Autores

Carvalho, A.C.S. (IFMA- CAMPUS CAXIAS) ; Silva, R.T. (IFMA- CAMPUS CAXIAS) ; Oliveira, J.S.C. (IFMA- CAMPUS CAXIAS)

Resumo

Este trabalho visa analisar quantitativamente a importância da aula prática na concepção dos discentes do C. E. Mons. Clóvis Vidigal, pois não foi encontrada análises, documentais e bibliográficas locais que observem quantitativamente o ponto de vista do aluno no que diz respeito às aulas práticas. Na coleta de dados foi aplicado um questionário de 7 perguntas para os alunos, e outro de 10 perguntas para o professor, para que fosse feita a analise das opiniões dos alunos e do professor. Em seguida foi feita análise estatística dos dados obtidos. Foi observado que no ponto de vista dos alunos a aula prática influi positivamente em 87% destes, no que diz respeito às avaliações, e que a proporção ideal tanto para o professor quanto para os alunos seria de 20% de teoria e 80% de prática.

Palavras chaves

Prática; Educação; Ensino de Química

Introdução

A aula prática, normalmente de laboratório, quando utilizada de maneira correta é uma importante ferramenta facilitadora da aprendizagem, uma vez que retira o caráter monótono da aula, sendo uma experiência rica e instigante para o aluno, pois este passa a perceber que a disciplina científica é algo que pode ser observado no cotidiano. Segundo Leite et al. (2005) A prática de laboratório aplicada a alunos jovens desperta o interesse destes e amplia seus horizontes, sendo uma experiência diferente do que estão acostumados. Em grande parte das escolas públicas, há dificuldade na utilização dos laboratórios por diversos fatores, como por exemplo, carga horária da disciplina, as condições do laboratório, entre outros, fazendo com que uma parte dos professores não utilizem as aulas práticas como ferramenta de ensino. Contudo, Borges (2002) salienta que a prática não está obrigatoriamente vinculada ao uso de laboratórios e seus equipamentos, e que pode ser realizada em sala de aula com a utilização de outros recursos. A prática possui um papel relevante nas aulas de química, assim como nas disciplinas científicas em geral, desde que sejam aplicadas de modo a envolver o aprendizado de forma ampla. Martins e Leite (2011) entendem que a aula prática tem por objetivo auxiliar os discentes no processo de construção do conhecimento, para que estes entendam o sentido dos conteúdos abordados em sala de aula. O objetivo deste trabalho é verificar as concepções dos alunos a respeito da importância das aulas práticas e mensurar, no ponto de vista do aluno a contribuição desta, para a disciplina de química.

Material e métodos

A coleta de dados foi feita através de um questionário que foi aplicado no turno vespertino aos alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio do Centro de Ensino Monsenhor Clóvis Vidigal, totalizando a quantidade de 100 alunos distribuídos em 5 salas, sendo o questionário aplicado à todos os alunos presentes, com a finalidade verificar as concepções dos alunos a respeito das aulas práticas de química. E ainda, um questionário para o professor, com a finalidade de comparar com as informações prestadas pelos alunos e obter dados relativos aos recursos e metodologias educacionais da escola na disciplina de química. Após a coleta de dados, foi feita a análise das informações obtidas, observando a perspectiva do aluno no que diz respeito à influência que as aulas práticas possuem na aprendizagem. Utilizou-se como referencial Manzato e Santos (2000); pois estes afirmam que a pesquisa quantitativa é utilizada quando se deseja medir, entre outros fatores, opiniões, reações e sensações de um público-alvo de forma estatisticamente comprovada.

Resultado e discussão

Através da pesquisa aplicada ao professor foi visto que a escola possui laboratório de ciências, porém, este é pouco usado, enquanto os recursos audiovisuais e a biblioteca são mais utilizados, e o método avaliativo se dá de forma oral e escrita. Ao analisar os resultados da totalidade dos alunos foi visto que 44% dos alunos afirmam não saber da existência do laboratório, enquanto 31% dos alunos afirmam saber da existência, mas não do funcionamento e 25% respondem que a escola possui laboratório. Verificou-se também que 11% dos alunos consideram seu nível de absorção dos conteúdos práticos alto, enquanto 45% consideram regular e 44% baixo. Já em relação às aulas teóricas 13% dos pesquisados considera a absorção alta, 68% regular e 19% baixa. Esses dados mostram que os discentes estão conscientes de que as aulas teóricas são fundamentais para um bom aproveitamento da prática, e que os dois métodos de ensino são complementares e eficientes, se aplicados em conjunto. Já quando questionados se consideram que as aulas práticas têm influência positiva nas provas o resultado foi de 87% dos alunos afirmando ter influência positiva, 10% considera o aproveitamento regular e 3% diz não haver influência positiva da prática nas provas. Também foi verificado que a proporção média de aulas práticas que os alunos consideram ser mais favorável para a compreensão dos assuntos relacionados à química é de 17% de aulas práticas e 83% de aulas teóricas, sendo que a frequência modal está na proporção de 20% de aulas práticas e 80% de teóricas.

Figura 01

Comparação entre absorção do conteúdo prático e teórico.

Figura 02

Influência positiva das aulas práticas sobre a prova na perspectiva do alunado.

Conclusões

Foi constatado quantitativamente, que a aula prática tem influência positiva considerada alta nas provas em 87% dos alunos na escola pesquisada. E que os alunos encontram mais facilidade em entender o conteúdo teórico quando aliado a esta metodologia. Também foi observado que os discentes, no que diz respeito à importância do conteúdo teórico, acreditam que a proporção de aulas prática/teoria deve ser de 80% de teoria 20% de práticas. Ressaltando, que a aula prática é um ótimo recurso para instigar o discente na compreensão e percepção do conteúdo teórico na disciplina de Química.

Agradecimentos

Gevaldo Tavares, Lucia Helena e Rosangela Silva, pelo apoio e dedicação.

Referências

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, p. 291–313, 2002.

LEITE, A. C. S.; SILVA, P. A. B.; VAZ, A. C. R. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II. [S.l.: s.n.], 2005.

MANZATO, A. J.; SANTOS, A. B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. [S.l.: s.n.], 2000.

MARTINS, M. M. M. de C.; LEITE, R. C. M. Experimento na ciência e no ensino de ciências: Reflexões sobre as aulas práticas de biologia no ensino médio. [S.l.]: Universidade Federal do Ceará, 2011.