Autores

Rebouças Junior1, A.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA) ; Lima, R.C.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA) ; Teles, V.L.G. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA) ; Rizzatti, I.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA)

Resumo

Um jogo digital foi desenvolvido como ferramenta didática, utilizando o programa PowerPoint na forma de slides com a ferramenta Hiperlink, dando a dinâmica ao jogo, onde as perguntas são relacionadas com o assunto da tabela periódica. O jogo é de baixo custo, pois o programa PowerPoint é vinculado ao sistema operacional do computador e de fácil manipulação. O jogo demonstrou ser um bom recurso didático, pois os alunos mostraram maior motivação para o estudo da tabela periódica.

Palavras chaves

Jogos educativos; Ensino de química; Educação

Introdução

O ensino de química nos dias de hoje é visto pelos alunos do ensino médio, como uma disciplina cansativa e de difícil compreensão, uma vez que, geralmente, a aula é ministrada buscando sintetizar e memorizar as inúmeras fórmulas, onde o aluno cria apatia pelo conteúdo. Neste sentido faz-se necessário que o professor utilize ferramentas que facilitem o aprendizado, tais como as atividades lúdicas, que podem ser uma estratégia de motivação que favoreça a abstração do conteúdo por parte dos aprendizes. Segundo Kishimoto (1994), o jogo, possui duas funções: a lúdica e a educativa. Ambas devem estar em equilíbrio, pois se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático. Para Vygotsky (1989), o jogo didático, assim como outros recursos, tem a capacidade de estimular a curiosidade, a iniciativa de participação e a autoconfiança do aluno; como também aprimora o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mentais e de concentração, e exercitam interações sociais de trabalho em equipe. As aplicações dos jogos possuem a vantagem de ensinar com diversão, sendo uma ferramenta muito útil para que o ensino de conceitos, normalmente considerados pouco atrativos pelos alunos, se torne eficaz. Este trabalho tem por objetivo desenvolver e aplicar o jogo denominado ‘Quiz Periódico”, cujo assunto é a tabela periódica como uma ferramenta pedagógica acessível ao professor, unindo o conhecimento teórico com as atividades lúdicas e contribuindo com a contextualização e integração do conteúdo.

Material e métodos

Foram realizadas visitas nas escolas e aplicação de questionários com o intuito de desenvolver o jogo. As visitas tiveram como objetivo diagnosticar o nível escolar dos estudantes para que as atividades estivessem de acordo com os conhecimentos já adquiridos. Em seguida, deu-se início à montagem do jogo. Através do programa PowerPoint foram montados os slides com duas coletâneas de perguntas e respostas sobre a tabela periódica. Em seguida, com auxílio da ferramenta Hiperlink, instituiu-se o sincronismo e dinâmica ao jogo conforme a Figura 1. Participaram do jogo duas equipes, vermelha e verde. A regra básica do jogo implica na equipe que errar a reposta passar a vez para os adversários, e vice-versa. A equipe vencedora será aquela que acertar o maior número de perguntas. Foram aplicados questionários antes e após a aplicação do jogo.

Resultado e discussão

As visitas feitas nas escolas promoveram a identificação das ferramentas de ensino utilizadas nas aulas de química. Um questionário fechado contendo cinco perguntas mostrou que os jogos mesmo sendo tão difundidos nas práticas pedagógicas, raramente são utilizados pelos docentes. Foi ministrada uma aula sobre o assunto tabela periódica e utilizado um questionário como instrumento diagnóstico, aplicado antes e após a apresentação do jogo. Após a aplicação do jogo perguntas como: como você avalia o jogo Quis Periódico, utilizado na aula da disciplina de química? A família 7A, também é conhecida como? Qual o elemento que não tem família? Qual o elemento é representado pela letra “P”? Entre outras perguntas foram indagadas aos alunos. Os resultados apontaram que, Figura 2, a utilização de jogos nas aulas da disciplina de química pode ser uma ferramenta que uni o conteúdo teórico e a prática, despertam o interesse do aluno, facilita a assimilação de conceitos, bem como, se mostra como recurso didático para auxiliar a abstração do conteúdo.

Figura 1: Jogo Quiz

Figura referente a montagem do jogo Quiz, o círculo vermelho mostra a aplicação da ferramenta Hiperlink dando a dinâmica do jogo

Figura 2: Gráfico

Pergunta do questionário. Como você avalia a utilização de jogos nas aulas da disciplina de química como forma de unir o conteúdo teórico a prática?”

Conclusões

Foi possível observar por meio de questionários e observação participante a importância de pesquisas nessa área educacional, despertando interesse dos alunos pelo conhecimento científico. Para os docentes, as atividades lúdicas são uma ferramenta que auxiliam na transposição didática do conhecimento, tornando as aulas mais interativas, de maneira mais confortável e prazerosa aos estudantes na hora de abstrair os conteúdos.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus em seguida minha Orientadora Prof.ª Dra. Régia Chacon a meus familiares,amigos e a minha noiva pela grande força e ao PIBID pela oportu

Referências

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 168p.