Autores

Botelho, D.A. (UEPA) ; Sousa, R.S.R. (UEPA) ; Sousa, A.C.L.F. (UEPA) ; Leder, P.J.S. (UEPA) ; Maia, G.C.M. (UEPA) ; Bicho, V.A. (UEPA) ; Silva, M.D.B. (UEPA)

Resumo

Com o objetivo de integrar os conhecimento químicos de forma a vincular ao cotidiano do aluno, o presente trabalho apresenta uma abordagem dinâmica e interativa para um público diversificado de alunos. E para proporcionar um ensino significativo, com enfoque teórico e prático, foram apresentados propostas didáticas, sendo um experimento e um jogo, em uma mostra científica realizado na Universidade do Estado do Pará. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, para avaliar o trabalho desenvolvido. Nesta perspectiva, Constatou-se que as atividades realizadas tiveram boa aceitação dos participantes, pois são recursos que podem ser utilizados com a finalidade de despertar a criatividade e o interesse dos alunos. Tornando-os um sujeito ativo no seu processo de ensino aprendizagem.

Palavras chaves

Ensino de Química; Experimento; Jogo Didático

Introdução

O processo educativo contemporâneo tem exigido cada vez mais qualificação e mudança de postura do professor, a fim de que, gradativamente, abandone as abordagens tradicionais e possa desenvolver seu trabalho, de forma tal, que os educandos sejam inseridos no contexto social (SANTOS et al., 2011). Na perspectiva de superar este desafio, têm-se utilizado diferentes metodologias para facilitar o diálogo entre professor e o aluno e assim melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O ensino de química objetiva não só o aprendizado dos conteúdos, mas também uma mudança de postura em relação a aquisição de conhecimento, formando cidadãos ativos com a capacidade de participar de forma critica das questões sociais que os cercam. Dessa forma, neste trabalho daremos ênfase a Experimentação e aos Jogos Didáticos, metodologias que podem ser utilizadas para tornar o ensino de química mais acessível, possibilitando aos alunos o desenvolvimento da curiosidade e criatividade de forma contextualizada. A experimentação é considerada por muitos autores como imprescindível para o ensino de ciências, sendo capaz de promover interação entre o observador e o fenômeno estudado (MARANDINO et al., 2009). Os jogos são usualmente desenvolvidos com a finalidade de desafiar e motivar o aluno, estes mantém um equilíbrio entre a função lúdica e a educativa, permitindo diversão e a assimilação de conhecimentos (KISHIMOTO, 1996). Neste sentido, utilizou-se dessas ferramentas na 1° Mostra Científica de Ciências Naturais, sendo esta um espaço informal de ensino capaz de promover a obtenção e troca de conhecimento, para assim alcançar o objetivo deste trabalho que é integrar os conhecimentos químicos e auxiliar na aprendizagem do público presente.

Material e métodos

O presente trabalho fez parte da 1ª Mostra Científica de Ciências Naturais, realizada no espaço de convivência da Universidade do Estado do Pará, contando com uma diversidade de público, com alunos tanto do Ensino Fundamental e Médio quanto do Superior. A proposta didática consistiu na aplicação de um Experimento denominado “O líquido que tira o sangue das mãos”, e um Jogo educativo designado “MemoQuim”. A atividade experimental objetivou reforçar o ensino de conceitos ácido-base e as propriedades de algumas substâncias químicas. O desenvolvimento da prática consistiu na preparação de duas solução, uma com a dissolução de açafrão em água para pintar uma folha de papel A4 e a outra com mistura de amoníaco em água, para deixar a solução mais fraca e não ser prejudicial ao aluno. O jogo didático seguiu as regras tradicionais de um jogo de memória, em que o aluno correlacionava duas imagens iguais, nesta atividade os alunos associavam uma substância química (primeira carta do par), com a sua aplicabilidade (segunda carta do par). O jogo possuía 24 cartas, nas quais 12 continham o nome e símbolo dos elementos mais abundantes na terra, e as outras 12 cartas continham informações referentes à aplicabilidade cotidiana dos mesmos. Por fim aplicou-se um questionário com perguntas subjetivas a cerca das práticas realizadas, com a finalidade de avaliar qualitativamente o trabalho desenvolvido.

Resultado e discussão

O uso de abordagens que diferencie o Ensino de Química, são fundamentais para que o aluno resgate o interesse pela aprendizagem em química e compreenda os processos que regem esta ciência tão importante para a vida. Para tanto, o trabalho desenvolvido buscou fornecer subsídios teórico e prático para que o público presente tivesse uma melhor obtenção de conhecimento. Nesta perspectiva, os dados coletados evidenciaram uma ampla aceitação pelas atividades propostas, sendo que 94% dos participantes avaliaram como interessante a prática experimental e relataram que este aliado a alguns fenômenos do cotidiano facilitou na aprendizagem de conceitos ácido-base. Isto pode ser comprovado no relato do aluno A1: “Muito interessante, porque pude ver como eles reagem e como eles estão presentes na nossa vida”. Baseando-se nos relatos positivos que valorizaram a experimentação, pode-se afirmar o que Galiazzi e Gonçalves (2004) mencionam “as atividades experimentais possibilitam que o aluno desconstrua e construa o seu conhecimento, ocorrendo uma melhor assimilação de conceitos químicos estudados”. O jogo educacional proposto evidenciou que 90% dos participantes informaram ser um método divertido e atraente para o processo de ensino aprendizagem, estes ainda relataram que por meio do jogo pode-se perceber que a química diferente do que imaginaram, encontra-se presente no dia a dia de cada um. Dinamizar o ensino é o foco de qualquer Jogo Educacional, pois assim como Sousa e Silva (2012) afirmam, os jogos não só auxiliam na aprendizagem de conteúdos de química, mas também proporcionam aos alunos uma forma prazerosa e criativa de estudar, estimulando-os dessa forma na construção do conhecimento científico.

Conclusões

Neste trabalho, pode-se experimentar uma vivência de interação entre os conhecimentos químicos e a realidade dos alunos. Onde a Mostra de Ciências apresentou-se como uma ferramenta eficaz e capaz de proporcionar um ensino lúdico e dinâmico. A abordagem teórica e prática das atividades proporcionou uma aprendizagem significativa, de modo a tira-los da posição de apenas receptor de informações prontas. Provocados pelo questionário sobre suas aprendizagens, foi possível constatar os indícios de que os estudantes tem possibilidade de contribuir para seus respectivos processos de avaliação.

Agradecimentos

Referências

GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A Natureza Pedagógica Da Experimentação: Uma Pesquisa Na Licenciatura Em Química. Ver. Química Nova. Vol. 27, Nº 2, 2004.

KISHIMOTO, T.M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1996.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: Histórias e Práticas em Diferentes Espaços Educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

SOUSA, H. Y. S.; SILVA, K. O. Dados orgânicos: Um jogo didático no ensino de química. Holos, ano 28, vol. 3, 2012.