Autores

Salles, J. (UEMA) ; Sousa, B. (IFMA) ; Marques, I. (IFMA)

Resumo

Mediante a proposta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID), que tem como finalidade, características e objetivos próprios, tais como antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Que promove através dessa iniciativa uma articulação entre a educação superior e os sistemas estaduais, propiciando aos alunos bolsistas deste programa desenvolver estudos e investigações quanto às práticas favoráveis para o ensino.Diante desta perspectiva e mediante as dificuldades contemporâneas para o ensino, focando este trabalho na disciplina de química, buscou-se o desenvolvimento de um projeto que propiciasse uma proximidade dos alunos que estão terminando o ensino médio com o ensino cientifico através de práticas experimentais.

Palavras chaves

Experimentos; Química Orgânica; Aprendizagem

Introdução

Investigações quanto às práticas favoráveis para o ensino a partir da aplicação de métodos didáticos seguidos de investigação e análise dos resultados que favoreçam a compreensão dos conteúdos em sala de aula, possibilita a formação de professores pesquisadores em ensino de Química. Diante desta perspectiva e mediante as dificuldades contemporâneas para o ensino de acordo Chassot(1993) “ao se restringir o ensino a uma abordagem estritamente formal, acaba-se por não contemplar as várias possibilidades para tornar a Química mais “palpável” e perde-se a oportunidade de associá- la com avanços tecnológicos que afetam diretamente a sociedade.” A proposta aqui discutida, é enquadrada em uma das ferramentas que agrega um grande poder de adquirir e avaliar os conhecimentos, mas por si só não é suficiente para fornecer conhecimentos teóricos básicos, a prática laboratorial/experimental para gerar aproveitamento deve sempre ser precedida por uma aula teórica. A utilização da experimentoteca para a contextualização do ensino de química Orgânica propõe aos alunos a interação com a ciência de forma palpável, despertando o interesse em descobrir os conceitos que norteiam os fenômenos, tornando-os capazes de reconhecê-los no próprio dia a dia, através da característica que a prática permite de articulação dos conhecimentos prévios vistos em sala de aula com o ato científico.

Material e métodos

A utilização da experimentoteca para a contextualização do ensino de química Orgânica propõe uma proximidade dos alunos com a educação científica, tornando a disciplina de química propriamente dita, vista e desejada.O trabalho proposto se constituiu de pesquisa bibliográfica e experimental que seguiu métodos de abordagem indutiva, visto que aplicação dos experimentos mediante ao contexto escolar que propiciou a vivência e prática do exercício docente, sendo importante caracterizar quanto aos objetivos o caráter descritivo/explicativo adotado na pesquisa,um viés quanti-qualitativo decorre da análise realizada para a caracterização dos experimentos e sua aplicação o que confere os resultados e abordagem. Dividiu-se o processo de desenvolvimento do projeto em etapas: -Revisão bibliográfica; -Seleção dos experimentos que correspondem aos conteúdos do currículo escolar para o 3º ano do ensino médio; -Realização de uma aula expositiva de apresentação do projeto aos alunos; -Realização das práticas experimentais nos contra turnos do PIBID de acordo com a aula precedida em sala de aula pelo professor colaborador; A primeira etapa do trabalho dá-se de forma exploratória, tendo em vista a leitura de caráter selecionador dos experimentos iniciada com a revisão bibliográfica e seleção minuciosa de experimentos que se caracterizam com os conteúdos programáticos para o ensino de Química Orgânica no ensino médio. A segunda etapa do trabalho esteve pautada na aplicação do presente projeto realizado nas turmas do 3º ano do ensino médio, no Complexo Educacional Luzenir Mata Roma, no segundo semestre do ano de 2014, dentre os meses de agosto e setembro que buscou analisar os métodos favoráveis para o uso continuado e aplicação desta metodologia.

Resultado e discussão

A partir de revisões bibliográficas selecionou-se e caracterizou-se experimentos correspondentes aos conteúdos programáticos para o 3º ano do ensino médio; Visto o foco do projeto que pauta-se no desenvolvimento de práticas experimentais para a contextualização do ensino de Química Orgânica. A partir da seleção e classificação dos experimentos de acordo com os conteúdos programáticos para o ensino de Química Orgânica verifica-se de acordo com a Figura 1, que aproximadamente 50% dos experimentos analisados têm o assunto de Lipídios e Polímeros como área indicada. E a partir deste percentual escolheram-se práticas relacionadas ao conteúdo de polímeros para a realização dos experimentos com os alunos. A utilização de experimentos para a contextualização de assuntos como polímeros de adição na prática titulada como “Geleca” permitiu um entendimento de como as cadeias destes polímeros estão organizadas, além de instigar o processo investigativo dos alunos quanto a utilização dos materiais de laboratório, além de possibilitar a compreensão da mudança de consistência material de outros polímeros citados e estudados.

Caracterização dos Experimentos

Classificação dos experimentos de acordo com os conteúdos programáticos para o currículo do 3º ano do ensino médio.

Realização da experimentoteca

Alunos realizando prática titulada como “Geleca”.

Conclusões

A utilização do laboratório como estratégia de problematização dos conceitos químicos permitiu aos alunos e professores desenvolverem novas habilidades (criatividade, atitudes cooperativas). A experimentoteca surge com a possibilidade de fazer com que os alunos interajam com a ciência de forma científica, despertando o interesse em descobrir os conceitos que norteiam os fenômenos tornando-os capazes de reconhecê-los no próprio dia a dia. Tornando-se assim viável para o desenvolvimento continuado deste vinculo teórico-prático.

Agradecimentos

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência; Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão; Complexo Educacional Luzenir Mata Roma.

Referências

CHASSOT, A. I. (1993): Catalisando transformações na educação. Ijuí: Unijuí

Cruz, Roque, Experimentos de Química em Microescala/QUIMICA ORGÂNICA /Roque Cruz-1.ed-São Paulo:Scipione.1995.

Feltre,Ricardo,1928-Química/Ricardo Feltre-6.ed-São Paulo:Moderna,2004.

Mateus, Alfredo Luís Química na Cabeça/Alfredo Luís Mateus. - Belo Horizonte: Editora UFMG,2001.

SILVA, A. M. e BANDEIRA. J.A. A Importância em Relacionar a parte teórica das Aulas de Química com as Atividades Práticas que ocorrem no Cotidiano. In: IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA. Fortaleza. CD de Resumos do IV SIMPEQUI, 2006.
SILVA, A. M. e BANDEIRA. J.A. A Importância em Relacionar a parte teórica das Aulas de Química com as Atividades Práticas que ocorrem no Cotidiano. In: IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA. Fortaleza. CD de Resumos do IV SIMPEQUI, 2006.