadora do ensino-aprendizado mostrou-se muito eficaz no que se diz respeito ao feedback obtido pelos internautas. Todos os escritos foram analisados mediante uso das tríades I- R-F. Foram utilizados conceitos-padrão (falas do professor-especialista) como forma de se medir o grau de aproximação ou distanciamento das concepções da população. De acordo com as falas, apresentadas na tabela, de A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7, A8, A9 e A10, sobre o infográfico: Fator de Proteção solar (PFS): Você sabe o que isso significa? Percebeu-se que estes enalteceram a relação entre FPS, tonalidade de pele e tempo de exposição ao sol. No entanto a escrita de A11 (1) apresentou um distanciamento relevante, pois não conseguiu compreender o que o FPS significa. Dessa maneira, fez-se necessário a reformulação do contexto do infográfico referente a esse tema, mais especificadamente da linguagem e dos aspectos gráficos, para que fosse possível permear a ideia de forma mais clara, o que resultou, posteriormente, em um comentário mais esclarecido, A11 (2). De acordo com as escritas de A12, A13 e A14 para o segundo infográfico: Como saber se em seu protetor solar existem bons filtros solares em sua composição? Percebe-se um nítido esclarecimento quanto a necessidade da existência de filtros bons tais como os que foram citados, assim não houve distanciamentos. Já as escritas de A15, A16 e A17 referentes ao terceiro infográfico: Por que é necessário reaplicar o protetor solar? Percebe-se que os internautas entenderam claramente a necessidade da reaplicação do produto por motivos convincentes. Também não houve distanciamentos. Os demais comentários não apresentaram argumentação científica.

Figura 1

Dados obtidos através dos infográficos (Parte 1)

Figura 2

Dados obtidos através dos infográficos (Parte 2)

Conclusões

O infográfico juntamente com o blog são ferramentas computacionais que podem ser consideradas como excelentes para transmissão do conhecimento. Mostraram- se didáticas e muito úteis para a promoção do ensino-aprendizado, uma vez que, os resultados obtidos foram satisfatórios e proporcionaram o esclarecimento de forma nítida dos temas abordados nos infográficos. Trata-se de algo lúdico e diferente dos métodos tradicionais de ensino, e isso faz com o que a propagação da ciência transcorra de forma menos complexa e mais instigante.

Agradecimentos

Agradeço a UFS e a FAPITEC pelo apoio financeiro.

Referências

MANAIA, E. B.; KAMINSKI, R. C. K.; CORRÊA, M. A.; CHIAVACCI, L. A. Inorganic UV filters, Braz. J. Pharm. Scie., vol. 49, n. 2, 2013.

MARANDINO, M. A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência; Educational research and the production of knowledge at science museums. Hist. ciênc. saúde-Manguinhos, v. 12, n. supl, p. 161-181, 2005.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Elaboração de Conflitos e Anomalias em Sala de Aula. In: Eduardo F. Mortimer, Ana Luiza B. Smolka. (Orgs). Linguagem, Cultura e Cognição: Reflexões para o Ensino de Ciências e a Sala de Aula. 1ª ed, Belo Horizonte: Autêntica, 2001, v. 1, p. 107-138.

MORTIMER, E.F.; SCOTT, P. Atividade Discursiva nas Salas de Aulas de Ciências: Uma Ferramenta Sociocultural para Analisar e Planejar o Ensino. Investigação em Ensino de ciências, Porto Alegre -RS, v.7, n. 3, p. 01 - 24, 2002.