Autores

Anacleto Estrela Filho, O. (UFCG) ; Leal de Morais Sales, L. (UFCG)

Resumo

Entender a concepção dos discentes sobre os danos causados ao meio ambiente e a saúde pública devido o crescente consumo de equipamentos eletroeletrônicos, os quais apresentam metais pesados na sua constituição. Os estudantes do ensino médio da rede pública do município de Santa Helena – PB foram submetidos a entrevistas semi-estruturadas e a partir da análise de suas respostas foi possível o desenvolvimento da pesquisa. Para 47% dos alunos, o aumento do consumo de aparelhos eletroeletrônicos provoca a geração de mais lixo eletrônico e cerca de 30,2% afirmam que tais resíduos ocasionam poluição e contaminação do meio ambiente. Assim, é importante associar esta problemática com os efeitos nocivos dos metais pesados de forma transversal como eixo didático no ensino de química.

Palavras chaves

Lixo eletrônico; Ensino de química; Metais pesados

Introdução

A partir da metade do século XX, os aparelhos eletroeletrônicos estão cada vez mais acessíveis a todas as classes sociais, proporcionando grande desenvolvimento tecnológico tornando-os indispensáveis no nosso cotidiano. Tal avanço trouxe consigo graves problemas, dentre eles a crescente produção de resíduos provenientes destes equipamentos, chamados de lixo eletrônico ou e-lixo, os quais apresentam em sua composição elementos químicos altamente tóxicos. Segundo Oliveira (2010) um dos motivos para esse acúmulo é o fascínio dos jovens a ter acesso as novas tecnologias, as quais são lançadas constantemente, tornando os aparelhos obsoletos rapidamente, fazendo com que este tipo de resíduo cresça três vezes mais rápido quando comparado ao lixo urbano. Em 2010 foram gerados cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico, sendo EUA, Alemanha, Japão e China os países líderes na fabricação de produtos tecnológicos, neste mesmo ano, o Brasil foi o pais emergente que mais gerou estes detritos e o campeão no descarte de computadores, algo em torno de 0,5 Kg por pessoa (WEILER, 2013). Os metais pesados são constituintes fundamentais destes aparelhos os quais em grandes concentrações interrompe a manutenção da vida, de acordo com Celere (2007) o lixo eletrônico é um dos piores geradores de problemas ambientais, podendo contaminar o solo e os lenções subterrâneos, o chumbo por exemplo, um dos metais mais utilizados, pode provocar náuseas, perda de coordenação e de memória. Diante desta problemática se faz necessário compreender a concepção dos discentes sobre os danos causados pela crescente produção do lixo eletrônico e assim associa-los com os efeitos maléficos dos metais pesados e o uso abusivo dos recursos naturais.

Material e métodos

No primeiro momento foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o conteúdo abordado para adquirir subsídios necessários ao desenvolvimento deste trabalho, onde segundo Pizanni (2012) a análise bibliográfica é uma tarefa investigativa minuciosa em busca do conhecimento e base fundamental para todo o corpo da pesquisa. Na segunda etapa utilizou-se como ferramenta a aplicação de uma entrevista semi-estruturada visando o entendimento dos discentes sobre a problemática do lixo eletrônico, permitindo-os a liberdade de expressarem seus conhecimentos de acordo com a sua própria realidade, para Gil (1999, p.129) uma das vantagens do uso deste instrumento é a não exposição dos pesquisados à influência das opiniões e do aspecto pessoal do entrevistado. No último momento, foi possível analisar os dados obtidos por meio de uma abordagem quali-quantitativa para que essas informações fossem relacionadas com a teoria, através das respostas de 54 estudantes do segundo ano do ensino médio, distribuídos entre três turmas com média de 18 alunos cada, entre 15 a 22 anos de idade, sem distinção social, matriculados na escola E.E.E.F.M. Elaine Soares Brasileiro, situada no município de Santa Helena – PB.

Resultado e discussão

A análise dos resultados possibilita o entendimento da real concepção dos entrevistados, assim ao tratar sobre o aumento na produção de novos equipamentos eletroeletrônicos, 90,1% dos discentes são cientes que este crescimento ocasiona problemas ambientais. Mediante a Figura 1, cerca de 47% dos alunos relacionam a geração de e-lixo ao consumo excessivo de novos aparelhos, outros 20% compreendem que tal crescimento prejudica o meio ambiente sem citar de qual forma e 2,1% dos discentes afirmam que para produzir novos eletroeletrônicos há necessidade de uma maior demanda de recursos naturais. Estas percepções são válidas, pois condizem com a realidade, segundo Oliveira (2010) para produzir um chip eletrônico menor que uma unha é necessário 72g de substancias químicas e 32 L de água. Assim, é importante agregar o e-lixo nas aulas de química de forma contextualizada, destacando as propriedades químicas dos metais que constituem estes aparelhos, alertando os alunos da gravidade do acúmulo destes resíduos e do uso abusivo de matéria prima. De acordo com a Figura 2, cerca de 87% dos alunos reconhecem os danos que o e-lixo pode provocar, entre eles, cerca de 30,2% apontam que estes resíduos ocasionam poluição do meio ambiente, outros 7,5% relatam o câncer e 13,2% dos alunos se referem a outras doenças como respiratórias, cardíacas, pulmonares e intoxicação como reflexos destes detritos. Logo, a discussão do e-lixo de forma transversal nas aulas de química pode-se mostrar uma estratégia didática relevante no estudo dos metais pesados, os quais são responsáveis pela contaminação do solo e dos meios hídricos e quando queimados liberam substancias nocivas, como o berílio que causa câncer pulmonar e antimônio um dos responsáveis por problemas cardiovasculares (OLIVEIRA, 2010).

Figura 1

Concepções dos discentes sobre os efeitos causados pelo aumento do consumo de equipamentos eletroeletrônicos.

Figura 2

Concepções dos discentes sobre os danos causados a natureza e a saúde pública pelo lixo eletrônico.

Conclusões

Os metais pesados estão intrinsicamente ligados aos aparelhos eletrônicos, neste contexto as concepções dos alunos sobre os riscos à saúde pública e ao meio ambiente que o acúmulo do e-lixo pode causar e seus efeitos negativos provocados pela presença desses elementos altamente tóxicos foram válidas, porém sucintas. Logo, é importante associar esta problemática de forma transversal e contextualizada nas aulas de química, destacando as propriedades dos elementos químicos presentes nestes dispositivos para que os alunos se posicionem diante da sociedade como agentes modificadores do seu meio.

Agradecimentos

Referências

CELERE, M. S.; OLIVEIRA, A. da S.; TREVILATO, T. M. B.; SEGURA-MUÑOZ, S. I. Metais presentes no cho¬rume coletado no aterro sanitário de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, e sua relevância para saúde pública. Cadernos de Saúde Pública, v. 23, n. 4, Rio de Janeiro, Abril de 2007.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social.5ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. ISBN 85-224-2270-2.
OLIVEIRA, R. da S.; GOMES, E. S.; AFONSO, J. C. O lixo eletrônico: Uma abordagem para o ensino fundamental e médio. Química nova na escola. v. 32, n. 4, p. 240 – 248, novembro de 2010.
PIZZANI, L.; SILVA da, R. C.; BELLO, S. F.; HAYASHI, M. C. P. I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista digital de biblioteconomia e ciência da informação. Campinas. v. 10, n. 1, p.53-66, julho-dezembro 2012 – ISSN 1678-765X.
WEILER, E. B.; HEDLUND, K. F. S.; LAMBRECHT, F. R.; SILVA, T. C. N.; D´AVILA, M.; TORRES, O. Lixo eletrônico: avaliação e conscientização nos municípios de Frederico Westphalen e Taquaruçu do Sul. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET. v. 17, n. 17, p. 3401 – 3406, Dez 2013. e-ISSN 22361170.