Autores

Simas, A.N. (CESP-UEA) ; Castro, F.B. (CESP-UEA) ; Rodrigues, K.G. (CESP-UEA) ; Costa, L.P. (CESP-UEA) ; Carvalho, T.B. (CESP-UEA) ; Assis Jr., P.C. (CESP-UEA)

Resumo

Na atualidade tem-se discutido com ênfase a questão ambiental em todos os segmentos da sociedade. Este trabalho apresenta-se como uma alternativa de destinação para o resíduo úmido produzido na Escola Estadual Senador João Bosco de Parintins – AM e surge como atrativo para redução da liberação de resíduos no meio e também como acesso a fonte de energia de baixo custo através da construção do biodigestor caseiro, mas acima de tudo proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa, através da relação dos conteúdos abordados com a busca por soluções para as problemáticas. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, notou-se que os alunos conseguiram conciliar os assuntos abordados com a construção do biodigestor, o que corrobora a importância da aplicação de projetos nas escolas.

Palavras chaves

Educação Ambiental; Biodigestor caseiro; Parintins – AM

Introdução

Na contemporaneidade tem-se discutido com ênfase a questão ambiental em todos os segmentos da sociedade. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC (1996) tal preocupação é apresentada como tema transversal, tendo em vista sua urgência social. O significado maior da preservação do meio ambiente é a própria preservação da vida. Nesse sentido, a Educação Ambiental deve se iniciar no âmbito familiar e não ter por fim a instituição máxima do ensino, acompanhando o indivíduo em todas as etapas de sua vida. No Brasil, a partir da década de 70 as atividades e iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente ganham sentido na expressão “Educação Ambiental”. O que nos torna o país com uma gama de experiência nesse campo temático. A própria Constituição Federal de 1988, que em seu Artigo 225, § 1º, Inciso VI, transforma essa preocupação ambiental em uma exigência. A compreensão da Educação Ambiental em seu sentido maior perpassa não apenas fatores relacionados ao meio ambiente, mas, significativamente aspectos relacionados ao próprio conhecimento do indivíduo e seu papel social (BRASIL, 1988). Por fim, a Educação Ambiental é tratada hoje, com a possibilidade de ultrapassar o caráter informativo e passar a ter um caráter formativo: concretizando hábitos, atitudes e comportamentos que alicercem uma nova consciência ambiental (BRANCO, 2003).

Material e métodos

Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas: educação ambiental, legislação ambiental, biodigestor, biogás, teorias de aprendizagem, e outros tópicos atrelados a essas ideias centrais. Posteriormente foram selecionados 30 (trinta) alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Senador João Bosco. A seleção deu-se como o auxílio do professor de Química da escola onde foram relevantes o rendimento escolar na disciplina de Química bem como demonstração de interesse pelo projeto. Os alunos selecionados tiveram um horário previamente estabelecido para discussões sobre os temas do projeto. Foi preferível que esse horário no contra turno para não comprometer o rendimento dos mesmos. Após o devido esclarecimento dos conceitos bem como internalização dos mesmos, os alunos realizaram uma prévia apresentação do projeto a toda comunidade estudantil. Essa apresentação foi realizada do auditório da referida escola com o devido acompanhamento dos instrutores e professores. A segunda etapa trata-se da prática de construção, propriamente dita, do biodigestor caseiro. Os restos alimentares foram coletados periodicamente por uma equipe de 05 alunos. Os demais foram encarregados de confeccionar o biodigestor, com o acompanhamento dos proponentes do projeto. A construção do biodigestor caseiro seguiu a metodologia descrita por SILVA COSTA, 2012. Os subprodutos do biodigestor foram utilizados na própria escola com adaptações para a cantina onde a merenda é preparada e na horta onde os legumes são cultivados em outro projeto promovido pela escola.

Resultado e discussão

Inicialmente, quando da apresentação do projeto à escola, observou-se que alguns alunos já detinham um conhecimento nos assuntos abordados, quer sobre os problemas ambientais quer sobre o papel da Educação Ambiental nesse cenário. A execução do projeto foi possível graças ao interesse bem como disponibilidade dos alunos. Ao longo da execução do mesmo verificou-se uma melhoria significativa na desenvoltura e domínio dos assuntos abordados. Fato evidenciado na socialização através de palestra com a comunidade estudantil a respeito do projeto. A preocupação com a causa ambiental refletiu-se na mudança de atitudes simples do dia-a-dia, como redução da quantidade de resíduos produzidos e preocupação com a destinação destes. As ações de Educação Ambiental geram resultados a curto e a maioria destes são a longo prazo. As mudanças intrínsecas são evidentes porém as grandes mudanças acontecem ao longo do tempo. Houve a participação de alunos com rendimento baixo o que não se esperava, isso mostra a importância de ações inclusivas como esta. O ensino torna-se mais atrativo e consolidado quando há relação com o cotidiano e a prática é viável como os recursos disponíveis. Fez-se a conciliação entre Educação Ambiental e Química no que se diz respeito a compreensão dos processos que ocorrem desde a construção do protótipo do biodigestor caseiro até a produção do produto final o gás metano (CH4), o que perpassa por outras ciências, como por exemplo a biologia, para compreender a importância das bactérias metanogênicas e o ambiente que propicie a sobrevivência das mesmas. Para apresentação desse resultado, foi elaborado um painel com as fotos da atividade desenvolvida pelos alunos e proponentes do projeto como também de protótipo do biodigestor que ficara no laboratório de ciência.

Conclusões

A Educação ambiental deve estar inserida no ensino de Química e outras ciências desde o ensino fundamental, com ênfase nos fenômenos do cotidiano para que os alunos detenham os princípios básicos desta e sua importância. A prática de trabalhos envolvendo o conhecimento adquirido em sala de aula com questões debatidas na atualidade é essencial para que haja a aprendizagem significativa dos indivíduos envolvidos, pois existirá relação da teoria com a prática. Notou-se que os alunos conciliaram os assuntos abordados com a construção do biodigestor.

Agradecimentos

Ao orientador prof. Pedro Campelo de Assis Jr. Ao diretor da escola onde o projeto foi desenvolvido, prof. Venício Garcia, e ao prof. de Química da mesma, Ozias Brito Fre

Referências

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