Autores

de Oliveira Santos, B. (IF - SERTÃO PE) ; Mirela Delmondes Mudo, L. (IF - SERTÃO PE) ; Santos Carvalho dos Anjos, D. (IF - SERTÃO PE)

Resumo

Neste trabalho foi realizada uma importante discussão sobre a temática Água e sua importância em nossas vidas com alunos do ensino médio de uma escola da rede pública de Petrolina-PE. O objetivo principal foi alcançar a construção do conhecimento sobre o tema discutido e sobre os conteúdos de química relacionados, visando uma aprendizagem significativa e contextualizada. Foram realizadas discussões utilizando o tema gerador e a experimentação com caráter investigativo, visando uma aula participativa em que o aluno é o protagonista do processo, enfatizando-se na formação do cidadão.

Palavras chaves

Aula Contextualizada; Água; Química

Introdução

A água é um bem essencial para nós seres vivos, pois está presente nas células do nosso corpo, nos vasos sanguíneos, nos tecidos de sustentação. Além disso, a água está presente nos nossos afazeres do dia-a-dia como tomar banho, escovar os dentes, fazer comida, entre outras atividades. Então, notamos que é de suma importância realizar discussões que permitem a conscientização em relação à preservação deste recurso tão importante para as nossas vidas. Na atualidade as aulas de química são realizadas de forma tradicional, na qual o professor explica o assunto de forma a não se preocupar com a contextualização. Contextualização que é o ato de vincular o conhecimento à sua origem e à sua aplicação. A ideia de contextualização entrou em pauta com a reforma do ensino médio, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9.394/96), que acredita na compreensão dos conhecimentos para uso cotidiano. (FOGAÇA, 2010). Em 2000, o Ministério da Educação e Cultura – MEC, divulgou os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, propondo a contextualização como possibilidade do estudante relacionar os conteúdos em estudo com o meio em que vive [...] “Garantindo a participação ativa do sujeito na vida cidadã,” como está disposto nas Orientações Curriculares para O Ensino Médio (BRASIL, 2008). Este trabalho foi realizado com estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), localizada na cidade de Petrolina/PE, e teve como principal objetivo, conscientizar e contextualizar conteúdos de química a partir da temática “Água e sua Importância em Nossas Vidas”.

Material e métodos

Foram realizadas 4 (quatro) etapas, sendo elas: 1. Levantamento prévio dos conceitos existentes a partir da aplicação de um pré-teste. 2. Discussão sobre os seguintes conteúdos de química: ponto de ebulição, densidade, pH, chuva ácida e ciclo da água no planeta terra, com apresentação de um vídeo. 3. Experimentação Investigativa sobre Densidade. 4. Avaliação da construção do conhecimento a partir da aplicação de um pós-teste.

Resultado e discussão

Em relação aos conhecimentos prévios dos alunos, observou-se que 100% da turma não possuía a definição de pH e de densidade, portal fato realizamos o experimento da densidade do ovo na água, porém todos tinham conhecimento da importância da água para os seres vivos. A maioria (90%) se equivocou ao conceituar ponto de fusão e ebulição, porém sabiam também acerca da poluição e do desperdício da água, conhecendo as medidas que podem ser tomadas para não poluir, nem desperdiçar a água. No pós-teste, houve uma grande evolução do conhecimento onde 82% dos alunos acertaram quando se tratava de pH e densidade, e 85% acertaram quando o assunto era ponto de fusão e ebulição da água, demonstrando uma aprendizagem significativa a partir da intervenção realizada. De forma geral, durante as discussões, notou-se que alunos possuíam conhecimento sobre o desperdício e poluição das águas, e o que devemos fazer como cidadãos para não prejudicar o meio ambiente e seus recursos hídricos. Isto se deve ao fato de campanhas educativas que são realizadas pela escola e prefeitura da cidade, sendo, portanto a intervenção um importante momento de discussão e veiculação sobre o tema. Além disto, notou-se a importância de relacionar o conteúdo químico com situações de nosso cotidiano, pois muitos alunos não haviam percebido esta relação. Com isto, notou-se que a intervenção trouxe esta discussão, relacionando,por exemplo, a água presente no dia-a-dia em eventos da natureza como a chuva ácida, com os conteúdos químicos como pH, densidade, ponto de ebulição e fusão.

Gráfico

Gráfico da aplicação de pré e pós-teste de Conceitos Químicos.

Conclusões

A importância da contextualização é evidente para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem, inserindo conteúdos químicos em um contexto, seja ele social ou ambiental. Foi possível construir conhecimentos importantes para a formação do cidadão, acerca de um tema importante como a água, e relacioná-lo a conteúdos químicos do currículo escolar.

Agradecimentos

A Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC). Ao Apoio Estudantil do IF Sertão Pernambucano.

Referências

FOGAÇA, Jennifer. Contextualização. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/contextualizacao.htm. Acesso em: 10/06/2015.

PARÂMETROS Curriculares Nacionais (PCN) – Ensino Médio; Ministério da Educação, 1999.