Autores

Rodrigues, D.G. (IFAP) ; Garcia, F.M. (IFAP) ; Santos, J.B. (IFAP) ; Sales, A.L. (IFAP) ; Almeida, K.C. (IFAP) ; Miranda, E.M. (IFAP)

Resumo

O presente artigo descreve o projeto desenvolvido com alunos de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, sobre a questão ambiental e os problemas que envolvem o descarte de resíduos sólidos, em especial o de pilhas e baterias de celulares, e as possíveis formas de reaproveitamento desses materiais. Objetivando, através de atividades práticas como a experimentação, despertar o interesse dos alunos para as ciências naturais, demonstrando uma forma de como trabalhar conteúdos da disciplina de Química e os temas transversais de forma contextualizada. Observou-se que os alunos desconheciam o modo correto de descarte de pilhas e baterias e os problemas que a contaminação por substâncias químicas tóxicas nelas presente pode causar à saúde humana.

Palavras chaves

Meio ambiente; química; descarte

Introdução

Vivenciamos no nosso cotidiano a presença incansável do processo de industrialização, este que permeia há séculos na sociedade mundial, corrompendo toda e qualquer forma natural de se viver, visando satisfazer uma necessidade material. Assim, tudo em nosso meio é industrializado, a pilha do controle remoto ou até a bateria do celular são materiais que foram criados para satisfazer essa necessidade. E são exatamente esses materiais que serão abordados neste artigo sob a ótica ambiental, educacional, social e humana. Durante muito tempo, devido ao pouco uso de aparelhos eletrônicos, não havia preocupação com a reciclagem de pilhas e baterias. Com o aumento do consumo e o avanço da tecnologia, esses materiais tornaram-se artigos relevantes no dia a dia e de fácil acesso, e seu descarte começou a preocupar pesquisadores, ambientalistas e autoridades. Isto porque, a forma como as pilhas e baterias são eliminadas e os consequentes vazamentos de seus componentes tóxicos contaminam o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna das regiões circunvizinhas dos lixões á céu aberto onde comumente são descartadas junto com o lixo doméstico. Através da cadeia alimentar, essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos. Dessa forma a proposta da pesquisa foi de desenvolver o conhecimento do descarte de resíduos sólidos e a importância da conservação do meio ambiente com o propósito de demonstrar como produzir pilhas a partir de materiais alternativos, utilizados em nosso dia-a-dia, e reagentes pouco poluentes. Buscando tornar claro o conhecimento de eletroquímica e sua aplicação com o meio ambiente numa perspectiva concreta tendo como público alvo alunos do ensino médio arraigado pela compreensão da concientização ambiente.

Material e métodos

O método abordado traduz de forma clara o uso de experimentação e palestra para adequar a proposta do projeto. De acordo com Giordan (1999) “é de consenso de professores e pesquisadores de química que atividades experimentais auxiliam na consolidação do conhecimento, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo do aluno”. O projeto Educação e Meio Ambiente: Reciclagem e Descarte de Pilhas e Baterias foi desenvolvido na escola Maria Neusa com uma turma de 36 alunos do 2º ano de ensino médio em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira etapa do referido projeto foi apresentada palestra aos alunos, sobre meio ambiente, com o intuito de esclarecer o papel da sociedade na preservação da natureza e a importância na preservação da vida humana. O conteúdo da palestra foi elaborado pelos pesquisadores e a apresentação foi ministrada por um dos acadêmicos da pesquisa de forma clara e concisa de modo a deixar vivo sobre o tema educação e meio ambiente: descarte de pilhas e baterias. Os pontos abordados durante a palestra foram: introdução à educação e conservação ambiental; conceitos de pilhas e baterias; descarte adequado e descarte real de pilhas e baterias; problemas de saúde referente ao descarte inadequado de pilhas e baterias e por fim apresentação de imagem referente ao tema da palestra. Para a apresentação da palestra utilizou-se de equipamentos eletrônicos como: Notebook e projetor multimídia. No segundo momento ocorreu a apresentação do conteúdo teórico: Eletroquímica, para a compreensão Química e física do assunto. No terceiro momento aplicou-se o experimento que consistia na produção de uma pilha alternativa,feita de latas de refrigerante,fios de cobre, água e sal, adptandoao ao mesmo tempo ao conteúdo teórico ao passo a passo da produção do experimento.

Resultado e discussão

Foi constado nos questionamentos dos alunos que raramente estes descartam pilhas e baterias, e quando o fazem, usam o lixo comum para esse fim. Segundo Afonso (2003), “Assim, por falta de uma conscientização coletiva ambiental e ignorando os riscos inerentes, as pilhas foram, ao longo de décadas, descartadas no meio ambiente como um lixo qualquer”. Observou-se também que os alunos mostraram um maior interesse pelo fato das pilhas serem produzidas com materiais do cotidiano, que os mesmos não conheciam a utilidade e a capacidade de reaproveitamento para relacionar ao conteúdo em destaque. Quanto ao questionário, foram feitas 5 perguntas fechadas com respostas "sim ou não". Na pergunta 1 foi feito o seguinte questionamento: A palestra com experimento contribuiu para o melhor entendimento sobre o descarte de pilhas e baterias?, todos responderam sim. na segunda pergunta: Você é de acordo que o assunto abordado na palestra deve ser frisado constantemente nas escolas para que os alunos disseminem a ideia e façam a diferença?, todos responderam sim. Na pergunta 3: Você é a favor das atividades experimentais para ajudar a compreender conteúdos de química?, todos responderam sim. quanto a pergunta 4:A sua participação na palestra e na experimentação mudou seu ponto de vista sobre a maneira em que se deve ter em relação ao descarte de pilhas e baterias? todos os alunos responderam sim. A quinta pergunta abordava o seguinte questionamento: Antes da realização deste projeto você tinha entendimento dos ricos causados à saúde humana pelo descarte inadequado de pilhas e baterias? todos responderam que não. A figura 1 aponta a porcentagem dos alunos que respoderam sim ou não.

Figura 1 - respostas dos alunos ao questionário em porcentagem

Gráfico que aponta as respostas do questionário feito aos alunos acerca do projeto desenvolvido

Conclusões

Com base nos resultados da pesquisa realizada, observou-se a necessidade da realização de mais projetos com o objetivo de conscientizar a comunidade estudantil sobre à educação ambiental, mais precisamente ao uso consciente e ao descarte adequado das pilhas e baterias.Também, é clara a eficácia do uso do método na compreessão do tema para o aluno. As informações sobre os danos à saúde humana e ao meio ambiente devem ser claras e mais divulgadas, assim como a legislação que rege o descarte de pilhas e baterias.

Agradecimentos

Agradecemos a orientadora, que de forma pragmática nos conduziu na aplicação do projeto. Agradecemos ao familiares e amigos, que de certa forma fazem parte de todo esforç

Referências

AFONSO, J. C.; BARANDAS, A. P. M. G; SILVA, G. A. P; FONSECA, S. G. Processamento da pasta eletrolítica de pilhas usadas. Quím. Nova vol.26 nº. 4 São Paulo July/Aug. 2003.
GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, no.10, p. 43-49, 1999.