Autores

Trindade Souza, J.R. (IEMCI / UFPA) ; Valente, J.A.S. (IEMCI / UFPA) ; Brito, L.P. (IEMCI / UFPA) ; Almeida, A.C.P.C. (IEMCI / UFPA)

Resumo

A pesquisa analisou o uso da abordagem CTS a partir da produção de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) em uma turma do PARFOR na Ilha do Marajó (PA). O estudo realizado com alunos de Ciências Naturais, curso que enfatiza conhecimentos de Química, Física, Biologia etc., na aplicação de uma disciplina, culminou com o desenvolvimento, pelos alunos, de IIRs. Os dados foram obtidos por meio de questionários e pela vivência do professor. A pesquisa revelou que apesar dos alunos ainda não terem uma clara concepção da abordagem CTS, a maioria possui o entendimento de que o Ensino na Educação Básica objetiva primeiro a formação de cidadãos críticos, participativos e reflexivos. Concluiu-se, que o uso dessa abordagem é uma atividade que pode proporcionar um aprendizado significativo.

Palavras chaves

CTS ; Ensino de Química; Ensino de Ciências

Introdução

A sociedade está dependente dos avanços da ciência e da tecnologia, que trazem diversos benefícios e novos hábitos e subordinações tecnológicas (RICARDO, 2007). Assim, faz-se necessário uma formação cidadã crítica que venha abranger aspectos de racionalidade do conhecimento e ação na interpretação dos fatos do cotidiano tendo a educação um papel importante. Alinhada com esta tendência do ensino e buscando aproximar esse ensino com o cotidiano Gérard Fourez propôs a construção de IIR, na perspectiva de uma alfabetização científica e técnica, definindo uma IIR como uma invenção de uma modelização adequada para uma situação específica. Para esta construção são utilizados os conhecimentos de várias disciplinas e também os saberes da vida cotidiana. Uma IIR designa uma representação teórica apropriada de um contexto e de um projeto, permitindo comunicar e agir sobre o assunto. Ao se construir uma IIR, surgirão questões específicas ligadas a determinado conhecimento científico que poderão ser respondidas ou não conforme o caso. Estas questões abertas são denominadas de caixas-pretas (CP). O contexto e os objetos do projeto orientam a abertura ou não das CP. Uma CP aberta significa a obtenção de modelos que possam relacionar os fatos conhecidos, gerando explicações. Diante disso, o objetivo central do trabalho é compreender como a abordagem CTS a partir de IIR de Fourez (1997), pode proporcionar aos estudantes de uma turma de Ciências Naturais do PARFOR/UFPA na Ilha do Marajó (PA), um ensino que possa trazer significados e compreensão do papel da ciência em nosso mundo tecnológico, para pensar criticamente, resolver problemas sócios científicos, participar de debates coletivos e, para tomar decisões responsáveis, ou seja, uma educação científica voltada para a cidadania.

Material e métodos

Segundo Gil (2010), o trabalho aqui desenvolvido caracteriza-se como qualitativo, quantitativo e estudo de campo. Dentre os 20 alunos de Ciências Naturais, que participaram da investigação 17 eram do sexo feminino e 3 do sexo masculino, com média de idade de 32 anos. Todos os alunos são professores da Rede Municipal de Ensino, com tempo de magistério que varia de 10 a 15 anos, exercidos no Ensino Fundamental. Inicialmente foi produzido pelos professores da disciplina “Prática Docente Para o Ensino de Ciências: Educação em Ciências e Tecnologia”, um material didático acerca da abordagem CTS, para que os alunos pudessem compreender as concepções difundidas pelos teóricos da educação. A disciplina foi ministrada no mês de agosto de 2013, com uma carga horária de 51 horas. Em seguida, foram investigadas as percepções que os alunos concluintes do curso de Licenciatura em Ciência Naturais da UFPA, do Campus do Marajó, no município de Breves (PA), apreenderam sobre esta abordagem. Para esta pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, além da vivência do professor com os alunos, uma entrevista auxiliada por um questionário contendo 8 perguntas abertas, fechadas e mistas sobre ciência, tecnologia e sociedade, o qual continha indagações acerca da concepção, abordagem e aplicação do enfoque CTS. Por meio da análise de dados provenientes dos questionários e da observação das sequências das aulas, discutiu-se a melhor maneira de desenvolver as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, procurando compreender os fatores que motivassem os alunos/professores a realizarem esta atividade.

Resultado e discussão

Na população investigada, antes da aplicação da disciplina sobre a abordagem CTS, 6 alunos já tinham algum conhecimento sobre este tipo de concepção e 14 nunca tinham ouvido falar desta tendência educacional. Somente um aluno detinha algum conhecimento sobre IIR. A Ilha de Racionalidade foi construída a partir da seguinte situação problema: “Que conceitos de Química, Física, Biologia, Geociências, Matemática etc., podem ser observados ao longo da Avenida Rio Branco, principal logradouro da cidade de Breves (PA) na Ilha do Marajó”. Neste contexto, surgiu uma série de dificuldades relacionadas com a questão central do problema. Entre elas várias “caixas pretas” a serem abertas e discutidas pelos integrantes da turma, distribuídos em equipes formados geralmente por dois ou três estudantes. Os grupos eram formados por afinidades que cada elemento possuía com o conteúdo das “caixas pretas”. A partir daí, nove (9) propostas de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade foram construídas: 1) Uma viagem de barco pelo Rio Parauaru; 2) A água que abastece a cidade de Breves; 3) Uma visita à feira do produtor rural; 4) A poluição sonora no município de Breves; 5) O hábito de jogar lixo nas ruas de Breves; 6) Um passeio pelo hidroviário de Breves; 7) O preparo de um almoço saudável; 8) Realizando compras em um supermercado do município de Breves; 9) Uma caminhada saudável na Avenida Rio Branco no município de Breves (PA). Após a abertura das diversas caixas pretas que afloraram, os alunos puderam perceber que, como afirmam Santos e Schnetzler (1996), “a função do ensino deve ser a de desenvolver a capacidade de tomada de decisão, o que implica a necessidade de vinculação do conteúdo trabalhado com o contexto social em que o aluno está inserido”.

Conclusões

Este estudo revelou que apesar do pouco conhecimento, que os alunos ainda detêm sobre a abordagem CTS, pelo fato de serem professores atuantes na Educação Básica, compreendem o papel da educação na formação de cidadãos críticos, participativos e reflexivos. Conclui-se, portanto, que a aplicação da abordagem CTS a partir de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade no ensino de Ciências, é uma atividade acadêmica que podem proporcionar um aprendizado significativo para os estudantes, desde que ocorra a vinculação do conteúdo curricular com o contexto social em que o aluno está inserido.

Agradecimentos

Ao Coordenador Geral do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) da UFPA, professor Dr. Márcio Lima do Nascimento.

Referências

FOUREZ, Gérard. Alfabetización Cientifica Y Tecnológica. Acerca de lãs finalidades de la ensenanza de lãs ciências. Buenos Aires. Argentina. Ediciones Colihue, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2010.

RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, v.1, especial, Nov. 2007.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Função social: O que significa ensino de Química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, Química e Cidadania, n. 4, novembro, 1996.