Autores

Neves, M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS) ; Alves, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS) ; Wartha, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS)

Resumo

Para elaboração desta oficina temática utilizamos duas estratégias didáticas sendo elas a abordagem problematizadora e a experimentação investigativa. A abordagem problematizadora permite investigar a maneira como os estudantes pensam, sendo dividida em problematização inicial, organização do conhecimento e por fim a aplicação do conhecimento. A experimentação investigativa desperta nos alunos um pensamento crítico e reflexivo, tornando-os sujeito de sua aprendizagem. O desafio da oficina é propor uma questão problema: '' o que fazer com o óleo de cozinha usado?'', observar as concepções previas dos alunos, orientá-los na organização do conhecimento e com o auxílio da experimentação investigativa aplicar o conhecimento.

Palavras chaves

Abordagem problematizador; Experimentação investigat; Biodiesel

Introdução

Para que haja uma boa formação de professores é necessário que a leitura seja um aliado, alem de ser uma das atividades extremamente importante para a civilização, trás um enriquecimento pessoal. Foi proposto a leitura do educador e filosofo Paulo Freire onde propõe um relacionamento entre o educador, o aluno e a sociedade, onde o educador deve assumir uma postura revolucionaria, pois cabe a ele conscientizar as pessoas da ideologia opressora, assumindo o compromisso da libertação desta classe. A utilização da experimentação como estratégia didática há muito tempo vem sendo defendida em função de que esta, ao proporcionar maior interação contribuindo para uma melhor aprendizagem. Todavia, as propostas de experimentos presentes na maioria dos livros didáticos, historicamente apresentam "roteiros" que pouco contribuem para a aprendizagem dos alunos. Em contraposição aos roteiros, a experimentação investigativa, nos moldes em que estamos propondo, poderá despertar nos estudantes pensamento crítico e reflexivo, tornando-os sujeitos de sua aprendizagem. De acordo com isso usamos uma questão problema para que a partir da experimentação investigativa os alunos possam obter idéias e conceitos para criar possíveis soluções. O uso do óleo de cozinha vem trazendo para o mundo uma série de problemas, propomos aos alunos responder a seguinte questão: "o que fazer com o óleo de cozinha usado?" Uma das possíveis soluções dos alunos para esse problema é a produção de biodiesel. O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol( proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras). Ou seja, um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável.

Material e métodos

Para a produção do biodiesel caseiro obteve-se 2,5 g de hidróxido de sódio em balança analítica. Obteve-se 110 mL de etanol em uma proveta. Misturou-se o etanol com o hidróxido de sódio em um béquer. Misturou-se até a dissolução completa do hidróxido de sódio. Aqueceu-se o óleo até a temperatura aproximada de 45º verificando-se com o termômetro. Em recipiente com tampa (garrafa pet), juntou-se o óleo aquecido e a mistura de etanol e hidróxido de sódio com auxilio de um funil. Fechou-se o recipiente e misturou-se por alguns minutos (em meio tempo abriu-se para liberação de gases) depois de 10 a 15 minutos estará pronto o biodiesel.

Resultado e discussão

As escolas envolvidas a qual foi apresentada à oficina são: Colégio Estadual César Leite (10 alunos), Colégio Estadual Lourival Fontes (36 alunos), Colégio Estadual Emiliano Ribeiro (40 alunos). Colégio Estadual Eduardo Silveira (30 alunos) Colégio Estadual Nestor Carvalho (38 alunos). O relacionamento com os alunos se deu através de panfletos que foram elaborados na intenção de familiarizar o aluno com a pergunta problematizadora provocando antes de se iniciar a oficina temática uma possível solução do problema imposto no momento para o aluno. O professor da escola básica responsável pela turma solicita o agendamento de datas para aplicação da oficina que viesse a abordar a temática adotada para o desenvolvimento das atividades. Elaboramos um banner explicativo, sob a finalidade de apresentar a proposta a ser adotada durante a aplicação da oficina juntamente aos estudantes da Educação básica. Ao inicial a oficina apresenta-se aos alunos os materiais que seriam utilizados durante a oficina buscando relacionar alguns objetos do cotidiano. A pergunta problematizadora é exposta para os alunos buscando os conhecimentos prévios que os alunos possuem em sua maioria respondem soluções como produção de sabão ou biodiesel. Na organização do conhecimento surgem outras perguntas problematizadoras como o porquê do óleo não se mistura com a água? Orientando e familiarizando os alunos a se aproximarem do conhecimento cientifico e abandonarem concepções alternativas. Na aplicação do conhecimento temos o auxilio da experimentação investigativa que leva o aluno a criar modelos para explicar as misturas que ocorrem entre os reagentes para a produção do biodiesel. Com a produção do biodiesel foi proposto o estudo de qual seria a sua capacidade calorífica.

Conclusões

A análise das falas dos alunos revelou que a experimentação investigativa e problematizadora promovem a compreensão do conhecimento cientifico. Isso é o que Freire chama de conscientização, etapa indispensável à aprendizagem. Só é possível explicar um fenômeno a partir do momento em que este seja pessoalmente compreendido, a partir do momento em que a curiosidade seja despertada nos estudante.

Agradecimentos

Para elaboração desta oficina temática tivemos a colaboração do nosso orientador Edson Wartha, dos professores de química da Educação Básica e, acima de tudo, os estu

Referências

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