Autores

Leal de Castro, D. (IFRJ) ; Pereira Nunes, M. (UERJ) ; da Silva Oliveira, T. (IFRJ)

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) iniciou-se no IFRJ-Nilópolis em 2009, os com subprojetos de Química, Física e Matemática. Nas escolas participantes, foram montados laboratórios, aplicados jogos e experimentos, com materiais alternativos ou não, levando em conta as dificuldades de infraestrutura encontradas na rede pública de ensino. O presente trabalho investigou a influência do programa na formação do licenciando do IFRJ-Nilópolis, baseado em pesquisas na literatura e nos dados obtidos através de questionário aplicado aos bolsistas. Foi possível afirmar que o PIBID teve grande influência no processo formativo destes licenciandos em Química, já que através do projeto, iniciavam prematuramente vivências que são próprias da profissão de um professor.

Palavras chaves

PIBID; Licenciatura; Química

Introdução

Por ser uma profissão que lida diretamente com pessoas em seu desenvolvimento crítico-reflexivo, o trabalho docente vai além de uma simples aplicação de técnicas ou métodos pedagógicos sobre determinado conteúdo de química. Em seu trabalho, Chassot (2004), ressalta a importância da formação do professor e do desprestígio dos cursos de licenciatura diante de outros cursos de Química. Estamos vivenciando uma realidade de ensino público que tem sido muito mal vista pelas diversas esferas sociais. Por conta disso, os cursos de licenciatura tem se empenhado em formar professores com a capacidade de encarar as dificuldades, complexidades e incertezas do dia-a-dia da educação básica. Uma tentativa de inverter esse quadro foi à criação do programa PIBID. O Programa foi criado para incentivar a iniciação à docência por meio de ações didático- pedagógicas que aproximem o licenciando da realidade escolar. O programa torna-se um elemento de suma importância na formação dos futuros professores devido à contribuição na formação prática destes, uma vez que o mesmo proporciona essa articulação de atividades complementares de aprendizagem do ensino, através da vivência real de trabalho em diferentes situações com acompanhamento de um professor supervisor em pleno exercício de seu ofício. Diante dessas reflexões, o presente trabalho busca inquirir a importância e a influência do PIBID na formação inicial dos licenciandos em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ) / campus Nilópolis, que atuam como bolsistas no projeto. A pesquisa de cunho qualitativo alicerçou-se nas observações das atividades desenvolvidas pelos bolsistas, assim como a análise de dados.

Material e métodos

Este trabalho foi alicerçado, inicialmente, em pesquisas bibliográficas, para um suporte teórico. Tal pesquisa centrou-se nas contribuições de vários autores que elaboraram artigos, dissertações e teses sobre a importância da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, mais particularmente em Química. Através de uma base descritiva das características apresentadas pelos vários autores sobre o tema proposto, foi realizada uma pesquisa exploratória com os alunos participantes do projeto PIBID-IFRJ, a fim de avaliar a contribuição do PIBID para a formação dos licenciandos em química do IFRJ-Nilópolis. Após a coleta de dados, foi realizada uma análise dos resultados obtidos através do questionário aplicado. Por fim, os resultados, as discussões e as considerações referentes à este estudo foram sintetizadas no presente trabalho.

Resultado e discussão

Os questionários foram aplicados a 15 alunos participantes do projeto. Na questão 1 buscou-se identificar quais eram os principais fatores que levaram os alunos a participarem do PIBID. A busca por experiências práticas na graduação e o auxílio financeiro são os principais motivos. A questão 2 tinha como finalidade identificar qual ou quais aspectos o PIBID está influenciando na formação dos bolsistas. Todos os entrevistados marcaram como fator de influência a possibilidade de vivência prática proporcionada pelo projeto. A questão 3 procurava considerar a perspectiva profissional dos entrevistados, revelando uma possível mudança na forma de pensar sobre a carreira do magistério. PIBID é um projeto motivador à formação docente, pois para 12 deles, após terem participado do mesmo, o interesse em lecionar tornou-se mais concreto. Entretanto, 3 dos entrevistados disseram que o projeto influenciou negativamente na forma de pensar a carreia do magistério. Eles alegam que se decepcionaram com a realidade encontrada nas escolas que atuaram. A questão 4 procurava explicitar, qual ou quais são os maiores benefícios proporcionados pelo projeto. Nota-se que as respostas dos bolsistas direcionam-se, em sua maioria, para duas situações: possibilidade de realizar novas atividades por parte dos alunos da Educação Básica e contribuição na formação dos licenciandos como futuros professores. A questão 5 tinha o propósito de averiguar se os bolsistas envolvidos no projeto sentiam-se melhor preparados para ministrar aulas experimentais após terem participado do PIBID. Os resultados obtidos mostraram que todos os entrevistados consideram-se mais capacitados no planejamento e execução das aulas laboratoriais.

Conclusões

Pôde-se perceber que o projeto tem auxiliado o processo formativo dos bolsistas e proporcionado sua melhoria em diversos aspectos. Como o aperfeiçoamento das atividades experimentais, o aprofundamento teórico do conteúdo de Química, o desenvolvimento da leitura, comunicação oral, a inserção do licenciando na realidade escolar e a melhora de seu desempenho acadêmico, já que o mesmo está inserido em um projeto que, além de custear suas despesas durante a graduação através do auxílio financeiro proporcionado, possibilita o aprofundamento nas questões práticas e teóricas relacionadas ao curso.

Agradecimentos

A CAPES pela bolsa e fomento ao Projeto PIBID e ao IFRJ Campus Nilópolis pela possibilidade da pesquisa.

Referências

CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino? 2. ed. Canoas: Ed. Ulbra, 2004.