Autores

Araujo Duarte da Silva, A.C. (SEDUC AM/CRQ XIV) ; de Jesus Cornelis, E. (SEDUC AM) ; Barbosa Grangeiro, N. (SEDUC AM) ; Rejeane Gomes de Oliveira, S. (SEDUC AM) ; de Souza Santos, M. (SEDUC AM)

Resumo

O trabalho feito com velas e sabonetes artesanais na Escola Estadual Cleomenes do Carmo Chaves e Maria Madalena Santana de Lima tem como proposta melhorar a aprendizagem dos alunos nas aulas de química através da produção desses produtos, promover interação entre os alunos e atender a comunidade e o mercado local no segmento industrial de produtos artesanais em tamanhos, formatos e aromas diversificados, gerando um maior progresso para a escola e principalmente para os alunos.

Palavras chaves

aprendizagem; fabricação; interação

Introdução

A formulação de cosmético e velas artesanal no ambiente escolar capacita os alunos a terem conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas. Com isso, o trabalho tem como objetivo Inovar em métodos didáticos, valorizando as matérias-primas da Amazônia através da fabricação de velas e cosméticos e de uma vivência prática. Proporcionando ao aluno o estímulo à formulação de cosmético e velas, além de estuda a composição e manipulação dos produtos, sua atuação e vantagens de utilização. A interação entre as escolas permite que os alunos possam compartilhar os conhecimentos adquiridos por meio das aulas práticas. Permite também, uma visão ampla da Química e de suas aplicações. Além disso, contribui para o estudo de produtos artesanais com essências, extratos e matérias-primas regionais. Assim, o aluno é motivado a compreender o ensino da Química e demais disciplinas a nível prática e a desenvolver suas características empreendedoras por meio da comercialização dos produtos na própria comunidade onde a escola está inserida.Sendo assim, os alunos poderão analisar e discutir formas possíveis de interrelacionamentos da química com contextos práticos relacionados ao tema em estudo. Importa, também, considerar não só os aspectos químicos, mas também os econômicos,sociais, culturais envolvidos neste tema ( Grünfeld,2007)

Material e métodos

O trabalho é realizado com alunos do 2º ano do Ensino Médio,no qual foi montado grupos para desenvolver o projeto. Foram realizados os seguintes passos: 1. Receitas de vela e cosméticos artesanais; 2. Seleção e leitura dos textos pesquisados; 3. Distribuição dos assuntos por equipes para discussão, fichamento e apresentação em plenária; 4. Seleção do material que será exposto; 5. Elaboração de cartazes, CDs, folder e ou banners que serão expostos; 6. Produção dos produtos artesanais; 7. Ensaios e apresentação do projeto pelos alunos na sala de aula; 8. Exposição do projeto em feiras e exposições; 9. Oficinas de estudo da potencialização das essências, extratos e matérias-primas amazônicas. Após as pesquisas, foram realizadas aulas práticas onde foram produzidos os produtos e exposto na escola.Desta forma o aluno estará apto a relacionar a prática com os conteúdos químicos ensinados em sala de aula tendo segurança e criatividade e ainda saber identificar essências, extratos e matérias-primas amazônicas para a formulação de cosmético e vela .

Resultado e discussão

O projeto trouxe uma maior interação entre os alunos e o professor,contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. Aproximando os alunos com a química no cotidiano.

Conclusões

O trabalho contribuiu para um maior desempenho nas aulas , trazendo uma visão diferenciada da química na vida dos alunos. No qual descobriram que eles são capazes de produzir e transmitir conhecimento.

Agradecimentos

Agradecemos a todos os participantes do projeto.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/ SEMTEC, 2002.
DRAELOS, Z.D. Cosméticos em dermatologia. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.