Autores

de Tuya, K.C. (UFC) ; Barbosa, F.G. (UFC) ; Mafezoli, J. (UFC) ; de Oliveira, M.C.F. (UFC) ; da Rocha, F.T. (UFC) ; da Costa, F.S. (UFC) ; Benicio, H.T. (UFC) ; da Silva, G.S. (UFC) ; Rodrigues, D.S. (UFC)

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência da utilização da temática corantes e química têxtil no ensino experimental de química, vivenciada por estudantes do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza. A aula experimental foi realizada em um laboratório de química da Universidade Federal do Ceará-UFC, com um grupo de 25 estudantes da escola de ensino médio Joaquim Alves. Inicialmente, os estudantes tiveram uma aula teórica bastante dinâmica, utilizando inclusive, recursos de multimídia, sobre corantes, tingimento têxtil e os procedimentos laboratoriais que seriam realizados. A atividade foi avaliada através de um questionário, que tinha como objetivo principal investigar o impacto da aula experimental e da temática utilizada no despertar do interesse dos estudantes pela química.

Palavras chaves

corantes; química têxtil; ensino de química

Introdução

No intuito de divulgar e popularizar a química para a sociedade cearense, através da aproximação de alunos e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) com estudantes de escolas do ensino médio da rede pública, surgiu o Clube da Química (CluQui) no ano internacional da química-2011 (Batista et al, 2012). Desde então, o CluQui atua desenvolvendo diferentes atividades, tais como, palestras, oficinas, utilização de jogos didáticos e aulas experimentais voltadas para estudantes de escolas públicas. Dentro dessas ações de extensão, o projeto conta com a participação de graduandos dos cursos de Química (Licenciatura e Bacharelado). E uma das escolas beneficiárias das ações do CluQui é a E.E.F.M. Joaquim Alves, que conta inclusive, com uma filial do projeto funcionando dentro da escola, com a participação direta de seus estudantes. Neste contexto, uma metodologia de aula experimental abordando o conhecimento e aplicação dos corantes na indústria têxtil foi pensada para ser desenvolvida como uma ação de fortalecimento do Clube da Química na escola Joaquim Alves. Além disso, a temática corantes e química têxtil pode ser contextualizada dentro da realidade das indústrias têxteis existentes no Ceará, ampliando a visão dos estudantes sobre a importância e aplicação da química. Desta forma, este trabalho relata uma experiência da utilização da temática corantes e química têxtil no ensino experimental de química, vivenciada por estudantes do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza.

Material e métodos

Inicialmente, realizou-se uma palestra na E.E.F.M. Joaquim Alves utilizando-se datashow, com duração média de 1(uma) hora, sobre os temas: noções de segurança, vidrarias e equipamentos do laboratório; objetivando a preparação destes alunos para a futura prática laboratorial. Em um segundo momento, os estudantes foram direcionados a um dos laboratórios da Universidade Federal do Ceará (UFC), para participarem de uma aula teórica sobre corantes e tingimento têxtil, ministrada por um professor universitário. Após a divisão de grupos (com 2 ou 3 estudantes) e distribuição de um roteiro, a aula experimental de tingimento com corantes direto foi realizada com a orientação de monitores (estudantes de Química membros do Clube da Química-CluQui), sob à supervisão dos professores coordenadores do CluQui. A atividade foi avaliada através de um questionário, que tinha como objetivo principal investigar o impacto da aula experimental e da temática utilizada no despertar do interesse dos estudantes pela química.

Resultado e discussão

Os resultados da atividade desenvolvida foram mensurados tanto pelo questionário aplicado, como pelas observações dos monitores e professores envolvidos (da escola Joaquim Alves e UFC).Com relação à contribuição do projeto CluQui, os dados revelaram que a grande maioria (94%) dos estudantes afirmam que as apresentações do projeto em sua escola agregam bastante conteúdo ao seu conhecimento (Figura 1).Segundo o ponto de vista e análise do professor colaborador da escola, as atividades do projeto também tem um ganho motivacional, pois, a química é trabalhada de forma mais contextualizada e lúdica. De acordo com os resultados obtidos do questionário, 78% dos estudantes afirmaram que a experiência de interação com os professores da universidade e o experimento realizado na instituição contribuiu para o aprendizado de química e abre perspectivas para um futuro ingresso na universidade nos cursos de Química (Figura 2). Os dados da Figura 2 foram corroborados com as respostas dadas pelos estudantes nas perguntas abertas feitas no questionário aplicado. Neste caso, os estudantes relataram com expressões bastante positivas a vivência na aula experimental de tingimento têxtil no laboratório da Universidade Federal do Ceará. Esse retorno, também é importante para os graduandos do curso de Licenciatura em Química que fortalecem sua prática docente, através do projeto CluQui.

Figura 1: Gráfico mostrando a contribuição do projeto CluQui ao conhec

Gráfico em formato de pizza, fatia verde (94%), fatia amarela (6%).

Figura 2: Gráfico mostrando o nível de aceitação da aula experimental.

Gráfico em formato de pizza: fatia verde (78%), fatia amarela (17%), fatia marrom (6%).

Conclusões

Analisando os resultados obtidos com este trabalho é possível constatar a importância de atividades extra curriculares, que mostrem apoio e aplicação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Além disso, o uso de temáticas contextualizadas e o recurso de aulas experimentais são estratégias importantes na motivação de estudantes de escolas públicas para o aprendizado de química. O contato com o ambiente universitário também tem funcionado como um excelente catalisador motivacional para estes estudantes.

Agradecimentos

Aos alunos da E.E.F.M. Joaquim Alves, que participaram da atividade; ao Professor Cleuton Gomes da E.E.F.M. Joaquim Alves; ao CNPq pelo suporte financeiro ao projeto CluQ

Referências

Batista, P.H.J.; de Queiroz, B.V.; de Souza, J.M.; Ferreira, K.; de Souza, S.R.; Barbosa, F.G.; Mafezoli, J. in 10o SIMPEQUI, Teresina-PI, 2012.