Autores

Almeida, M.G.O. (UFPE) ; Sabino, J.D. (UFRPE) ; Barbosa, L.R.R. (UFPE) ; Guedes, M.G.M. (UFPE)

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido através da proposta de uma Sequência Didática (SD) com o tema dos polímeros, cujo objetivo, foi de se trabalhar a química orgânica com os alunos do terceiro ano do ensino médio enfatizando os “polímeros”, como também levantar questionamentos importantes como a poluição do meio ambiente e a reutilização de materiais poliméricos. Foi possível observar como a construção de uma sequência didática apresentou-se como uma estratégia de ensino e aprendizagem que pode proporcionar uma construção paulatina de um conhecimento específico.

Palavras chaves

sequência didática; ensino de Química; jogos

Introdução

Ao longo dos anos pode ser observado o crescimento vertical da necessidade de produção científica e tecnológica para o desenvolvimento da sociedade. Nesse cenário começam a aparecer novas pesquisas que estudam as interações entre professor e aluno. Associado à essa urgência está o grande fracasso escolar nas disciplinas que envolvem a Ciência e Tecnologia. Este fracasso é muitas vezes atribuído à abstração dos conteúdos vistos nestas disciplinas. A utilização de recursos didáticos surgiu a partir das mudanças ocorridas na sociedade tanto no âmbito social como no tecnológico, associada ao desenvolvimento da psicologia e da preocupação com a função da educação na sociedade. Atualmente há uma grande preocupação com o incentivo e o uso de recursos que vão além de aulas expositivas. Elementos como contextualização do ensino, experimentos em sala de aula, propostas interdisciplinares de abordagem de objetos de ensino e o uso de tecnologias diversas, entraram definitivamente no cenário da sala de aula. Uma dessas metodologias muito empregada atualmente é a sequencia didática (SD), que busca a aprendizagem de um conceito ou de habilidades de um campo do saber, através de atividades integradas e organizadas sequencialmente. A sequência didática é um “conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos” (Zabala 1998, p. 18). No presente trabalho foi desenvolvida uma SD com o objetivo de se trabalhar a química orgânica com os alunos do terceiro ano do ensino médio enfatizando os “polímeros”, como também levantar questionamentos importantes como a poluição do meio ambiente e a reutilização de materiais poliméricos.

Material e métodos

A sequência didática foi montada com o tema polímeros. Envolvendo três etapas. Onde inicialmente a turma é dividida em pequenos grupos para apresentação das obras complementares e posterior discussão no grande grupo, com perguntas referentes aos tipos de poluição apresentadas nas obras complementares, se eles sabem identificar os polímeros responsáveis. A sequência didática foi construída, com base no livro didático usado pelos alunos e por duas obras complementares. São elas: Livro 1: A poluição tem solução de Guca Domenico, que faz parte do Programa Nacional do Livro didático 2013 (PNLD) e o Livro 2: Pedro PET plástico de Eduardo Albini. As obras complementares são livros usados em séries iniciais do ensino fundamental com conteúdo bastante ilustrativo. Em um segundo momento, após a introdução ao tema de maneira contextualizada e articulada, o professor deve ministrar uma aula, utilizando recursos visuais, como PowerPoint, para aprofundar o conteúdo específico de polímeros, mostrando o que são polímeros, como são fabricados e as principais utilizações. No fechamento da sequencia didática é utilizado como ferramenta um jogo didático, como objetivo de revisar todo conteúdo discutido durante a SD e também avaliar o desempenho dos alunos durante o jogo. O jogo confeccionado é um jogo de roleta simples com cartas, onde nas cartas possuem os dados, do que o aluno deve realizar para descobrir de qual polímero se trata. O aluno gira a roleta, que vai “cair” em uma cor específica de um polímero, então as perguntas serão referentes àquela classe, a partir daí um deles escolhe uma carta para o grupo responder. O objetivo geral do mesmo é que os alunos associem os polímeros e suas nomenclaturas com as suas respectivas finalidades.

Resultado e discussão

O grande desafio desta SD foi utilizar obras que são utilizadas nas séries iniciais do ensino fundamental, para abordar conteúdos de química no ensino médio. A montagem da sequência foi realizada em algumas etapas, na primeira etapa, o papel do professor é de fundamental importância, uma vez que ele será o mediador da discussão guiando-a para os pontos que ele deseja focar do conteúdo a ser trabalhado. De acordo com Bulgraen (2010), o professor deve se assumir como mediador e trabalhador social, buscando uma sociedade mais justa, onde os alunos possam desenvolver o pensamento crítico e assim possam lutar por seus direitos. O professor deve conduzir a atividade de maneira que os alunos possam relacionar em primeiro lugar os temas abordados nas duas obras apresentadas a eles. Em segundo lugar, o professor deve dirigir o debate até chegar ao ponto chave que seria a ligação entre o tema dos livros que é a poluição com o conteúdo de polímeros. No segundo momento deve ser aprofundado o conhecimento Químico dos alunos sobre o conteúdo de polímeros, e por fim aplicar o jogo roleta polimérica (figura 1), que é bem simples, mas consegue captar se o aluno está associando os polímeros e suas nomenclaturas com as suas respectivas finalidades.

Figura 1

Jogo roleta polimérica

Conclusões

Após a realização do trabalho foi possível observar como a construção de uma sequencia didática pode proporcionar uma construção paulatina de um conhecimento específico, através de diversas atividades que visam estimular o aluno de maneiras diferentes, e possibilitam a articulação do conteúdo com a comunidade e os problemas associados a ela, e a possibilidade de um momento de reflexão e planejamento por parte do professor ao montar a SD. Momentos como estes são extremamente enriquecedores do ponto de vista do processo educativo.

Agradecimentos

À UFPE E UFRPE.

Referências

BULGRAEN, V.C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista conteúdo, Capivari, Vol. 4, n.4, 2010.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998