Autores

de Mello, F. (IFPR) ; Angnes Adams, S.I. (IFPR) ; Machado, F.R. (IFPR) ; Martins, R.C. (IFPR) ; Dalgallo, C. (IFPR) ; Rocha Bauer, C. (COLÉGIO ESTADUAL PADRE PONCIANO JOSÉ DE ARAUJO)

Resumo

Este trabalho foi realizado com alunos do 3º Ano do ensino médio do município de Palmas/PR, orientado por alunos PIBID, tendo como objetivo estreitar o diálogo entre saberes cotidianos e conhecimento científico, utilizando como ferramenta de ensino música e leitura, visto que podem trazer temáticas com grande potencial de problematização. Abordou-se as reações químicas que ocorrem no cérebro e no restante do corpo ao ouvir, dançar e ler, como liberação de neurotransmissores, dopamina, serotonina e adrenalina, estruturas químicas, tipos de ligações e funções orgânicas. As atividades desenvolvidas permitiram concluir que a música e a leitura como abordagem de conhecimento químico motivam o interesse do aluno, aproximando os saberes do cotidiano ao conhecimento científico.

Palavras chaves

Ensino ; Música; Leitura

Introdução

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (BRASIL, 1999) apontam um conjunto de habilidades e competências relacionadas à representação e à comunicação a ser desenvolvido no âmbito da Química. Dentre tais habilidades e competências, algumas estão diretamente intricadas à escrita e à leitura, tais quais: (i) descrever transformações químicas em linguagem discursiva; (ii) traduzir a linguagem química simbólica em discursiva e vice-versa; (iii) identificar fontes de informação e meios pelos quais novas informações importantes para o conhecimento químico podem ser obtidas. O texto deve propiciar ao educando não só a leitura da palavra a partir de sua experiência histórico-social (leitura de mundo) como também a possibilidade de reescrever seu mundo, transformando, ao mesmo tempo, sua leitura da palavra inicial. Nesse sentido, a leitura escolar precisa ser modificada, sobretudo em termos da relação dos educandos com o texto. As estratégias de leitura devem propiciar um contato mais pessoal com os textos. Ao mesmo tempo, a cobrança e as situações de leitura devem ser diferentes das usualmente empregadas, nas quais geralmente aparecem questões preestabelecidas (ALMEIDA;RICON, 1993, citado por FRANCISCO JUNIOR p.220, 2010). Assim como a leitura a música pode ser uma atividade de ensino divertida, assistindo à construção do caráter, da consciência e da inteligência emocional do indivíduo, além de favorecer o aprendizado científico, (SILVEIRA;KIOURANIS, p.29, 2008). Este trabalho teve como objetivo estreitar o diálogo entre saberes cotidianos e conhecimento científico, utilizando como ferramenta de ensino a música e a leitura, visto que estas podem trazer temáticas com grande potencial de problematização e estão presentes de forma significativa na vida do aluno.

Material e métodos

Este trabalho foi realizado com trinta alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Padre Ponciano José de Araújo, localizado no município de Palmas, Paraná, orientado por alunos do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) com uma duração de quatro horas/aulas. Na primeira etapa do projeto, buscou-se apresentar a relação da Química com a música a partir da caracterização dos alunos PIBID para apresentação da coreografia do Thriller – Michael Jackson. Na segunda etapa do trabalho, desenvolveu-se a leitura de livros e textos de diferentes gêneros (romance, poesia, piadas e textos relacionados com a química). Após a apresentação da coreografia e leitura dos textos propostos fez-se uma abordagem das reações químicas que acontecem no cérebro e no restante do corpo quando se lê, ouve e dança diferentes ritmos e estilos musicais.

Resultado e discussão

Após a apresentação da coreografia e leitura dos textos de diferentes gêneros, discutiu-se com os alunos componentes químicos como silício, utilizado como dispositivo de armazenamento de músicas e sobre a ação dos neurotransmissores, sua importância e como eles agem quando estimulados. Neste momento os alunos puderam relatar os tipos de música que gostam de ouvir quando se está feliz, triste ou apaixonado e a sensação quando da leitura dos diferentes textos, correlacionando-os com a liberação de neurotransmissores, estrutura química, tipo de ligação e função orgânica. Dentre os neurotransmissores, estudou-se: A) Dopamina - composto orgânico de função mista álcool e amina que apresenta fórmula molecular C8H11NO2, estimulante que está relacionado ao controle dos movimentos, à sensação de prazer, memória e alegria. B) Serotonina - uma monoamina de fórmula molecular C10H12N2O, possui interferências no humor, na ansiedade e na agressão (ANDRADE, et al, 2015). C) Adrenalina - uma substância de função mista. Possui três funções: fenol, álcool e amina, com fórmula molecular C9H13NO3, provoca o aumento dos batimentos cardíacos, aumento da pressão sanguínea e da tensão arterial (FILHO, et al, pg. 5. 2013).

Conclusões

As atividades desenvolvidas permitiram concluir que a música e a leitura utilizadas como abordagem de conhecimento químico motivam o interesse do aluno, pois aproximam os saberes do cotidiano, os saberes escolares e o conhecimento científico.

Agradecimentos

Esse trabalho é financiado pela CAPES através do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência).

Referências

ANDRADE, R. V., SILVA, A. F., MOREIRA, F. N., SANTOS, H. P. S., DANTAS, H. F., ALMEIDA, I. F., LOBO, L. P. B., NASCIMENTO, N. A.; Atuação dos Neurotransmissores na Depressão. Gama DF. Disponível em: (http://www.saudeemmovimento.com.br/revista/artigos/cienciasfarmaceuticas/v1n1a6.pdf) Acesso em 01 de junho de 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília, 1999.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.; Estratégias de Leitura e Educação Química: Que relações? Química Nova na Escola. Vol. 32, N° 4, p. 220-226, 2010.
OLIVEIRA FILHO, J. P., CATTANI, M. S. D., BASSALO, J. M. F., SOUZA, N. P. C.; A D(+)-Adrenalina E O Paraquedismo Como Resolução Dos Sintomas Psicogênicos E Possível Prevenção De Doenças Psicossomáticas, p.1-15, São Paulo, 2013. Disponível em: (http://www.socis.net.br/wp-content/uploads/2013/11/A-D+-ADRENALINA-E-O-PARAQUEDISMO.pdf) Acesso em 28 de maio de 2015.
SILVEIRA, M. P. S., KIOURANIS, N. M. M.; A Música e o Ensino de Química. Química Nova na Escola. N° 28, 28-31, 2008.