Autores

Barbosa Teixeira, G. (UFS) ; Midori Sussuchi, E. (UFS) ; Menezes Cardoso dos Santos, L. (UFS) ; Fernando de Macedo, J. (UFS) ; José Santana dos Santos, E. (UFS) ; dos Santos de Almeida, W. (UFS)

Resumo

O livro didático (LD) é uma importante ferramenta no ensino, pois delineia e media o conteúdo e as interlocuções professor-aluno em sala de aula. Este artigo pretende relatar as concepções dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) quanto à abordagem da Ciência, Tecnologia e Sociedade e Ambiente (CTSA) encontrada nos livros de Química frequentemente utilizados para o planejamento de suas ações. Os resultados deste estudo apontam que os livros “Química e Sociedade” e “Química na Abordagem do cotidiano”, ambos distribuídos pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), são bastante utilizados por abordar a temática facilitando a compreensão da ciência e suas relações para com a sociedade.

Palavras chaves

Livro didático; PIBID; CTSA

Introdução

Com o agravamento dos problemas ambientais e diante de discussões sobre a natureza do conhecimento científico e seu papel na sociedade, cresceu no mundo inteiro um movimento que passou a refletir criticamente sobre as relações CTSA. Esta abordagem, se bem conduzida, é capaz de redefinir conceitos através da reflexão, criando um ambiente propício à aprendizagem promovendo ações que beneficiam a comunidade escolar (MORIN,2003, p. 43). Não obstante, uma das análises mais contundentes é a questão da abordagem CTSA no LD. Conseguir despertar a atenção do aluno em todos esses aspectos não é uma incumbência fácil para o professor, que além de ter a habilidade para superar as dificuldades vivenciadas no âmbito escolar, precisa despertar a aprendizagem, tendo como foco principal técnicas e/ou estratégias que despertem e envolvam os discentes durante esse processo cognitivo, permitindo que os mesmos sintam-se motivados. Apesar dos avanços tecnológicos e da enorme variedade de materiais curriculares atualmente disponíveis no mercado, o LD continua sendo o recurso mais utilizado. É através dele que o professor organiza, desenvolve e avalia seu trabalho pedagógico de sala de aula. Por esta razão que é um desafio para os professores, abdicar do ensino menos conteudista e tradicional (CARNEIRO; SANTOS; MÓL, 2005, p. 12). Para sanar um desses problemas, o PIBID visa contribuir com a formação de futuros docentes para atuar na educação básica de forma que os mesmos elaborem suas práticas diante do contexto que se aplica. Para tal, houve a necessidade de verificar como a relação CTSA está presente nos livros didáticos de Química a partir das concepções dos bolsistas do PIBID, subprojeto de Química, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão.

Material e métodos

Foi realizada uma avaliação de sondagem que constituiu em 6 (seis) questões, sendo que para este estudo, 2 questionamentos se fizeram necessário com o intuito de obter informações a respeito da seleção dos livros voltados para a abordagem de ensino CTSA. Dentro de uma totalidade de 30 bolsistas selecionados a partir do edital 2014/1 do PIBID/Química/UFS/São Cristóvão, participaram 6 (seis) integrantes como sujeitos de pesquisa por utilizarem o LD durante o planejamento voltado especificamente para as monitorias nas escolas. Importante salientar que todos os envolvidos na pesquisa tiveram contato com a prática docente somente após a seleção do programa. A análise dos dados foi fundamentada na metodologia de análise de conteúdo (BARDIN,1977, p. 33).

Resultado e discussão

Em suma, podemos destacar que de forma unânime os bolsistas encontraram o enfoque CTSA nos livros de Química utilizados. Destaca-se o livro “Química e Sociedade” pelo seguinte discurso do Sujeito 1: “Esse livro se diferencia por trazer conhecimentos de forma contextualizada, relacionando o cotidiano dos alunos, onde este trabalhada por meio de temas sociais ficando ainda mais fácil o entendimento da ciência e suas relações com a sociedade.” Nota- se que esse critério estabelecido, de forma geral, se constitui de forma diferenciada em investigar o livro didático em questão para preparar seu planejamento pedagógico desde a formação inicial. Saber selecionar um livro é uma tarefa de vital importância para o processo de ensino e aprendizagem. O livro “Química na abordagem do cotidiano” foi mencionado pela sua linguagem e maior aplicabilidade durante as ações na escola pelo Sujeito 2: “Por ter uma abordagem mais completa sobre CTSA e por ser o livro usado na escola a qual irei prestar monitoria.” Em relação às dificuldades em trabalhar os conteúdos voltados para o ensino CTSA um discurso foi destacado pelo Sujeito 3: “Em relação à abordagem CTSA ele trabalha de forma muito eficaz, mas o que leva muitas vezes esse livro se tornar difícil é a maneira diferenciada de trazer o conteúdo, fugindo assim do tradicionalismo, onde isso não é dificuldade e sim adaptação.” Mesmo considerando que o livro é um importante instrumento de apoio, alguns bolsistas salientaram que precisa ser complementado por novas fontes de pesquisa mais rápidas como, por exemplo, a internet, conforme a afirmativa do Sujeito 4:”Estou começando a recorrer mais à leitura de artigos na internet para melhor embasamento CTSA. Trabalhar com diferentes interpretações ajuda a criar a nossa própria interpretação.”

Conclusões

Pode-se observar que em geral, os bolsistas adotam um livro mais específico que é possível encontrar o enfoque CTSA fugindo do tradicionalismo e, sobretudo, utilizam outras fontes de pesquisa para melhor compreensão entre a relação ciência, sociedade e tecnologia . É imprescindível afirmar que não basta somente os livros trazerem a temática em questão. É necessário que esse futuro professor esteja preparado para abordá-lo de maneira que o aluno se sinta motivado, e consiga observar os fenômenos ocorridos em seu cotidiano de forma crítica e reflexiva.

Agradecimentos

A CAPES pelo financiamento do programa, aos alunos e bolsistas do PIBID/Química/UFS/São Cristovão envolvidos na pesquisa.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução L.A. Reto, A. Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Química. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.
CARNEIRO, M. H. S; SANTOS, W. L. P; MOL, G. S.: O Livro Didático Inovador e Professores: Uma Tensão a Ser Vencida. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, Vol 7, Nº 2, Dezembro 2005.
MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.