Autores

Almeida, M.I.B. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Pereira, R.I.S. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Aguiar, L.O. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Vieira, G.A.B. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Almeida, M.D.S. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO)

Resumo

Os jogos didáticos são atrativos e de fácil compreensão, pois possibilitam o desenvolvimento social dos indivíduos a partir da cooperação, da competição e do trabalho em equipe, visto que, auxiliam tanto o aluno como o professor na conquista de seus objetivos de forma dinâmica, evitando assim, que a aula se torne monótona. Nesta perspectiva, este artigo apresenta o relato de uma experiência realizada através do uso de um jogo sobre “estados de agregação da matéria”, intitulado Labirinto da Química, a fim de proporcionar um melhor desempenho na metodologia, através de técnicas inovadora para ensinar de forma cativante e curiosa, motivando dessa forma, os discentes para que haja uma maior interação entre eles e a disciplina química.

Palavras chaves

jogo; ensino; quimica

Introdução

As atividades lúdicas são práticas privilegiadas para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. São também instrumentos que motivam, atraem e estimulam o processo de construção do conhecimento, podendo ser definida, de acordo com Soares (2004) como uma ação divertida, seja qual for o contexto linguístico, desconsiderando o objeto envolto na ação. A aprendizagemvai ser influenciada devido à relação emocional e pessoal que o estudante estabelece quando está jogando, ele vai aprender enquanto brinca. Como as atividades lúdicas integram e acionam as esferas motora, cognitiva e afetiva dos seres humanos, elas influenciam diretamente o processo de ensino/aprendizagem. (Cabrera & Salvi, 2005). Além disso, essas práticas contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades, aumentando a motivação dos alunos nas aulas de Química.Este trabalho objetiva apresentar a aplicação do jogo lúdico “Labirinto da Química”, desenvolvido pelos alunos do Curso de Licenciatura em Química do IF Sertão Pernambucano, Campus Petrolina-PE, para o ensino da química.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido durante as aulas de Química na Escola Estadual Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF), no município de Petrolina-PE, onde o púbico alvo foram duas turmas de 1º anos do Ensino Médio,cujo o quantitativo de alunos por turma eram 40. Foram necessárias duas aulas (50 min) para a realização das atividades durante a aplicação do jogo. Esta pesquisa está embasada em uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, o trabalho foi realizado em quatro etapas.Na primeira etapa foi utilizado um texto gerador, sobre o estado de agregação da matéria, abordando os respectivos conceitos, comparando os seus diferentes tipos e como estão relacionados ao cotidiano. Na segunda, ministrou-se uma aula expositiva sobre o tema trabalhado. Em seguida, realizou-se a terceira etapa na qual foi empregado uma paródia “ Xote da Matéria” composta por Carlos Alberto Pereira de Campos. Por fim, na quarta etapa foi aplicado o jogo lúdico Labirinto da Química. Os materiais utilizados para confeccionar o jogo foram: Caixa pequena, 2 Botões coloridos e o Labirinto feito em banner. Dividiu-se a turma em dois grupos para iniciar a dinâmica. O jogo possui as seguintes regras: Ao comando de uma música é passada uma caixa contendo perguntas referentes ao conteúdo, quando a música para de tocar, o aluno que está com a caixa retira uma pergunta e responde. Se a pergunta for respondida corretamente, o grupo terá direito a uma chave de acesso para percorrer o caminho. Quando a pergunta for respondida incorretamente, grupo ficará retido. O grupo que chegar primeiro no centro do Labirinto vence o jogo.

Resultado e discussão

Durante a execução do projeto, observou-se que 100% dos alunos da turma se envolveram nas atividades aplicadas. Inicialmente, foi aplicado o texto gerador onde os alunos leram e fizeram alguns comentários sobre o conteúdo que seria abordado. Na aula expositiva, foram discutidos temas científicos que estavam relacionados com o cotidiano dos estudantes. Este momento foi muito proveitoso, visto que, pode-se notar a participação dos alunos que passaram a expor suas opiniões, levando a um diálogo com diferentes pontos de vista e fazendo com que adquirissem novas informações.No momento da paródia, os alunos ficaram bastante entusiasmados, aprenderam com facilidade a música, o que ajudou na fixação do conteúdo. Foi de fundamental importância durante a aula, sendo uma rica ferramenta na aprendizagem e socialização dos discentes. Com aplicação do jogo notou-se que os alunos interagiram com os demais colegas pois à medida que se divertiram também aprenderam o conteúdo, despertando dessa forma o gosto em aprender o conteúdo. Assim, como afirma Cunha (2004),“Os jogos se caracterizam por dois elementos que apresentam: o prazer e o esforço espontâneo, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade e o trabalho em grupo.Esse jogo teve uma grande importância em mostrar aos alunos como compreender o conteúdo dos Estados de Agregação da Matéria de uma maneira mais divertida e interativa. Santana (2008) afirma que o “lúdico” utilizado no ensino da química e em outras disciplinas deve estar presente na compreensão do conteúdo aplicado em sala de aula sendo uma ferramenta de grande influência na aprendizagem.







Conclusões

Esta metodologia de ensino vem sendo bastante eficaz, pois demonstra excelentes resultados neste processo. Com a aplicação do jogo observou-se a evolução do aluno em assimilar o conteúdo explicado, a interação com os outros colegas, o desenvolvimento de seu conhecimento pessoal, possibilitando o mesmo a aprender de forma prazerosa, num contexto desvinculado da situação de aprendizagem formal. Com isto, pode-se afirmar que o jogo lúdico inserido no cotidiano escolar é muito importante, pois torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino-apreaprendizagem se os alunos estiverem envolvidos.

Agradecimentos

Ao If sertão pernambucano, PIBID e a CAPES.

Referências

CABRERA, W.B.; SALVI, R. A ludicidade no Ensino Médio: Aspirações de Pesquisa
numa perspectiva construtivista. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5. Atas , 2005.

CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.

Carlos Alberto Pereira de Campos. Xote da matéria. Publicado em 24/02/2014. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lGHrbmACXqs. Acessado em 05 de março de 2014.

SANTANA, E. M.A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos.In: SENEPT, 2008, Belo Horizonte. Anais... São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Física Programa de Pós-Graduação, 2008.

SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química.Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado, 2004).