Autores

da Silva, A.R. (IFGOIANO CAMPUS RIO VERDE) ; Castro, C.F.S. (IFGOIANO CAMPUS RIO VERDE)

Resumo

A concentração de lixo é de fácil constatação nos centros urbanos e a sua quantidade vêm aumentando cada vez mais. Portanto este trabalho teve como base a necessidade de conscientização de alunos disseminadores de ideias da importância da pratica e teoria dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). A partir de aula teórica e expositiva foram realizadas coletas seletivas bem como a arrecadação financeira a partir da venda do material para beneficiar os alunos com a melhoria do ambiente escolar. O trabalho foi direcionado para os alunos da escola estadual Ismael Martins e Vieira constatou-se uma grande participação dos alunos bem como um resultado mais expressivo para a compreensão e conscientização da importância da coleta seletiva.

Palavras chaves

Conscientização; 3 Rs; Coleta seletiva

Introdução

A crescente aceleração populacional e o crescente consumismo desenfreado estão contribuindo cada vez mais para o aumento da quantidade de lixos que são descartados. Outro processo facilitador é a produção de produtos menos duráveis ou descartáveis resultando em grande quantidade de material que possui uma maior dificuldade para ser degradado (FINCO et al, 2005). De acordo com o livro Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem “antes do descarte do lixo, deve-se avaliar o seu potencial de redução, reutilização e reciclagem; o meio ambiente se beneficiará caso seja seguida a sequência citada” (MANO et al, 2010). Existem várias vantagens e benefícios em se reciclar um material como menos poluição no ar, na água e no solo, economia de energia e matéria-prima além da melhoria da limpeza do ambiente (WARTHA; HAUSSMANN, 2005). O presente projeto teve como objetivo instruir a comunidade estudantil através de aula didática/expositiva com esclarecimentos referentes ao conceito dos 3 Rs, com foco na sua aplicação para embalagens PET, latas de alumínio e papelão, além de incentivar a prática do conceito, colaborando assim para a conscientização e o favorecimento do meio ambiente e do ambiente urbano. Assim evidenciou-se a importância socioambiental/econômica, possibilitando a redução, reutilização e reciclagem de produtos, visando á consciência ambiental, bem como a visão do campo lucrativo. Com o objetivo de discutir a temática dos 3Rs, foi proposto uma aula teórica, coleta, venda e conversão do valor arrecadado ao ambiente escolar através da aquisição de um bebedouro para os alunos.

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado na escola estadual Ismael Martins e Vieira em Rio Verde, Goiás com os alunos do ensino médio da instituição. O projeto foi executado em três etapas: teórica/expositiva, prática e discussões. Na primeira etapa realizou-se uma aula expositiva e teórica onde foram discutidos os conceitos dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) bem como a sua relevância para uma melhor qualidade de vida. Nesta etapa teórica os alunos foram instigados a pesquisarem sobre os assuntos abordados destacando os riscos e prejuízos destes lixos para o meio ambiente. Na parte prática, os alunos participantes fizeram a coleta seletiva em casa e transportaram o material para a escola. Logo se acionou uma empresa privada para fazer a compra do material e recolhimento do mesmo. Posteriormente com o valor que se arrecadou com a venda do material reciclável foi adquirido um bebedouro para os alunos da escola.

Resultado e discussão

Com a efetivação do projeto evidenciou-se que a equipe de ensino estimulou a busca pela implementação da coleta seletiva bem como a importância dos 3Rs, obtendo grandes resultados dos alunos participantes. Os alunos tiveram grande facilidade de compreensão de artigos expostos na aula teórica e fez com que os alunos refletissem sobre o quanto é a nossa responsabilidade sobre o meio ambiente e urbano. Na etapa prática a obtenção do material reciclável com posterior coleta seletiva realizada pelos alunos em suas casas fez com que os se atentassem a mudanças de hábitos. A etapa de discussões e entrega do bebedouro adquirido com os materiais averiguou-se o orgulho e interesse dos alunos pelo trabalho realizado.

Conclusões

Por meio da atividade realizada constatou-se a eficácia da integração da teoria com a prática bem como a diminuição de certa quantidade de lixo que seria descartado sem nenhum processo de separação reciclagem ou beneficiamento. O projeto permitiu que os alunos fossem incentivados a explorarem sobre o assunto, proporcionando que os alunos fossem ativos na construção de conhecimentos, além de beneficiamento e satisfação de aquisição de um bem material que facilitou a vida com recursos provenientes do lixo.

Agradecimentos

Á Deus, ao Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde e ao programa CAPES.

Referências

FINCO, Marcus Vinícius Alves; VALADARES, Marcelo de Brito;SILVA , Muriene Alves. GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CIDADE DE PALMAS/TO: Contribuições ao mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL). Universidade Federal Do Tocantins, Palmas, To, Brasil 2005, pag. 2.

MANO, Eloisa Biasotto; PACHECO, Élen B. A. V.; BONELLI, Cláudia M. C.. Meio Ambiente Poluição e Reciclagem. 2° Ed. 2010, editora Edgard Blücher Ltda., pag. 114.

WARTHA, Juliana; HAUSSMANN, Darclê Costa Silva. Custo benefício da reciclagem na indústria de confecção: Um estudo de caso na empresa de Dudalina s/a, 2005. Disponível em: . Acesso em: 16 de março de 2013.