Autores

Alexandre de Castro, L.K. (IFSERTÃO - PE) ; Alexandre da Silva, B. (IFSERTÃO - PE) ; S. C. Pereira, D. (EMAAF) ; Dias S. Almeida, M. (IFSERTÃO - PE) ; B. S. Costa, K. (IFSERTÃO - PE) ; B. Vieira, G.A. (IFSERTÃO - PE)

Resumo

A parceria entre as escolas estaduais e o PIBID visa à prática de atividades pedagógicas integradas à teoria na busca de uma melhoria no aprendizado dos alunos das escolas atendidas pelo programa. Objetivando uma revisão de conteúdos do 2º ano do Ensino Médio foi aplicado experimentos em uma turma de 3º ano da EMAAF, em Petrolina-PE. Ao longo do trabalho percebeu-se uma melhora no conhecimento dos alunos, pois se observou um avanço no rendimento das notas da disciplina de Química, bem como melhoria nas respostas do pós-teste. Segundo dados da escola, 60% dos alunos aprovados no ENEM eram da turma assistida pelos bolsistas. Assim, pode–se dizer que o trabalho contribuiu significativamente para o aprendizado.

Palavras chaves

Experimentos; Ensino de Química; ENEM

Introdução

Os alunos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) nas escolas parceiras procuram exercer atividades pedagógicas que buscam integrar teoria à prática, na intenção de assegurar uma melhor qualidade na aprendizagem. Com a busca da integralização e melhoria no ensino, o experimento é um pilar muito importante. Segundo Bueno (2003), a química não é uma coisa complicada, está sempre presente no nosso dia-a-dia, mas tem que utilizar a teoria junto à prática, pois quando os dois são abordados juntos é possível explicar os conceitos adaptando à realidade, tornando o ensino em uma atividade educacional de grande impacto no cotidiano do estudante. Assim estão sempre buscando mostrar que o trabalho experimental é um grande e poderoso aliado no ensino da química e possui como um reforço os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que deixam claro que a experimentação na escola média tem função pedagógica. Sendo assim o objetivo do trabalho é realizar experimentos abordando os principais assuntos estudados no 2º ano do Ensino Médio para auxiliar nos estudos preparatórios para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Material e métodos

O presente trabalho deu-se pela seleção de 4 experimentos abordando conteúdos de química do 2º ano do Ensino Médio: Cinética Química (Fatores que influenciam a velocidade das reações), Ácidos e Bases (Indicadores Ácido- Base), Soluções (Osmose) e Eletroquímica (Corrosão do Ferro), a serem desenvolvidas com os alunos do 3º ano B da Escola Estadual Marechal Antônio Alves Filho - EMAAF, da cidade de Petrolina – PE. O processo consistiu em quatro fases que ocorreu no período de seis aulas (50 min). Primeiramente houve a aplicação de um pré-teste com cinco questões, seguida de uma breve revisão teórica. Posteriormente a execução dos 4 experimentos e por ultimo a aplicação do pós-teste com as mesmas 5 questões abertas do pré-teste.

Resultado e discussão

Ao longo da realização do trabalho percebeu-se uma melhora no conhecimento dos alunos, quando comparado os rendimentos das turmas dos 3ºs anos da escola na disciplina de Química. Os resultados do pré e pós teste corroboram com este fato tendo em vista que no pré-teste, dos 28 alunos, somente 2 acertaram todas as questões (7,15%), 5 acertaram 4 questões (17,85%), 4 acertaram 3 questões (14,30%), 12 alunos acertaram 2 (42,85%) e 5 estudantes acertaram somente 1 (17, 85%). No pós-teste 28% acertaram todas as questões, 35% acertaram 4 questões, 17,85% acertaram 3, 10,71% acertaram 2 e somente10% acertaram 1 questão (Gráfico 1). Segundo Guimarães (2009), A experimentação é uma estratégia eficaz que gera questionamentos capazes de estimular o aluno à investigação, desenvolvendo neste jovem a capacidade de pesquisar respostas para o problema gerado a partir da prática experimental, permitindo uma contextualização das aulas, bem como ajudando no processo de ensino-aprendizagem. A seleção dos experimentos foi baseada nos conteúdos que mais se destacaram nas provas anteriores do ENEM. Após análise da prova do ENEM 2014 foi constatado que havia entre as questões de Química, os conteúdos abordados nos experimentos. Também podemos destacar que dentro do índice de aprovação no ENEM 2014 da escola 60% era da turma do 3º ano B.

Gráfico 1

Comparativo de rendimento do pré-teste e pós- teste.

Grafico 2

Comparativo de aprovação do ENEM dos 3ºs anos da escola EMAAF

Conclusões

Por todos esses aspectos, com a finalização do trabalho e o resultado fornecido pela escola foi possível constatar que o mesmo contribuiu significativamente para o aprendizado, bem como para o bom desempenho dos mesmos no ENEM.

Agradecimentos

Agradecemos ao IF Sertão – PE, PIBID, CAPES, EMAAF.

Referências

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BUENO, Lígia et al. O ensino de química por meio de atividades experimentais: a realidade do ensino nas escolas. São Paulo, 2003 Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/T4%20(1).pdf Acesso em :24/05/15
FELTRE, Ricardo Química Geral. São Paulo: Moderna, 1995, 1.
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TREVISAN, T. S. MARTINS, P.L.O. O professor de química e as aulas práticas. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/365_645.pdf acesso em: 24/05/15