Autores

Pinheiro da Silva, M.S. (IFCE)

Resumo

Na cidade de Camocim-Ceará foi ofertado pelo o IFCE o curso FIC de Química na Composição da Beleza Capilar no primeiro semestre de 2015. Objetivou-se qualificar profissionais que atuavam na promoção da beleza através da inserção de conhecimentos químicos presentes nos principais tratamentos capilares. As aulas ofertadas tinham caráter teórico/prático, com carga horária semanal e total de 8h e 160h, respectivamente. A produção de reflexões, da compreensão quanto ao uso das substancias químicas e seus riscos e a valorização humana através desta ação social foram alguns dos resultados obtidos de maior relevância.

Palavras chaves

Ensino de Química; Química Capilar; Extensão

Introdução

A Química é a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades, suas transformações e a energia envolvida nesses processos (BROWN, 2005), sendo uma peça fundamental do desenvolvimento econômico e tecnológico de um país, nos mais variados seguimentos dentre eles o de higiene e beleza. Tal seguimento constiui-se de uma cadeia de valor extensa, iniciando-se na indústria de cosméticos e equipamentos, incluindo negócios de salões de beleza, clínicas e estéticas, SPA’s, dentre outros (SEBRAE,2013). Dentro deste universo, a estética capilar vem apresentando constante evolução, fazendo-se uso da Química como ferramenta chave neste processo evolutivo. Todo procedimento capilar envolve o uso da Química, desde aos procedimentos mais simples que fazemos em nosso dia-a-dia, como lavar os cabelos, até os mais complexos como os alisamentos e pinturas ( KOHLER, 2011). Levando nosso olhar químico, sob um ponto de vista mais abrangente, o Instituto Federal do Ceará Campus Camocim (IFCE) desenvolveu uma ação social, integrando o ensino de Química aplicado aos tratamentos capilares sob os moldes de um curso de extensão de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados à população da cidade de Camocim-Ceará.

Material e métodos

O IFCE-Campus Camocim ofertou o Curso FIC de Química na Composição da Beleza Capilar com carga horária total de 160h, 30 vagas, no período de fevereiro a julho de 2015, com carga horária semanal de 8h, no período noturno. Para a seleção dos participantes, foi exigido o ensino fundamental completo, dando-se preferência aos profissionais autônomos que já trabalhavam na área da beleza como cabeleireiros, manicures, esteticistas. Foi aplicado um questionário visando a identificação do perfil socioeconômico dos participantes do curso. A matriz curricular do curso FIC de Química na Composição da Beleza Capilar foi composta por 9 disciplinas, conforme a Tabela a 01, distribuídas em dois núcleos pedagógicos: núcleo básico e núcleo específico. As disciplinas do núcleo básico compreendiam conhecimentos de base do ensino fundamental , indispensáveis ao bom desempenho dos participantes, em função dos requisitos do curso. Já as disciplinas do núcleo específico contemplavam conhecimentos de formação própria da área de Química aplicados a área de Estética Capilar e de Higiene e Segurança. Todas as disciplinas foram lecionadas por docentes do IFCE Campus Camocim, conforme sua área de formação e utilizando os seguintes recursos didáticos: Laboratório de Química, data show, notebook, pincel, apagador, quadro branco, material impresso.

Resultado e discussão

O curso FIC de Química na composição da Beleza Capilar teve 14 participantes, todos do sexo feminino, com perfil socioeconômico frágil, com renda familiar bruta inferior a 2 salários mínimos. Dentre os participantes, 13 já estavam inseridos no universo da estética capilar, de forma autônoma e apenas 1 participante não trabalhava na área do curso ofertado. Apenas 4 participantes tinham curso de cabeleireiro completo, incluindo as técnicas de colorimetria e alisamentos, todos os 13 participantes trabalhavam com estas técnicas. No desenvolvimento do curso pôde-se apresentar aos participantes a importância da Química e como era importante a compreensão das reações que se processavam em diferentes tipos de tratamentos capilares, seus riscos tanto para os profissionais como para seus clientes. Noções de Química Geral e Orgânica, conceito de pH, propriedades físicas das substâncias. grandezas e medidas e principais matérias primas utilizadas na área cosmética foram alguns dos temas ensinados em sala de aula. Conceitos mais específicos do universo da Química Capilar abordados foram: hidratação, queratinização escovação, cauterização, alisamento, escova progressiva,tintura, principais agentes modificadores da estrutura capilar, dentre eles: hidróxidos, guanidina, tioglicolato de amônio,formol, sais metálicos, corantes, incompatibilidades químicas. Foi bastante debatido o uso das substancias químicas proibidas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tais como o formol e seus riscos à saúde.

Tabela 01. Matriz curricular do Curso FIC de Química na Composição da

Matriz curricular do Curso FIC de Química na Composição da Beleza Capilar.

Conclusões

A produção de reflexões quanto ao uso das substancias químicas e seus riscos, nos mais variados tratamentos capilares oferecidos em salões de beleza foi um dos pontos de relevante importância nesta ação de ensino e extensão além da valorização humana através desta ação social uma vez que, a educação é um direito de todos e uma das formas mais nobres de construção da cidadania.

Agradecimentos

Ao IFCE Campus Camocim-Ceará.

Referências

BROWN, Theodore; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E. Química: a ciência
central. 9 ed. Prentice-Hall, 2005.
KÖHLER, R. C. O. A Química da Estética Capilar Como Temática no Ensino de Química e na Capacitação dos Profissionais da Beleza. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria – RS, 2011.
SEBRAE-MG. Saiba como montar: salão de beleza. Minas Gerais: Sebrae-MG, 36p.
Série: Sebrae: Ponto de partida , 2013.Disponível em:
http://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/Cartilha-Manualou- Livro/Como-abrir-um-Salao-de-Beleza, Acessoe em: 03 Jun. 2015.